Buscar

GD DISLIPIDEMIAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

2 º GD DE BIOQUÍMICA CLÍNICA – DISLIPIDEMIA
NOMES:
1) Uma mulher de 38 anos de idade assintomática, com xantomas de tendão, foi examinada em uma clínica para saúde da mulher e o médico solicitou a dosagem do colesterol total. O resultado dessa dosagem foi 380 mg/dL. Essa mulher provavelmente é portadora de qual tipo de dislipidemia? Como você chegou nessa conclusão?
Com base na analise clinica e provável que essa paciente tenha Dislipidemia do tipo II A (que e o aumento de LDL), e uma dislipidemia primaria que e genética. Foi a partir do diagnostico clinico xantomas de tendão, mais a idade precoce da paciente, pensar neste diagnostico.
No diagnostico laboratorial podemos pensar que se o colesterol total esta elevado o LDL também estará elevado, levando ao medico a pedir a dosagem de LDL, que seria calculado pela Formula de Friedwald (LDL= colesterol total – HDL – VLDL (Tg/5)).
Outro possível exame a ser feito e o teste de Fredrickson que consiste em centrifugar o sangue, após a centrifugação separar o soro e guarda-lo na geladeira em temperatura de 4°C por 12 horas. O resultado que será obtido e de um soro transparente de cor laranja (isso ocorre, pois o LDL transporta caroteno que e um composto de cor laranja). 
2) Um paciente é portador de hipertrigliceridemia. Como descobrir qual o tipo de dislipidemia que ele é portador? Explicar. 
Para realizar a descoberta pode ser realizado o exame de dosar as lipoproteínas VLDL e Quilomicrons, mas para realizar o VLDL o triglicerídeos tem que estar menor que 400 mg/dL e os Quilomicrons não teria como ser feito pois e muito pouco denso (por transportar gorduras) o que impede que os exames sejam realizados.
Outro método que pode ser realizado e o de Classificação de Fredrickson que consiste em centrifugar o sangue, após a centrifugação separar o soro e guarda-lo na geladeira em temperatura de 4°C por 12 horas, o resultado que será obtido e de um soro turvo com sobrenadante cremoso.
Com isso pode-se pensar que esse paciente pode ter uma dislipidemia do tipo I, IV ou V.
3) Uma criança de 3 anos tem pai que apresenta marcada hipercolesterolemia, mas sua mãe não apresenta distúrbios no seu perfil lipídico. Esta criança fez exame de sangue e apresentou os seguintes resultados: 
Colesterol total = 420mg/dl (VR170 mg/dl)
HDL c = 45 mg/dl (VR40)
LDL = 352md/dl ( VR110mg/dl)
TG =100mg/dl (VR110mg/dl)
Analisando os dados do caso acima responda:
a) Como é classificada esta dislipidemia (Classificação de Fredrickson)?
Como você chegou a essa conclusão?
segundo a classificação de Fredrickson a criança tem dislipidemia tipo II a, que tem causa genetica (podemos identificar essa causa pelo fato de que o pai apresenta distúrbio de hipercoleterolemia). O teste consiste em centrifugar o sangue, após a centrifugação separar o soro e guarda-lo na geladeira em temperatura de 4°C por 12 horas. O resultado que será obtido e de um soro transparente de cor laranja (isso ocorre, pois o LDL transporta caroteno que e um composto de cor laranja). Também e realizado o estudo dos resultados clínicos apresentados. 
 
b) Qual ou quais podem ser as causas de níveis tão elevados de LDLc nessa criança?
As causas são genéticas podendo ser:
· Diminuição dos receptores nos tecidos das células extra hepática;
· Diminuição da ApoB100, que esta na superfície do LDL.
4) Um homem de 34 anos vem ao laboratório assintomático, mas com colesterol de 265 mg/dl e triglicérideos de 1363mg/dl. Seu soro é turvo, com sobrenadante cremoso e branco. Qual ou quais lipoproteínas estão aumentadas nesse paciente? Explicar sua resposta. Qual o risco associado com altas concentrações de triglicérideos? Justificar
Neste caso as lipoproteínas que estão aumentadas são VLDL, Quilomicrons e LDL (por causa do aumento do colesterol). VLDL e quilomicrons aumentado mais o resultado clinico de um soro turvo com sobrenadante cremoso e branco indica que a paciente tem dislipidemia tipo V.
Os riscos associados há essas altas concentrações e de o paciente ter pancreatite, o que levaria esse paciente a desenvolver diabetes pelo mau funcionamento do pâncreas. Outro risco seria esse paciente ter uma esteatose hepática, que poderia levar a uma cirrose, gerando seguidamente uma hepatomegalia. O paciente apresentaria dor abdominal. 
5) Uma jovem de 32 anos de idade sofreu um infarto agudo do miocárdio. Ao dar entrada no CTI foi coletada uma amostra do seu sangue e a dosagem do colesterol total foi 420mg/dl. A dosagem dos triglicérideos estava normal, mas o LDL colesterol estava bastante aumentado. A angiografia revelou severa ateroesclerose nas três coronárias. O pai dessa jovem e três das suas cinco irmãs também estava com o colesterol bastante elevado. Pergunta-se: qual deve ser a causa desta hipercolesterolemia? Explicar sua resposta
A causa e genética, isso se justifica pelo fato de familiares terem os mesmos problemas de saúde que ela, e pelo fato que o LDL estar aumentado mostra que tem uma deficiência genética podendo haver:
· Diminuição dos receptores nos tecidos das células extra-hepática;
· Diminuição da Apob100, que esta na superfície do LDL.
Sobre a Ateroesclerose a LDL pequena e densa deposita na parede do endotélio – LDL e oxidado – radical livre – macrófagos – placa de ateroma – ateroesclerose.

Continue navegando