Buscar

Estudo de caso: Farm - Composto de Comunicação e Pesquisa de Mercado

Prévia do material em texto

13
UNIVERSIDADE PAULISTA - unip
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO SUPERIOR DE TÉCNICO EM MARKETING
Pesquisa de Mercado, Composto da Comunicação, Dinâmica das Relações 
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM IV
.
Santa Maria da Vitória - Ba
2019
Pesquisa de Mercado, Composto da Comunicação, Dinâmica das Relações 
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM IV
ALUNO: JOVÂNIO PEREIRA DOURADO RA: 1937794Santa Maria da Vitória - Ba
2019
Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM VI; apresentado como um dos pré-requisitos para aprovação do bimestre vigente, no Curso Superior de Marketing. Disciplina: Pesquisa de Mercado, Composto da Comunicação, dinâmica das Relações Orientador(a): Prof.ª. Mª. Daniela Menezes Prof. Esp. Marcelo Mello Profa. Dra. Solimar Garcia Profa. Mª. Valdice Neves Pólvora.
UNIVERSIDADE PAULISTA - unip
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO SUPERIOR DE TÉCNICO EM MARKETING
Sumário
1	INTRODUÇÃO	6
1.1 - A HISTÓRIA DOS COSMÉTICOS E DA JEQUITI	6
1.2 - A ESTREIA DA JEQUITI NO MERCADO	7
2	DESENVOLVIMENTO	10
CAPÍTULO 1	10
1.	PESQUISA DE MERCADO	10
2. COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO	12
CAPÍTULO 2	15
2.1 DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS	15
3 CONCLUSÃO	16
4 REFERÊNCIAS	17
RESUMO
Foi realizado um estudo da Farm, que é uma empresa 100% brasileira, comemora mais de 15 anos da forma mais natural, contemporânea e autêntica possível. Inicialmente é feita a descrição da empresa e seu ramo de atuação, em seguida é abordado o tema composto de comunicação na sua principal variável, a promoção e as principais ferramentas com seu público-alvo e estratégias de vendas. Em continuidade a pesquisa de mercado que é levantar informações e fontes de dados utilizados para o crescimento e desenvolvimento da mesma. Finalizando é relatado a dinâmica das relações interpessoais onde o respeito que a marca tem para com seus colaboradores, sua preocupação em construir um ambiente favorável de trabalho e seguro, onde tem vários programas, ações e benefícios concedidos aos mesmos. Assim apresentando a enorme importância na economia brasileira e crescendo e criando novas expectativas para um futuro próspero e promissor.
Palavras – chaves: Comunicação, desenvolvimento, colaboradores.
ABSTRAT
INTRODUÇÃO 
A Farm vem com sua história de sucesso e seu faturamento tem tudo para chegar na casa dos bilhões. Com a força do seu mix de marketing que está relacionado com a força da marca de sua marca FARM que sempre quis transformar esse clima em moda, à partir de seu posicionamento democrático, continua a atrair públicos das mais diversas idades, regiões e classes sociais desde que decidiu apostar em franquias e lojas do em todas as redes sociais, que atraiu também o mercado internacional na América do Sul.
O respeito que a Farm trata seus colaboradores e a comunidade com participações em diversas campanhas, sendo uma das principais é o seu estilo, bom carioquês que a FARM passa que é menos salto alto e mais pé na areia, menos maquiagem e mais bronzeado, menos chapinha e mais cabelo secando ao vento depois de um mergulho no mar, menos espelho e mais olho no olho, menos relógio e mais nosso próprio tempo!
1.1 - A EMPRESA FARM E COMO FUNCIONA
As informações extraídas do site corporativo da Farm dão conta de que se trata de uma das maiores empresas do setor de varejo e design de vestuário do Brasil. No setor têxtil está hoje entre as 10 líderes em vendas no país. Tal companhia iniciou suas atividades no Brasil em 2000, quando a natureza, as rosas suas cores e formas foram o que inspiraram seus diretores tudo em cima da garota carioca e a leveza do natural autentico de todas as meninas mulheres do Rio de Janeiro, as cores e o que ela representa para casa pessoa seus projetos de verão tudo voltado a natureza e assim suas estampas.
A Farm é uma empresa muito grande com essência e sua missão é emocionar num processo natural e bem orgânico, o Marcello bastos e a Katia barros conseguiram traduzir, como ninguém, quem é a garota carioca sendo assim inspiração pra toda vida.
A estrutura de varejo da Farm é composta por uma rede de diversas lojas em vários shoppings no Brasil. Em todos os Estados Brasileiros e nas lojas franqueadas no exterior. 
