Buscar

ENSINO CLÍNICO EM CIRURGIA TEÓRIC1

Prévia do material em texto

ENSINO CLÍNICO EM CIRURGIA TEÓRICO   
	Aluno(a
	
	Acertos: 1,8 de 2,0
	28/02/2020
		1
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Considerando os conhecimentos que o enfermeiro deve possuir em relação à assistência ao paciente cirúrgico, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmativas a seguir. ( ) A separação das bordas da ferida previamente suturada é caracterizada evisceração. ( ) A degermação refere-se à remoção do maior número possível de microrganismos transitórios patogênicos, ou não, da pele. ( ) A secção dos tecidos por meio da dissolução da estrutura molecular das células é definida como dissecção. ( ) A hemostasia é o tempo cirúrgico que tem por finalidade coibir ou impedir a hemorragia sem causar traumatismo aos tecidos e sem causar infecções, podendo-se utilizar a pinça Kelly. ( ) A eletrocoagulação é a oclusão dos vasos sanguíneos por meio da solidificação das substâncias ou retração de tecidos. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
		
	
	V, F, V, F, F.
	
	F, F, V, F, V.
	
	F, V, V, V, F.
	
	V, V, F, V, F.
	 
	F, V, F, V, V.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,2
	
	Uma cirurgia pode ser realizada por uma série de razões, como diagnóstica, paliativa, curativa ou de reparação. Quanto à categoria de cirurgia com base na urgência, a cirurgia pode ser classificada em:
		
	 
	emergência, eletiva.
	
	ambulatorial eletiva, hospitalar.
	
	ambulatorial, hospitalar de urgência.
	
	ambulatorial eletiva, hospitalar de urgência.
	 
	emergência, urgência, requerida, eletiva, opcional.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	O paciente PRL, 45 anos submeteu-se a uma pneumectomia parcial D. e permanece com presença de dreno subaquático com drenagem de secreção sanguinolenta. Quanto à classificação cirúrgica deste paciente pelo potencial de contaminação ele será classificado como: (Cespe, 2010*)
		
	 
	Cirurgia potencialmente contaminada do início ao final.
	
	Cirurgia potencialmente contaminada no início e contaminada no término pela presença do dreno.
	
	Cirurgia limpa inicialmente e no término potencialmente contaminada pela presença do dreno.
	
	Cirurgia limpa do início ao final desde que o dreno seja retirado até 24 horas pós-operatória.
	
	Cirurgia limpa do início ao final.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	O Centro Cirúrgico é considerado pelas Portarias nº 1884/94 e 930/92 e pela RDC 307/2002 como área crítica, ou seja, ambiente em que existe risco aumentado de transmissão de infecção, devido aos procedimentos realizados. Classifica-se como área semi-restrita, irrestrita e restrita, RESPECTIVAMENTE, as seguintes áreas do centro cirúrgico.
		
	 
	Sala de guarda de equipamentos, vestiário, sala operatória.
	
	Expurgo, sala de operação, área de escovação.
	
	Sala de recuperação anestésica, expurgo, central de material e esterilização.
	
	Corredor interno, sala de preparo de material, corredor de entrada.
	
	Vestiário, corredor de entrada, expurgo.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Sobre os aspectos históricos da cirurgia marque o item correto.
		
	
	A história da cirurgia evoluiu com a descoberta da anestesia em 1846, pois os procedimentos foram se tornando mais audaciosos.
	
	A enfermagem se fez presente desde a primeiras intervenções cirúrgicas do século IX
	
	Durante a pré-história os atos médicos e cirúrgicos (trepanações) eram feitos por exímios cirurgiões. A trepanação é a primeira operação conhecida.
	 
	No inicio do século XIX tivemos um avanço tecnológico e a cirurgia passou de técnicas manuais a computadores e robótica.
	
	As atividades da enfermagem do século XXI incluem restrição e cuidados ao paciente, bem como limpeza e manutenção do ambiente.
	
		6
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Constitui um cuidado pré-operatório imediato
		
	
	realizar prescrições especiais, relacionadas ao tipo e à gravidade da cirurgia, como transfusão de sangue.
	
	instruir o cliente no exato momento em que estiver receptivo quanto às sensações que experimentará durante essa fase.
	
	dar banho de aspersão e lavagem do couro cabeludo, a fim de tornar a pele livre de microrganismos.
	 
	verificar os sinais vitais do paciente e registrá-los no respectivo prontuário.
	
	suspender ingestão oral, conforme a cirurgia a ser realizada.
	
