Buscar

ESTRATÉGIAS DE LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Prévia do material em texto

ESTRATÉGIAS DE LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 
SILVA, Maria Claudiana da
LINHA DE PESQUISA 
Área: Cultura, linha de pesquisa e aprendizagem
Subárea: Prática docente
PROBLEMA 
Como promover o gosto pela leitura nas séries iniciais mantendo o interesse do educando?
HIPÓTESE
Cabe ao professor desenvolver atividades que despertem o interesse do educando pela leitura, aguçando a curiosidade dele através de diferentes portadores de texto: histórias em quadrinhos, panfletos, resenhas, etc.
JUSTIFICATIVA
Os pais e educadores são espelhos para os educandos, se eles não demonstrarem o prazer pela leitura, se eles não leem, eles não podem despertar neles nenhum interesse pelos livros.
Foi observado que as crianças cujos familiares têm o hábito de ler, possuem um gosto maior pela leitura, melhor desempenho na compreensão de textos vistos em sala de aula. Quando o aluno gosta de ler, demonstra um maior nível de compreensão nos trabalhos realizados, quer sejam resumos, questionários, etc. porque sabem direcionar os seus interesses e aprimorar sua capacidade de leitura.
Alunos do ensino fundamental precisam aproximar-se do mundo da leitura, tornando-se, assim, leitores ativos. Partindo desse pressuposto, desenvolveu-se o projeto Estratégias de leitura nas séries iniciais, cuja nascente se deu a partir da preocupação em modificar a realidade e o futuro do corpo discente. Porém, sabe-se que incentivar as crianças a gostarem de ler, é um desafio para os educadores. 
A relação entre educandos e leitura tem sido conflituosa. Com este projeto pretende-se analisar algumas propostas de trabalho de leitura, enfocando a necessidade de transformar os alunos em leitores críticos e assíduos. 
Durante o estudo o grupo discutirá teorias e práticas aplicadas ao ensino de leitura e compreensão de texto, dando ênfase ao uso das estratégias mais adequadas e do encaminhamento para a didatização do processo de despertar os professores para buscarem práticas mais eficientes, as quais motivarão as crianças a gostarem de ler. 
OBJETIVO GERAL
Analisar a adequação e eficiência de algumas atividades de leitura na formação de novos leitores.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
Apontar formas mais eficientes de motivar o aluno a ler;
Analisar algumas estratégias de leitura utilizadas em sala de aula, relacionando-as ao conhecimento prévio dos educandos;
Investigar as estratégias de aprendizagem espontâneas de alunos do ensino fundamental sobre leitura.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Pesquisas de diferentes órgãos nacionais como o SAEB e internacional (PISA), apontam a indigência dos níveis de leitura no Brasil, seja no que se refere à quantidade de livros lidos no período de um ano, seja na dificuldade de interpretação e compreensão de textos, seja na obsessiva procura de informação em forma facilitada via rádio, tv e internet, em detrimento da leitura de jornais e revistas, por exemplo. 
Essas pesquisas acima citadas detectaram que contingentes numerosos de pessoas que passaram pelo processo de escolarização e permaneceram sem atualização ou exercício de leitura e escrita evoluíram no conhecimento, mas perderam sua capacidade de ler, compreender e escrever, construindo a categoria se denomina hoje de analfabeto funcional, isto é, aquele que mal sabe redigir um bilhete ou entender um texto simples e curto, como uma frase.
Acredita-se assim como Vygostsky e os pedagogos contemporâneos a ele que a aprendizagem é construída na interação de sujeitos cooperativos que têm objetivos comuns, como é no caso, trata-se de aprender a gostar de ler (em que ler não é o equivalente a decifrar ou decodificar) a aprendizagem se dará nessa interação, consiste na leitura como compreensão.
Segundo Duke e Pearson (2002), são identificadas seis tipos de estratégias de leitura que as pesquisas têm sugerido, auxiliando no processo de compreensão a predição, pensar em voz alta, estrutura do texto, representação visual do texto, resumo e questionamento. 
Também é realizada uma discussão da leitura com expressão e comunicação do conteúdo, seguida de um resumo e de uma leitura do texto. Kopke (1997).
É importante lembrar que as estratégias de leitura também auxiliam no estudo, favorecendo a obtenção de um nível de compreensão melhor. Exigem participação ativa do leitor, podendo ser aplicadas a qualquer tipo de texto e em qualquer momento da leitura, com ou sem ajuda externa Oakhill e Garnham (1988).
Sandra Bozza, educadora diz:
“Ensinar a escrever partindo da consciência fonológica e do som é complicado, pois, para ela, nem toda letra representa o mesmo som. Ler é muito mais que um instrumento técnico. Ler é estabelecer relações, dar sentido, significados.”
A especialista, ainda esclarece que e preciso, sim, melhorar a leitura, mas que o problema não é da metodologia. 
“Na verdade, as metodologias que pregam o uso de textos reais foram mal aplicados no Brasil. Não há dúvidas de que são eficientes, mas há um despreparo do professor.”
O professor exerce um papel importante ao proporcionar a aprendizagem da leitura, apresentando modelos, técnicas e procedimentos 
METODOLOGIA
Este projeto foi elaborado a partir de uma revisão bibliográfica nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), o Google Acadêmico e livros com artigos originais que discutiram as estratégias de leitura, publicados entre 2000 a 2018 utilizando os seguintes descritores :estratégias de leitura, família, incentivo à leitura . 
A seleção dos artigos foi desenvolvida após a leitura do título e resumo, sendo incluídos aqueles que abordavam questões referentes ao objetivo deste artigo. Eles serão excluídos a partir dos artigos de revisão, os quais embora tratem do tem em discussão não apresentaram importância em relação ao tema em questão. 
CRONOGRAMA
	ESTRATÉGIAS DE LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 
	
	Mês
	Mês
	Mês
	Mês
	
	Período
10/02 à _29/__02
	Período
29/02 à 03/03_
	Período
04/03 à _30/03__
	Período
30/03 à 30/05_
	Pesquisa do tema do Projeto
	X
	
	
	
	Pesquisa bibliográfica
	X
	
	
	
	Elaboração do Projeto de Trabalho
	X
	
	
	
	Entrega/Aprovação do Projeto de Trabalho
	
	X
	X
	X
	Elaboração do Artigo Científico
	
	
	X
	X
	Produção do texto final
	
	
	
	X
	Conclusão X Entrega do texto final
	
	
	
	X
REFERÊNCIAS

Continue navegando