Seu modelo de negócio baseia-se em três fases: cadeia de suprimento (logística e distribuição); gestão de marcas e produtos (promoção e desenvolvimento de produtos) e fase de vendas (estrutura de varejo). Sua estrutura de varejo é formada por dois canais de venda que se são: lojas próprias e franqueadas e o varejo multimarcas e está presente também no mercado internacional com 16 lojas franqueadas.
1.2 - COMUNICAÇÃO
Composto de comunicação trata exatamente da quarta variável do mix de marketing. A promoção implica a difusão de informações sobre o produto ou a empresa e, para tanto, faz uso de cinco tipos principais de promoção: propaganda, promoção de vendas, relações públicas, venda pessoal e marketing direto. Essas ferramentas compõem o mix de promoção da empresa, cada uma interage de modo diferente com o cliente que deve ser integrado para transmitir uma mensagem coerente sobre o posicionamento estratégico da empresa, considerando as informações sobre o produto oferecido por ele.
As principais ferramentas de comunicação da farm são a Propaganda: Anúncios, catálogos, outdoors, painéis, material audiovisual (canais no yotube), Promoção de vendas: Concursos, feiras setoriais, programa de fidelização e basar, Relações públicas: Relatórios periódicos, informações a investidores, apoio à campanhas nacionais. Marketing direto e força de vendas: Newsletter, mala direta, webstore.
3.2 CLIENTES PRINCIPAIS 
A Farm possui uma linha de roupas, sapatos e acessórios voltado para adultos de todas as classes sociais; a marca Kids para as crianças de todas as classes sócias; para jovens de classes sociais A e B. Os produtos comercializados incluem toda a linha de vestuário e acessórios de moda e básicos para os públicos feminino, masculino e infantil.
3.3 ESTRATÉGIAS DE VENDAS DA FARM
Para a Farm o lançamento da cada campanha no verão, outono inverno e vem demonstrando resultados desde quando foi iniciada e juntamente com várias outras que já fazem grande sucesso, como por exemplo, a Campanha de bazar com peças de campanhas passadas conta com adesão de vários artistas, vem demonstrando resultados expressivos. Os produtos da marca são ofertados ao mercado por meio de seis coleções anuais, desenhadas internamente, segundo a tendência mundial do fast fashion e ao passar as coleções faz um bazar virtual com preços mais acessíveis para assim chegar a todas as pessoas e ter seu estoque todo zerado. 
Estes planos contemplam o reposicionamento dos preços; ajustes nas coleções para melhor atender ao público alvo; expansão da rede de lojas dentro de um modelo arquitetônico diferenciado e aumento no número de clientes. E unindo-se a isso, as campanhas de marketing, o cartão de crédito Farm e a loja virtual muito usada também são responsáveis pelo crescimento da marca.
O desempenho de vendas brutas da Farm totalizaram R$ 1.647,3 milhões em 2011, com crescimento de dois dígitos quando aderiu-se a moda infantil e masculina.
 A OFERTA DE CRÉDITO NA FARM
 Expandir a operação do Cartão da própria loja com promoções e com outros demais cartões com base em um acordo comercial com instituição financeira com compartilhamento de resultados e de riscos. Possibilitara a compra dos produtos em melhores condições de pagamento. Foco da estratégia: cartão do tipo private label com características comparáveis às de outros cartões no mercado, a ser complementado por um cartão co-branded e produtos adicionais, como crédito pessoal e seguros.
1. PESQUISA DE MERCADO
A pesquisa de mercado procura determinar as características de um mercado, como porte, taxa de crescimento, segmentação e posicionamento competitivo.
A pesquisa de mercado deve ser vista como maisum componente dos procedimentos que uma empresa emprega para levantar informações (coleta de dados) e as fontes dos dados podem ser: Primários e secundários. A pesquisa primária busca amostras da população que interessa, segundo a pesquisa Synovate a Farm é conhecida por 95% dos consumidores das classes A e B1 e 84% nas classes B2 e C, sendo sinônimo de categoria, por exemplo, em vestidos. Associada ao vestiário “esportivo” e “casual” e valorizada pela qualidade do produto, a marca possui ampla aceitação nas classes A, B e C e em qualquer faixa etária, especialmente acima de 20anos. A marca é reconhecida como marca de alta qualidade de vestiário para o público jovem, principalmente feminino, infantil para ocasiões especiais, é a quarta maior marca na classe A, em termos de receita bruta, segundo também a pesquisa Synovate. 
