Buscar

Dependência digital

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A dependência digital é a busca incessante pela utilização da internet que age de forma semelhante à dependência química, pois ocorre como consequência do uso prolongado da internet que, por sua vez, proporciona prazer físico à pessoa. Tal prazer está relacionado a fatos e reações simples como downloads, interatividades, e-mails, que em contato direto com o organismo originam descargas elétricas entre os neurônios através da dopamina.
A dopamina é um neurotransmissor que antecede naturalmente a adrenalina e a noradrenalina que atuam no organismo como estimulantes do sistema nervoso central. A dependência digital estimula a produção da dopamina e provoca uma grande sensação de prazer resultando na busca por tais momentos.
A dependência digital provoca compulsão, depressão, TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), agitação, irritabilidade, perda de sentimentos e perturbação. A perturbação está ligada às preocupações com a rede, com o tempo em que está on-line, com a percepção de sua necessidade de permanecer na internet, o distanciamento de amigos e familiares e ainda com o refúgio que a rede lhe proporciona diante de problemas.
Do ponto de vista psicológico, a dependência digital é uma patologia e ocorre em alguns casos, não acometendo todos os usuários. Quando se transforma em patologia, deve ser percebida e encaminhada para um profissional competente para que esse auxilie o indivíduo na busca do autocontrole.
Para alguns especialistas, a dependência digital é um dos transtornos mais recentes da era tecnológica e da internet em que vivemos. Para outros, se trata do uso descontrolado da tecnologia, derivado dos inconvenientes do excesso.
A Organização Mundial de Saúde afirma que os vícios são uma doença mental. Então, de acordo com esses parâmetros, os critérios psicológicos devem ser levados em consideração quando se trata de dependência digital.
Quando existe um uso excessivo e problemático da tecnologia, seja de internet, telefones celulares ou videogames, gera-se uma dependência e, em alguns casos, uma obsessão. Essa dependência resulta em um vício que traz problemas em todas as áreas.
Como conceito, entende-se por dependência digital aquelas interações entre homem e máquina que causam sintomas como impotência, incapacidade de controle, dependência psicológica entre outros problemas. Todos eles se desenvolvem tanto de forma interna quanto de forma externa os mais atingidos são os adolescentes.
– Quais são os sintomas da dependência?
Não é simples reconhece-los de imediato, pois vão instalando-se aos poucos até que comecem a casar prejuízos emocionais, profissionais e sociais à pessoa e com quem convive.
Alguns sintomas são:
Preocupação excessiva relacionados ao mundo digital, necessidade cada vez maior de contato com o meio digital para sentir-se satisfeito, demonstra agressividade e irritação quando há problemas de conexão, mesmo que queira, não consegue manter-se afastado, permanece conectado mais tempo que o programado, mente sobre o tempo gasto On Line, sinais de irritabilidade, depressão, prejuízo nas atividades profissionais sociais e familiares.
- Mal-estar clínico
O excesso e abuso do uso das tecnologias trazem desconfortos clínicos significativos. Eles são fáceis de identificar, uma vez que todos se refletem no humor do adolescente.
Diante da impossibilidade de usar a tecnologia, o jovem sente desconforto intenso, irritabilidade e angústia. Além disso, pode apresentar outros problemas de saúde como exaustão da vista e problemas relacionados com a postura.
- Prevenção da dependência digital em adolescentes
Existem muitas maneiras de abordar a prevenção da dependência digital em adolescentes. Uma das mais eficazes deve ser aplicada em casa. O papel dos pais diante do uso indevido de tecnologias pelos adolescentes é extremamente importante.
Os adultos devem ser responsáveis por supervisionar e estabelecer limites e normas para o uso de tecnologias por seus filhos. Ou seja, os pais devem estar presentes e atentos ao comportamento dos filhos adolescentes. Dessa forma, podem identificar a tempo possíveis problemas futuros.
Embora o papel dos pais seja fundamental, é importante ter em mente que conversar com adolescentes sobre a dependência digital será inútil se os próprios pais forem viciados em tecnologia.
Portanto, o hábito de educar pelo exemplo é a melhor maneira de ajudar para que nossos filhos não sofram de transtornos relacionados à tecnologia.
A questão envolvendo adolescentes e dependência digital é bastante complexa, um problema moderno que dá lugar a muitas posições, questões e discussões. No entanto, também é um problema que propõe uma reflexão sobre a função educativa da família.
Nessa nova era em que o desenvolvimento tecnológico avança um pouco mais a cada dia, o papel da família é fundamental. O desafio dos pais e professores é acompanhar os adolescentes de forma saudável, estando cientes da influência das tecnologias de informação e comunicação.

Continue navegando