Buscar

Sindicalismo e negociação

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Kelly Henkels Junkes (1930587)
	Disciplina:
	Sindicalismo e Negociação Coletiva (REH06)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:639343) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	17643999
Parte superior do formulário
	1.
	As convenções determinam regras que passam a ser obrigatórias a partir da sua ratificação. Dentre as diversas convenções, uma delas é considerada a mais importante, pois reforça o princípio da liberdade sindical. Essa convenção é a de nº 87, de 1948. Além disso, determina a não interferência do Estado no sindicato. Sobre a Convenção nº 87, analise as sentenças a seguir:
I- A Convenção nº 87 foi criada para normatizar a liberdade sindical e a proteção ao direito de sindicalização.
II- O princípio de liberdade social, determinado pela Convenção nº 87, garante o direito de fundar, administrar, atuar nos sindicatos, além do direito de filiação ou não a esses sindicatos.
III- O pluralismo sindical é uma das determinações impostas pela Convenção nº 87, sendo assim, obrigatoriamente deve existir mais de um sindicato da mesma categoria em uma mesma base territorial.
IV- A Convenção nº 87, sendo a mais importante da OIT, foi ratificada por mais de 100 países, inclusive pelo Brasil.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.ilo.org/brasilia/temas/normas/WCMS_239608/lang--pt/index.htm. Acesso em: 3 abr. 2020.
	
	a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I e II estão corretas.
	
	c) As sentenças III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 
	 
	2.
	Após uma discussão sobre algumas disposições de convenção coletiva para uma determinada categoria, um sindicato patronal e um sindicato dos trabalhadores, realizaram algumas mudanças em algumas cláusulas, que passaria a vigorar no ano seguinte à discussão.  As cláusulas foram pactuadas nos seguintes termos: haverá supressão do valor nominal do décimo terceiro salário; o prazo máximo para o gozo de licença-maternidade será de cem dias, serão realizadas trocas do dia de feriado, sendo que, quanto este cair em uma quarta, a folga será concedida na sexta e haverá o aumento de cem reais ao adicional para atividades perigosas. Quanto à licitude/ilicitude das cláusulas, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A convenção é considerada válida, pois apresenta concessões mútuas de ambas as partes, por se tratar de condição benéfica ao empregado.
	
	b) A convenção é parcialmente válida, pois, dentre as cláusulas, constituem objetos ilícitos a vigência do prazo para o gozo de licença maternidade e a troca dos feriados.
	
	c) A convenção é parcialmente válida, pois, dentre as cláusulas, constitui objeto lícito aquelas quanto ao aumento referente ao adicional para atividades perigosas e a troca do dia do feriado.
	
	d) A convenção é nula de pleno direito, já que as cláusulas apresentadas constituem objeto ilícito.
	 
	 
	3.
	Na busca pelo regramento jurídico, os grupos buscam atender e defender os interesses de uma determinada classe. Os grupos, através de reivindicações, buscam a defesa dos seus interesses, a fim de que tornem-se normas jurídicas, melhorando assim as condições de trabalho e garantindo os direitos dos envolvidos. Sobre a importância das reivindicações em grupo, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Os grupos são importantes para o desenvolvimento do ordenamento jurídico, uma vez que a partir da defesa do interesse comum do grupo, são geradas as relações coletivas de trabalho.
	
	b) Os grupos são formados por pessoas de diferentes classes, por exemplo: bancários e metalúrgicos formam um grupo de interesse comum em reivindicações.
	
	c) Os grupos são constituídos por pessoas que não têm interesses em comum.
	
	d) As relações coletivas não são importantes para gerar normas jurídicas, pois buscam interesses individuais e não coletivos.
	 
	 
	4.
	Existe uma legislação que trata dos direitos coletivos e trata de forma concisa e direta as matérias referidas aos direitos coletivos, que se subdividem em: direitos difusos, direitos coletivos (em sentido estrito) e direitos individuais homogêneos. Sobre essa legislação, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Código Civil.
	
	b) Código Penal.
	
	c) Direito empresarial.
	
	d) Código de Defesa do Consumidor.
	 
	 
	5.
	De acordo com Alvarenga (2007, p. 63), a Organização Internacional do Trabalho adotou, em junho do ano de 1998, a declaração relativa aos princípios e direitos fundamentais ao trabalho e seu seguimento. Esses direitos fundamentais fazem objeto de convenções internacionais reconhecidas como fundamentais. Com relação a estes princípios fundamentais, analise as sentenças a seguir: 
I- Um dos princípios fundamentais institui a eliminação de todas as formas de trabalho forçado.
II- Um dos princípios fundamentais impõe a abolição efetiva do trabalho infantil.
III- Um dos princípios fundamentais determina a existência de transparência e respeito diante das negociações coletivas de trabalho.
IV- Um dos princípios fundamentais refere-se à liberdade sindical e reconhecimento efetivo do direito de negociação coletiva.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ALVARENGA, Rúbia Zanotelli de. A Organização Internacional do Trabalho e a proteção aos direitos humanos do trabalhador. Revista eletrônica: acórdãos, sentenças, ementas, artigos e informações. Porto Alegre, RS, v. 3, n. 38, p. 56-71, jan. 2007. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12178/80598. Acesso em: 6 nov. 2018.
	
	a) As sentenças III e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I e III estão corretas.
	
	d) As sentenças II e III estão corretas.
	 
