Buscar

Características do Modelo Federal de Estado

Prévia do material em texto

Questionário – Direito Constitucional
Nome: Nayara Gabriela dos Santos
1. Cite e explique cinco características fundamentais do modelo federal de Estado.
Cada federação é caracterizada de uma forma, de acordo com a sua região, mas ambas também possuem características comuns.
Cinco delas é a descentralização política, estado federal soberano, auto-organização, órgão representativo e intervenção.
Descentralização política: é o órgão que se tem autonomia aos núcleos descentralizados de poder político
Estado Federal Soberano: os entes federativos que formam a federação são apenas autônomos entre si, só o estado federal, é soberano.
Auto-organização: Essa autonomia confere aos Estados-membros, o poder de auto-organização por meio da elaboração de constituições estaduais.
Órgão representativo: Possuem um órgão que o representa, no Brasil o Senado Federal é órgão que representa o modelo federal de Estado.
Intervenção: O processo de intervenção é usado em momentos de crise institucional, para garantir o equilíbrio federativo e a manutenção da federação.
2. Diferencie:
a) Federalismo centrípeto e federalismo centrífugo.
A diferença entre os dois é que o federalismo centrífugo é formado quando o Estado Unitário cria vários entes menores, Estados, Município de Distrito Federal, caso este do Brasil, autônomos para facilitar a organização e o gerenciamento da soberania.
O Federalismo centrípeto, diferente do centrífugo ocorre quando vários estados independentes resolvem abrir mão de suas independências e ter somente uma autonomia para um Novo Estado Soberano Independente. 
Exemplo: Estados Unidos da América.
b) Federalismo por agregação e federalismo por desagregação.
A desagregação se origina de um Estado Unitário, que se divide. Sendo assim, ocorre a divisão do poder central, em novas unidades que se formam.
O poder continua com o Estado central, que somente diminui, restringe a autonomia dos estados-membros. O federalismo por agregação, o Estado se origina da união de entes antes soberanos, que renunciam a soberania, para a formação da federação.
c) Federalismo simétrico e federalismo assimétrico.
A assimetria do federalismo decorre de vários fatores, dentre eles, linguística, étnica, cultural, etc.
O federalismo simétrico se verifica homogeneidade de cultura e desenvolvimento, assim como o da língua, exemplo dos Estados Unidos, o mesmo busca a correção das diferenças regionais por meio de uma única representação entre os entes federados. O federalismo assimétrico ocorre nos Estados complexos que convivem com uma diversidade de línguas e étnicas de especial complexidade histórica, como ocorre no Canadá onde há convivência de pessoas e culturas diferentes.
d) Federalismo dual e federalismo por cooperação.
O federalismo dual, a separação de atribuições entre os entes federativos, é extremamente rígida, não se falando em cooperação. Os Estados Unidos em sua origem.
Visando flexibilizar a rigidez do modelo dual, surge o federalismo por cooperação, com o surgimento do Estado do bem estar social, ou estado providência, o modelo por cooperação são exercidas de comum ou concorrente, estabelecendo uma aproximação entre os entes federativos, que irão atuar em conjunto.
3. Cite e explique cinco características fundamentais do Estado federal brasileiro.
A constituição brasileira é federativa de Estado, desde então a forma federativa foi adotado por todas as constituições. O Estado é formado pela união de vários Estados, e possui suas características, sendo elas:
Descentralização político-administrativa: todos os entes da federação brasileira possuem autonomia política, é capaz de inovar a ordem jurídica em determinada matéria, e autonomia administrativa, capacidade para executar o estabelecido por um núcleo central. 
Participação das vontades parciais na vontade geral: A participação dos estados membros na vontade nacional se manifesta por meio do Senado Federal, órgão responsável por manter o equilíbrio federativo.
Auto-organização do Estados-membros: É a auto-organização por constituições próprias. As federações (estados) possuem órgãos próprios para as funções legislativas, executivas e jurisdicionais. 
4. Explique porque, para alguns autores, os municípios não constituem verdadeiros entes federativos.
Na Constituição de 1988, os municípios no Brasil foram passados a ser considerados componentes da estrutura da federação, entes federativos.
A previsão se encontra no caput da constituição, onde se diz: Art.1º “A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos (...)” e, também, no artigo 18, que diz: “A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.”
A federação tem como característica o poder governamental, que se distribui através de regiões, formada através da distribuição dual, formando se entre central e regionais (União e Estados) sobre o mesmo território e o mesmo povo.
Sendo assim, no Brasil se estende aos município, as entidades autônomas, entidades dotadas de organização e governos próprios e competências exclusivas (SILVA, p.640, 2006)
Portanto, segundo José Afonso da Silva (2006), a Federação brasileira possui três esferas governamentais: a da União (governo federal), a dos Estados federados (governos estaduais) e a dos municípios (governos municipais), além do Distrito Federal, que, de acordo com a Constituição, também é dotado de autonomia.
5. Qual é a natureza jurídica da União? Explique.
A união é pessoa jurídica de direito público, que tem a capacidade política, que se manifesta em seu próprio nome, vez que se manifesta em nome da Federação. 
O Estado Federal é caracterizado em duas faces, em certos aspectos ele se apresentar como único em outros em grupos de coletividades descentralizadas.
A união participa de relações internacionais, organizações, declara guerra e faz a paz, fazendo parte da totalidade do território brasileiro.
Fontes: 
http://www.angelfire.com/ar/rosa01/direito107.html
https://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=7759
https://www.migalhas.com.br/coluna/federalismo-a-brasileira/281025/uniao-e-federalismo-centripeto-uma-analise-critica-quanto-a-concentracao-de-poderes
Referências: Direito Constitucional Esquematizado – Pedro Lenza

Continue navegando