Buscar

OAB - Direito Empresarial - aula 1 - Empresa e empresário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

OAB
Direito Empresarial
Aula 1
Empresa e empresário
Teoria dos atos de comercio
Teoria da empresa – código civil 2002
Conceito de empresário: empresário é a pessoa (física ou jurídica) que exerce de forma profissional atividade econômica (empresa) para a produção ou circulação de bens ou serviços. Salienta-se que a característica do empresário, independentemente da existe do registro. Art. 966, do C.C
Em regra, não precisa ter registro.
Art. 966. Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
Parágrafo único. Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa.
Salienta-se que o exercente de atividade rural com as características indicadas, somente será empresário se houver registro (art. 971, CC)
No caso de a atividade (empresa) ser exercida por pessoa física, tem-se o empresário individual. Sendo pessoa jurídica, fala-se em sociedade empresaria ou EIRELI (Empresa individual de responsabilidade limitada). 
Art. 971. O empresário, cuja atividade rural constitua sua principal profissão, pode, observadas as formalidades de que tratam o art. 968 e seus parágrafos, requerer inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, caso em que, depois de inscrito, ficará equiparado, para todos os efeitos, ao empresário sujeito a registro.
Excluído do conceito de empresários: O parágrafo único do art. 966 do Código Civil deixa claro que aquele que desenvolve atividade (profissão) intelectual de natureza cientifica, literária ou artística, não será considerado empresário. Salienta-se que esta exclusão do conceito de empresário persiste, ainda que a atividade seja desenvolvida com o concurso de auxiliares ou colaboradores: “Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa”. 
Se a atividade intelectual aqui mencionada constituída em elemento de empresa, haverá caráter empresarial. 
Capacidade de ser empresário individual: poderá ser empresário a pessoa que esteja em pleno gozo da capacidade civil e não seja legalmente impedida (art. 972, CC)>
Além dos incapazes, o código civil deixa claro que os impedidos por força de lei não podem ser empresários individuais (ex: magistrado, membro do MP, militar, servido publico federal). 
Como dito, a incapacidade civil impede o exercício da atividade empresarial, porém a lei excepciona tal situação e permite o exercício da empresa pelo incapaz, desde que respeitados alguns requisitos constantes no art. 974, do Código Civil:
I – Continuação de atividade empresarial (exercida por seus pais ou pelo autor da herança ou exercida por ele mesmo enquanto era capaz). 
II - Autorização judicial (o juiz ao conceder esta autorização fará constar no alvará a informação de que não ficam sujeitos ao resultado da empresa os bens que o incapaz já possuía, ao tempo da sucessão ou da interdição, desde que estranho ao acervo daquela).
III – Assistência (no caso da incapacidade relativa) ou representação (no caso de incapacidade absoluta). Se o representante ou assistente do incapaz for pessoa legalmente impedida de exercer atividade de empresário, nomeará com a aprovação do juiz um ou mais gerentes. 
Os incapazes e as sociedades empresárias: não há impedimento na lei para que o incapaz figure como sócio de sociedade empresaria, sendo necessário apenas o atendimento cumulativo de alguns requisitos previsto no § 3° do art. 974, do Código Civil:
i. O incapaz devera estar assistido (relativamente incapaz); ou representado (absolutamente incapaz);
ii. O capital social deverá ser totalmente integralizado.
iii. O incapaz não poderá exercer a administração (gestão) da sociedade
Os empresários legalmente impedidos: caso exerçam a atividade responderão pelas obrigações contraídas (art. 973, do Código Civil)
Observações importantes sobre o empresário caso:
1. Os cônjuges não podem ser sócios entre si se forem casados no regime da comunhão universal de bens ou da separação obrigatória de bens. Apenas comunhão parcial de bens
2. O empresário caso (independente do regime de bens) poderá alienar os bens empresariais (aqueles utilizados para o exercício da atividade) ou grava-los de ônus real (ex: hipoteca) sem necessidade de anuência do cônjuge.
3. O empresário que se casar, divorciar-se ou restabelece sociedade conjugal devera averbar tais modificações no registro de empresário. 
Art. 972. Podem exercer a atividade de empresário os que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e não forem legalmente impedidos.
Art. 973. A pessoa legalmente impedida de exercer atividade própria de empresário, se a exercer, responderá pelas obrigações contraídas.
Art. 974. Poderá o incapaz, por meio de representante ou devidamente assistido, continuar a empresa antes exercida por ele enquanto capaz, por seus pais ou pelo autor de herança.
§ 1o Nos casos deste artigo, precederá autorização judicial, após exame das circunstâncias e dos riscos da empresa, bem como da conveniência em continuá-la, podendo a autorização ser revogada pelo juiz, ouvidos os pais, tutores ou representantes legais do menor ou do interdito, sem prejuízo dos direitos adquiridos por terceiros.
§ 2o Não ficam sujeitos ao resultado da empresa os bens que o incapaz já possuía, ao tempo da sucessão ou da interdição, desde que estranhos ao acervo daquela, devendo tais fatos constar do alvará que conceder a autorização.
§ 3o  O Registro Público de Empresas Mercantis a cargo das Juntas Comerciais deverá registrar contratos ou alterações contratuais de sociedade que envolva sócio incapaz, desde que atendidos, de forma conjunta, os seguintes pressupostos:                    (Incluído pela Lei nº 12.399, de 2011)
I – o sócio incapaz não pode exercer a administração da sociedade;                    (Incluído pela Lei nº 12.399, de 2011)
II – o capital social deve ser totalmente integralizado;                    (Incluído pela Lei nº 12.399, de 2011)
III – o sócio relativamente incapaz deve ser assistido e o absolutamente incapaz deve ser representado por seus representantes legais.                    (Incluído pela Lei nº 12.399, de 2011)
Art. 975. Se o representante ou assistente do incapaz for pessoa que, por disposição de lei, não puder exercer atividade de empresário, nomeará, com a aprovação do juiz, um ou mais gerentes.
Art. 977. Faculta-se aos cônjuges contratar sociedade, entre si ou com terceiros, desde que não tenham casado no regime da comunhão universal de bens, ou no da separação obrigatória.
Art. 978. O empresário casado pode, sem necessidade de outorga conjugal, qualquer que seja o regime de bens, alienar os imóveis que integrem o patrimônio da empresa ou gravá-los de ônus real. 
OAB
 