		7
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Segundo o Ministério da Saúde a Sala de Recuperação Anestésica é um elemento onde se concentram os pacientes agressos da sala de operação, para receberem os cuidados pós-anestésicos e/ou pós-operatórios imediatos. A qual tem como objetivo concentrar recursos humanos e materiais para prevenir e detectar precocemente riscos e complicações em pacientes no período pós-operatório imediato, decorrentes do ato anestésico cirúrgico. Assim é INCORRETO afirmar que:
		
	
	Nos dias de hoje, está preconizado que a S.R.P.A. deve estar instalada dentro do centro cirúrgico
	
	A assistência de Enfermagem na S.R.P.A. está sob a responsabilidade das equipes de enfermagem e médica. Sendo que a equipe de enfermagem é composta por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, e a equipe médica composta pelo anestesista.
	
	O tempo de permanência nesta sala, varia em média, de uma a seis horas, de acordo com o tipo de anestesia, de anestésico, de cirurgia e do quadro do paciente.
	
	A S.R.P.A. tem por finalidade oferecer suporte ao paciente na fase da recuperação de anestesia, até que os reflexos protetores estejam presentes, os sinais vitais voltem a normalidade e seja recuperada a consciência;
	 
	É procedimento da S.R.P.A. aferir sinais vitais a cada 3 minutos na primeira hora e a cada 3 horas, nas horas subseqüentes até o momento da alta anestésica. Manter observação constante do estado geral do ambiente. Zelar pela segurança e privacidade do ambiente. Conferir a documentação do paciente: prontuário, papeleta, raio x e outros, é responsabilidade do maqueiro.
	
		8
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	QUAIS OS PROFISSIONAIS QUE MAIS ATUAM NO CENTRO CIRÚRGICO? ASSINALE A ALTERNATIVA VERDADEIRA:
		
	
	MÉDICOS CIRURGIÕES (ASSISTENTE), MÉDICOS ANESTESIOLOGISTAS E EQUIPE DE ENFERMAGEM (ENFERMEIRO, INSTRUMENTADOR CIRÚRGICO, TÉCNICO E AUXILIAR DE ENFERMAGEM)
	
	MÉDICOS CIRURGIÕES (TITULAR E ASSISTENTE), MÉDICOS ANESTESIOLOGISTAS OU NÃO E EQUIPE DE ENFERMAGEM (ENFERMEIRO, INSTRUMENTADOR CIRÚRGICO, TÉCNICO E AUXILIAR DE ENFERMAGEM)
	
	MÉDICOS CIRURGIÕES (TITULAR E ASSISTENTE), E EQUIPE DE ENFERMAGEM (ENFERMEIRO, INSTRUMENTADOR CIRÚRGICO, TÉCNICO E AUXILIAR DE ENFERMAGEM)
	 
	MÉDICOS CIRURGIÕES (TITULAR E ASSISTENTE), MÉDICOS ANESTESIOLOGISTAS E EQUIPE DE ENFERMAGEM (ENFERMEIRO, INSTRUMENTADOR CIRÚRGICO, TÉCNICO E AUXILIAR DE ENFERMAGEM)
	
	NDA.
	
		9
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Sobre o Instrumentador Cirúrgico, identifique a alternativa verdadeira:
		
	
	Não é de responsabilidade do instrumentador cirúrgico, conferir o instrumental após o uso.
	
	NDA.
	
	Não é necessário contar o número de instrumental no início da cirurgia, já que no final do procedimento cirúrgico a contagem é necessária.
	
	A instrumentação cirúrgica é reconhecida no Brasil como uma profissão.
	 
	A instrumentação cirúrgica não é reconhecida no Brasil como uma profissão, sendo, portanto, caracterizada pelo Conselho Nacional de Saúde como uma especialidade/qualificação a ser desenvolvida por profissionais com formação básica na área da saúde.
	
		10
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	O sufixo ectasia significa:
		
	
	Sutura
	 
	Dilatação
	
	Esmagamento
	
	Fusão
	
	Ruptura

Continue navegando