Buscar

RESENHA CRITICA DESENVOLVENDO A CARREIRA HEWLLET-PACKARD: CULTURA EM TEMPOS DE MUDANÇAS

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM LIDERANÇA E COACHING
Resenha Crítica de Caso 
Nome do aluno (a)
Liana Medeiros M. T. de Andrade
Trabalho da disciplina desenvolvendo a carreira
 Tutor: Prof. MARA CLAUDIA ALVES BRAILE
Rio de Janeiro
2020
TÍTULO: HEWLLET-PACKARD: CULTURA EM TEMPOS DE MUDANÇAS
Referência: 
BEER, Michael. 
KHURANA, Rakesh
WEBER, James
Hewllet-Packard: Cultura em tempos de mudanças. Harvard Business School, janeiro 2005. Disponível na biblioteca estácio. Acesso em: 29/03/2020.
Uma aquisição que criou contenda, a fusão de duas empresas no ramo da informática; liderada pela nova Ceo da HP Carly Fiorina, líder carismática porém enérgica em suas decisões, que impactou e modificou toda uma estrutura e modelagem tradicional nessa empresa, gerou críticas e até perseguições mediante a sua autoridade e vontade de mudanças. Então, seria a fusão da Compaq computer e HP uma saída inteligente para a expansão no ramo e estaria ela no caminho certo para um futuro prestígio? 
A HP , fundada em 1939 por dois amigos Bill Hewlett e Dave Packard, foi criada com um estilo de liderança liberal que se adequava bem a época, tais como: modo descentralizado, trabalho em equipe, gestão de portas abertas, pleno emprego, práticas salariais igualitárias e horário de trabalho flexível. Seus colaboradores trabalhavam sumariamente em um único nicho onde seus maiores compradores eram engenheiros e pessoas da área de tecnologia, até que a HP decidiu expandir seus negócios para também uso doméstico querendo com isso ganhar mercado, porém essa tentativa fez com que a empresa enfrentasse dificuldades na área de computadores, já que os mesmos exigiam grandes investimentos, mesmo assim em 1990 ela era uma das principais empresas de tecnologia do mundo, ficando líder de mercado nesse ramo. Em uma das suas atividades, que era a fabricação de impressoras , teve crescimento exponencial , bem como a venda de cartuchos, tintas e afins, o que também gerou reclamações, já que a venda de impressoras com baixo custo ia contra a crença dos fundadores em inovação e tecnologia de ponta, mas no geral só a deixava atrás da IBM e Compaq. 
Com a entrada da DELL no mercado, uma venda totalmente on-line o que gerava baixo custo para a empresa, diferente das demais que tinham loja física e com isso grandes custos, as demais empresas desse ramo começaram a declinar suas vendas e a HP teve uma queda de 19%, com a estagnação em vendas de PC’s, o Ceo da época Lew Platt discutiu junto a sua equipe de executivos os problemas que viriam a enfrentar, sabendo que a concorrência havia implementado serviços junto as suas vendas e com o crescimento da internet, o que não estava bom ficou pior com a crise econômica asiática, já que parte dos insumos eram fabricados lá. Isso fez com que as demissões de Ceos começasse, já que não havia crescimento, e sucessivas mudanças foram efetivadas, afinal Platt também não conseguia chegar a um consenso estratégico junto aos demais líderes de cada unidade que discordavam se suas ideias seriam o melhor caminho para empresa.
Algumas lideranças depois eles decidem buscar um CEO inovador, que teria a garra para mudar os rumos do negócio, alguém de fora desse ramo para oxigenar a empresa. Optam por Carly Fiorina, que ficou muito conhecida após sair na revista FORTUNE, pois tinha uma carreira em ascendência e era vista como uma mulher poderosa, inabalável e de fibra. E realmente, Fiorina tinha atributos de uma líder nata, como autoeficácia, autodeterminação, automotivação, afinal a liderança começa em si mesmo, e um dos atributos que mais gosto; inovação. Ela foi incansável para entender a empresa, estudou sobre, dialogou com funcionários, conheceu as filiais , pesquisou a concorrência, e mudou o que já era obsoleto, por exemplo, uma mudança significativa foi de salário igualitário para remuneração atrelada ao desempenho (salário por comissões), tendo em vista que isso concomitante ao treinamento laboral, aumentava a produtividade. E mais, foi corajosa ao anunciar a fusão da Compaq com a HP, mesmo o filho do co-fundador Packard sendo totalmente contra, mesmo sendo criticada por muitos, Fiorina inovou no seu tempo com essa mudança organizacional radical pois a ideia era de que no que uma era fraca a outra era forte e assim essas empresas se complementariam.
Para acompanhar a tendência do setor, Fiorina fez muitas mudanças estratégicas com novas propostas atreladas ao marketing e vendas e conseguiu com essa fusão avanços tecnológicos e liderança na armazenagem de dados para uso empresarial, além de reduzir os custos anuais de US$ 3,5 bilhões com a eliminação de 20 mil empregos. 
E o que essa nova liderança trouxe além das mudanças? A empresa adquiriu grandes contratos de terceirização, graças a fusão, e nesse mesmo período ocupou a terceira posição como a maior prestadora de serviços, em impressoras e sistema de imagens manteve a sua liderança nata, porém em sistemas empresariais e computadores funcionais, afinal, em meados de 2002 a Dell superou em PC’s e em 2003 a ultrapassara em servidores, o desempenho financeiro em 2002 foi bastante confuso e eles perderam dinheiro devido a uma recessão no setor. 
Mas em um todo, analisando as singularidades do momento, acredito que o melhor para a HP foi essa inovação, as mudanças na forma de salário, os insights de marketing que Fiorina teve, foram o que sustentaram de fato a empresa na época da recessão, acredito que a liderança motivacional, impulsionou muito para frente a Hp , e sem esse dinamismo, garra e competência, a crença de que seria capaz, nada disso teria acontecido, os números mostram crescimentos no ano em que tomou as rédeas da empresa, antes dos acontecimentos externos. Gerenciar a si mesmo é a primeira liderança, e isso a Fiorina tinha de sobra. 
“Tem Poder quem age.” (Paulo Vieira)

Continue navegando