Buscar

BANNER FEMINICIDIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ana Karoline Peres Pereira1; Bárbara Cindy Borges de Melo2; Estefany Camille Silva Coelho da Costa3; Keuly Neres da Costa4; Maria Eduarda Ferreira Santos5; Turma:1001; Turno: Matutino;
Nome completo do Professor –orientador1; Wenderson Oliveira Nazare.
 
FEMINICÍDIO NO BRASIL
1. INTRODUÇÃO
Feminicídio é o termo usado para denominar assassinatos de mulheres cometidos em razão do gênero. Ou seja, quando a vítima é morta por ser mulher. No Brasil, a Lei do Feminicídio, de 2015, estabelece que, quando o homicídio é cometido contra uma mulher, a pena é maior. De acordo com o Mapa da Violência de 2015, último levantamento quantitativo nacional sobre o assunto, o Brasil é considerado o 5º país do mundo com maior número de feminicídios. 
2. METODOLOGIA
As causas do Feminicídio estão totalmente ligadas ao preconceito contra as mulheres. As discriminações e menosprezos com as condições femininas assumem variadas formas. As situações devem envolver violência doméstica e familiar, menosprezo ou discriminação à condição de mulher. São crimes motivados por ódio ou sentimento de perda do controle e da propriedade sobre as mulheres. Isso não indica, no entanto, que toda mulher assassinada é vítima de Feminicídio. O Feminicídio só é aceito caso as causas do assassinato seja exclusivamente por questões de gênero. Ou seja, quando uma mulher é morta simplesmente por ser mulher. A maioria dos assassinatos de mulheres são acometidos em uma relação íntima. Porém, essa recorrência não deve ser confundida como uma regra geral.
3. RESULTADOS ESPERADOS
Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, entre 2016 e 2018 foram mais de 3,2 mil mortes no país. Em 2019 foram 1.310 mulheres assassinadas apenas por serem mulheres, um crescimento de 7,2% em relação ao ano anterior. O anuário brasileiro de segurança pública de 2019 mostra que 88,8% dos autores eram companheiros ou ex-companheiros das vítimas. Em 2020 com o isolamento social, já ouve um aumento de 9% em relação ao ano passado.
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
O presente trabalho foi muito significativo, pois possibilitou ampliar o conhecimento sobre os índices alarmantes de feminicídio no Brasil. Meninas e mulheres são diariamente vítimas de violência baseada em gênero, dentro de casa e fora dela, muitas vezes por pessoas conhecidas e em circunstâncias ainda toleradas socialmente na cultura brasileira. A naturalização de comportamentos violentos e a precariedade dos dados disponíveis contribuem ainda mais para a invisibilização das vítimas. É muito importante fortalecer e investir em políticas de educação voltadas à equidade de gênero e na valorização da dignidade e dos direitos humanos das mulheres.
5. REFERÊNCIAS
Introdução: www.uol.com.br/universa/o-que-e-feminicidio-entenda-a-definicao-do-crime-que-mata-mulheres.
Metodologia: www.uol.com.br/o-que-e-feminicidio-entenda-a-definicao-do-crime-que-mata-mulheres
Resultados Esperados: www1.folha.uol.com.br/opiniao/educacao-para-uma-cultura-de-paz.shtml

Outros materiais