Direito Empresarial
 
Aula 1
 
Empresa e
 
empresário
 
Teoria dos atos de comercio
 
Teoria da empresa 
–
 
código 
civil 2002
 
Conceito de 
empresário
:
 
empresário
 
é a pessoa
 
(física ou 
jurídica
)
 
que exerce de forma profissional 
atividade 
econômica
 
(empresa)
 
para a produção ou c
irculação de bens ou serviços. Salienta
-
se que 
a 
característica
 
do 
empresário
,
 
independentemente da existe do registro. 
A
rt.
 
966, do C.C
 
Em regra, 
não
 
precisa ter registro.
 
Art. 966. Considera
-
se empresário quem exerce profissionalmente atividade 
econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
 
Parágrafo único. Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, 
de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou 
colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa.
 
Salienta
-
se que o exercente de atividade 
ruralcom as 
características
 
indicadas, somente será 
empresário
 
se houver registro (art. 971, CC)
 
No caso de a atividade (empresa) ser exercida por p
essoa 
física
,
 
tem
-
se o 
empresário
 
individual. 
Sendo pessoa 
jurídica
,
 
fala
-
se em sociedade empresaria ou EIRELI (Empresa individual de 
responsabilidade
 
limitada). 
 
Art. 971. O empresário, cuja atividade rural constitua sua principal profissão, pode, 
observadas as formalidades de que tratam o
 
art. 968
 
e seus parágrafos, requerer 
insc
rição no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, caso em 
que, depois de inscrito, ficará equiparado, para todos os efeitos, ao empresário 
sujeito a registro
.
 
Excluído
 
do conceito de empresários
: 
O parágrafo 
único
 
do art. 966 do Código Civil deixa claro que 
aquele que desenvolve atividade (profissão) intelectual de
 
natureza cientifica, 
literária
 
ou 
artística
,
 
não
 
será
 
considerado empresário. Salienta
-
se que esta 
exclusão
 
do conceito de 
empresário
 
persiste, ainda 
que a atividade seja desenvolvida com o concurso de auxiliares ou 
colaboradores
: 
“
Não se considera 
empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o 
concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão
 
constituir elemento de 
empresa
”.
 
 
Se a ati
vidade intelectual aqui mencionada 
constituída
 
em elemento de empresa, 
haverá
 
caráter
 
empresarial. 
 
Capacidade de ser 
empresário
 
individual: poderá ser 
empresário
 
a pessoa que esteja em pleno gozo 
da capacidade civil e 
não
 
seja legalmente impedida (art. 972, CC)>
 
Além dos incapazes, o 
código
 
civil deixa claro que os impedidos por força de lei 
não
 
podem ser 
empresários
 
individuais (ex: magistrado, membro do MP, militar, servido publico federal). 
 
OAB 
Direito Empresarial 
Aula 1 
Empresa e empresário 
Teoria dos atos de comercio 
Teoria da empresa – código civil 2002 
Conceito de empresário: empresário é a pessoa (física ou jurídica) que exerce de forma profissional 
atividade econômica (empresa) para a produção ou circulação de bens ou serviços. Salienta-se que 
a característica do empresário, independentemente da existe do registro. Art. 966, do C.C 
Em regra, não precisa ter registro. 
Art. 966. Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade 
econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços. 
Parágrafo único. Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, 
de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou 
colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa. 
Salienta-se que o exercente de atividade rural com as características indicadas, somente será 
empresário se houver registro (art. 971, CC) 
No caso de a atividade (empresa) ser exercida por pessoa física, tem-se o empresário individual. 
Sendo pessoa jurídica, fala-se em sociedade empresaria ou EIRELI (Empresa individual de 
responsabilidade limitada). 
Art. 971. O empresário, cuja atividade rural constitua sua principal profissão, pode, 
observadas as formalidades de que tratam o art. 968 e seus parágrafos, requerer 
inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, caso em 
que, depois de inscrito, ficará equiparado, para todos os efeitos, ao empresário 
sujeito a registro. 
Excluído do conceito de empresários: O parágrafo único do art. 966 do Código Civil deixa claro que 
aquele que desenvolve atividade (profissão) intelectual de natureza cientifica, literária ou artística, não 
será considerado empresário. Salienta-se que esta exclusão do conceito de empresário persiste, ainda 
que a atividade seja desenvolvida com o concurso de auxiliares ou colaboradores: “Não se considera 
empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o 
concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de 
empresa”. 
Se a atividade intelectual aqui mencionada constituída em elemento de empresa, haverá caráter 
empresarial. 
Capacidade de ser empresário individual: poderá ser empresário a pessoa que esteja em pleno gozo 
da capacidade civil e não seja legalmente impedida (art. 972, CC)> 
Além dos incapazes, o código civil deixa claro que os impedidos por força de lei não podem ser 
empresários individuais (ex: magistrado, membro do MP, militar, servido publico federal).

Outros materiais