Este tipo de pesquisa, se enquadra, em pesquisas descritivas que procuram delinear situações de mercado a partir de dados primários, obtidos originalmente por meio de entrevistas pessoais ou discussões em grupo, relacionando e confirmando hipóteses levantadas na definição do problema de pesquisa.
SEUS CLIENTES 
A marca tem ampla aceitação em todas as classes sociais e faixas etárias, mas se destaca por ser uma marca que atinge uma vasta gama de consumidores, a partir de seu posicionamento democrático com boa relação custo-benefício e desejada por oferecer produtos básicos de qualidade, moda acessível e novidades sempre com uma sensibilidade despojada da moda carioca ligada a natureza.
A marca Farm Kids tem o conceito “mini adulto”, oferece produtos causais e básicos com boa relação custo x benefício. É focada no público infantil das classes A e B, com oferta de produtos diferenciados com foco em ocasiões especiais mais sempre leve e bem colorido. A linha voltada ao público jovem das classes A e B, a marca aposta no estilo casual, com coleções modernas que seguem as tendências de moda. Nas redes sociais, a marca conquista a cada dia mais seguidores, crescendo consideravelmente sua participação no Facebook e Twitter; Na Webstore a operação de e-commerce da Farm vem presentando um crescimento mais expressivo dentre todos canais de distribuição da companhia,134,9% em 2019. Sendo que, em geral em todos os segmentos de mercado vem crescendo consideravelmente o número de clientes que compram, quase de tudo, pela internet devido à comodidade.
SETOR TÊXTIL DO BRASIL E SEU DESENVOLVIMENTO EM EXPANSÃO
As atuais condições macroeconômicas no Brasil são favoráveis ao setor varejista de vestuário. A crescente disponibilidade de crédito ao consumidor e as estratégias de crescimento para os próximos anos prioriza o foco na força da marca com o intuito de levar a um nível de participação do mercado nacional mais próximo a participação atualmente no Estado de São Paulo e com diretrizes de reposicionar a marca como moda acessível, aumentar a oferta de crédito, expandir e fortalecer, aumentar o número de lojas próprias e incrementar as vendas no varejo multimarcas.
CAPÍTULO 2
2.1 DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
O sucesso das organizações modernas depende muito da sua gestão de pessoas, por isso a algumas décadas as empresas vem investindo em resgatar o papel do ser humano na organização, instituindo novas formas de gestão que valorizem e tornem seu capital humano mais colaborativo. 
GESTÃO DE PESSOAS
Acompanhia Hering possui relações bem sucedidas com o seu público através de ações e programas que promovem a valorização do profissional. Ela investe no desenvolvimento de seus colaboradores atuando de forma a potencializar e reter talentos, proporcionando condições para que tenham um ambiente de trabalho estimulante, com oportunidades de crescimento, senso de justiça e liderança preparada. 
O respeito que a Cia Hering tem com seu público interno manifesta-se na preocupação que a empresa demonstra ao construir um ambiente de trabalho seguro, neutralizado de riscos, seja conscientizando seus colaboradores sobre sua responsabilidade em preservar sua integridade e bem estar. 
A Cia promove ações que visam a conscientização de seus colaboradores, tais como: cursos de formação de brigadista voluntários, semana de prevenção de acidentes, simulados de emergência, semana da qualidade e sustentabilidade e diálogo, diário de segurança e qualidade, entre outros.
PROGRAMAS, AÇÕES E BENEFÍCIOS CONCEDIDOS AOS COLABORADORES
* Auxílio instrução: com o objetivo de incentivar os colaboradores a prosseguir nos estudos;
* Auxílio fundação: auxílio de 20% nas despesas com lentes de óculos, aparelhos auditivos e medicamentos, para os colaboradores que ganham até 4 salários mínimos; 
* Vacinação contra a gripe 
* Ginástica laboral 
* Ambulatório de fisioterapia 
* Programa mamãe a bordo: voltado para mamães e papais da Cia Hering
* Empresa doce lar: familiares dos colaboradoresrealizam visitas lúdicas e divertidas ao fluxo produtivo da Cia.
5.3 LIDERANÇA 
A Cia Hering tem capital aberto desde 1994. Em 2007, o grupo migra para o novo mercado da Bovespa. Hoje a Cia Hering é uma empresa de controle difuso: 60% de suas ações são negociadas na bolsa. A família fundadora tem24,8% do capital social, para continuar mantendo a companhia sob seu comando. O presidente da Cia é Fábio Hering, representante da quinta geração da famiília. