Buscar

Dir. Processual do Trabalho I - Caso 9 feito + jurisprudência e doutrina

Prévia do material em texto

Direito Processual Trabalhista I
Caso concreto 9
Questão Discursiva:
R: No presente caso o magistrado se encontra equivocado por entender aplicável o antigo entendimento contido na súmula 377 do TST. Contudo a presente ação foi movida em 10 de março do corrente ano aplicando-se assim a atual redação do artigo 843 §3ª CLT, combinando com art. 12 caput e § 1ª da instrução normativa 41 de 2018 podendo assim o preposto não ser empregado.
Questão Objetiva:
R: Letra (D) – Exceto para a Previdência Social, que poderá interpor o recurso ordinário, por meio da União, quanto ás contribuições que lhe forem devidas, se a demanda estiver na fase de conhecimento.
Jurisprudência a respeito da Audiência Trabalhista:
(TRT-6 – RO: 000075635201850600018, Data de Julgamento 21/08/2019, Primeiro Turma)
RECURSO ORDINÁRIO PATRONAL. AUSÊNCIA DO RECLAMANTE EM AUDIÊNCIA. RECLAMAÇÃO TRABALHISTA ARQUIVADA. HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS. INDEVIDOS. A presente reclamação trabalhista foi ajuizada após a entrada em vigor da Lei nº 13.467/2017, de modo que são perfeitamente aplicáveis à hipótese as regras processuais trazidas pela Reforma Trabalhista, inclusive no tocante ao pagamento de honorários advocatícios por ambas as partes em caso de sucumbência recíproca, conforme disposto no art. 791-A da CLT.Entretanto, nos casos de arquivamento da reclamação trabalhista, a Consolidação das Leis do Trabalho não prevê pagamento de honorários advocatícios sucumbenciais, pelo que não há que se falar de aplicação do CPC. Recurso a que se nega provimento. (Processo: ROT - 0000756-35.2018.5.06.0018, Redator: Maria do Socorro Silva Emerenciano, Data de julgamento: 21/08/2019, Primeira Turma, Data da assinatura: 26/08/2019)
Doutrina a respeito de Audiência Trabalhista:
Carlos Henrique Bezerra Leita diz que:
Em linguagem simples, podemos dizer que a audiência é o lugar e o momento em que os juízes ouvem as partes. Também significa sessão marcada ou determinada pelo juiz, à qual as partes deverão comparecer. Na audiência serão produzidos diversos atos processuais.”
No mesmo sentido, Mauro Schiavi afirma que:
A audiência trabalhista é um ato formal, solene, que conta com o comparecimento das partes, advogados funcionários da Justiça e do Juiz do Trabalho, em que são realizadas as tentativas de conciliação, o reclamado poderá apresentar sua resposta, se ouvem as partes e testemunhas e se profere a decisão.”

Continue navegando