	 
	6.
	As reivindicações advindas dos sindicatos influenciaram as decisões da OIT. Isso pode ser evidenciado diante da primeira Conferência Internacional do Trabalho em 1919, na qual adotou-se seis convenções que respondiam aos anseios e reivindicações feitas pelos sindicatos. Sobre essas convenções adotadas a partir da Conferência Internacional do Trabalho, analise as sentenças a seguir: 
I- Uma das convenções tratava da luta contra o desemprego.
II- Uma das convenções tratava da proibição do trabalho infantil. 
III- Uma das convenções tratava sobre o liberdade sindical.
IV- Uma das convenções tratava sobre as condições insalubres e perigosas de trabalho. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	b) As sentenças II e III estão corretas.
	
	c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I e II estão corretas.
	 
	 
	7.
	As relações de trabalho são, de modo geral, divididas em dois tipos fundamentais de relações jurídicas, que são as individuais e as coletivas. Elas são diferenciadas pelo sujeito envolvido, pelos interesses almejados e funções que cumprem no ordenamento jurídico. Com relação às relações de trabalho coletivas, analise as sentenças a seguir:
I- Nas relações coletivas, o interesse visa à defesa de todos os membros do grupo.
II- Nas relações de trabalho coletivas, o sujeito não é determinado de forma individual, mas sim um grupo, como empregados bancários.
III- Nas relações de trabalho coletivas, buscam-se melhorias entre o vínculo de trabalho entre o empregado e o empregador de forma individual. 
IV- As relações coletivas tornam-se importantes fontes formais do direito. Através de suas ações em defesa dos interesses coletivos, surgem novas normas jurídicas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I e III estão corretas.
	
	c) As sentenças III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 
	 
	8.
	De acordo com o art. 81, I, do código de defesa do consumidor, entende-se que interesses ou direitos difusos, assim entendidos, para efeitos deste código, os transindividuais, de natureza indivisível, de que sejam titulares pessoas indeterminadas e ligadas por circunstâncias de fato. Sobre as características do direito difuso, analise as sentençasa seguir: 
I- Tem como característica a transindividualidade, ou seja, que ultrapassa aquilo que pertence ou diz respeito a somente uma pessoa, sendo de interesse coletivo ou pertencente a uma coletividade. 
II- Tem como característica a divisibilidade, pois, embora interessem toda coletividade, é possível definir exatamente os destinatários.
III- Tem como característica a indeterminabilidade dos titulares respectivos, na medida em que não estão claramente individualizados, do mesmo modo que nenhuma pessoa, isoladamente, pode intitular-se o seu sujeito.
IV- Tem como característica a ligação de seus titulares por um simples fato, e não necessariamente em decorrência de relação jurídica.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Código de Defesa Do Consumidor. Lei 8.078 de 11/09/90. Brasília: Diário Oficial da União, 1990.
	
	a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	c) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças II e III estão corretas.
	 
	 
	9.
	A Reforma Trabalhista instrumentalizada pela Lei nº 13.467, de 13 de julho de 2017, ocasionou uma série de mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho. Dentre as mudanças advindas dessa reforma, algumas estão relacionadas ao âmbito do direito coletivo e das negociações coletivas. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A contribuição sindical, desde o advento da reforma trabalhista, passou a ser facultativa.
(    ) As condições definidas em convenções coletivas passam a prevalecer sobre as condições estipuladas em acordos coletivos.
(    ) O que é negociado por intermédio de acordo ou convenção coletiva prevalece sobre a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), desde que a negociação não seja considerada como objeto ilícito.
(    ) Horas extras e bancos de horas poderão ser pactuados diretamente em acordo individual, ou mesmo por meio de negociação coletiva.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - V - V.
	
	b) F - F - V - F.
	
	c) V - V - F - F.
	
	d) F - V - V - V.
	 
	 
	10.
	De acordo com Alvarenga (2007, p. 63), a Organização Internacional do Trabalho adotou, em junho do ano de 1998, a declaração relativa aos princípios e direitos fundamentais ao trabalho e seu seguimento. Esses direitos fundamentais fazem objeto de convenções internacionais reconhecidas como fundamentais. Com relação aos princípios fundamentais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Entre os princípios temos a questão da eliminação de todas as formas de trabalho forçado.
(    ) Esses princípios são submetidos apenas aos estados que ratifiquem as convenções em questão. 
(    ) Estes princípios constituem um verdadeiro alicerce social fundamental mínimo no nível internacional.
(    ) A OIT determina que esses princípios sejam respeitados por todos os Estados membros, mesmo que não tenham ratificado a convenção a eles correspondentes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: ALVARENGA, Rúbia Zanotelli de. A Organização Internacional do Trabalho e a proteção aos direitos humanos do trabalhador. Revista eletrônica: acórdãos, sentenças, ementas, artigos e informações. Porto Alegre, RS, v. 3, n. 38, p. 56-71, jan. 2007. Disponível em: <https://hdl.handle.net/20.500.12178/80598>. Acesso em: 12 out. 2018.
	
	a) V - V -  F - F.
	
	b) V - F - V - V.
	
	c) F - V - F - V.
	
	d) F - V - V - V.
	 
	 
Atenção: Confira as respostas! Depois de concluir a avaliação não será possível fazê-la novamente.
Gravar respostas
Parte inferior do formulário

Continue navegando