Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Gestão de Pessoas 
Avaliação Discursiva 
Nota:9,0/10
Questão 1
Uma das teorias motivacionais é a teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg. O objetivo desta teoria consiste em entender os fatores que causariam insatisfação e aqueles que seriam os responsáveis pela satisfação no ambiente de trabalho. Assim, Herzberg sugere que a motivação é composta por duas dimensões: fatores de motivação e fatores higiênicos.
Explique esses dois fatores e exemplifique cada um deles.
Resposta
A teoria dos dois fatores de Herzberg aborda fatores que influenciam a satisfação e a insatisfação no trabalho. "Fatores motivadores" referem-se ao conteúdo do trabalho e incluem desafio, reconhecimento e crescimento pessoal. Por exemplo, iniciar um projeto interessante ou receber elogios por um trabalho bem executado são fatores motivadores. Entretanto, os "factores de higiene" referem-se a coisas que afectam a insatisfação quando o ambiente de trabalho ou as condições externas são insuficientes. Os exemplos incluem salário, condições físicas do local de trabalho e relacionamentos interpessoais. Remunerações insatisfatórias ou condições de trabalho desconfortáveis ¿são exemplos de fatores de higiene que podem levar à insatisfação.
Questão 2
A gestão de pessoas permeia os indivíduos e as organizações.
As pessoas destinam boa parte de sua vida dentro do trabalho em empresas. Ademais, o trabalho empregado e seu desempenho contribuem para alcançar o sucesso pessoal.
Fonte: CHIAVENATO, 1. Gestão de pessoas. Elsevier Brasil,
2008. p. 5.
Com base nas informações apresentadas, defina a Gestão de Pessoas e sua influência para as empresas.
Resposta 
A gestão de pessoas é uma abordagem estratégica que visa gerir e melhorar o capital humano de uma organização. Inclui processos relacionados ao recrutamento, seleção, desenvolvimento, avaliação e motivação de colaboradores. Como enfatiza Chiavenato, o impacto em uma empresa é significativo porque uma gestão eficaz promove o engajamento, a produtividade e a satisfação no trabalho, contribuindo diretamente para o alcance dos objetivos organizacionais e para o sucesso pessoal dos colaboradores.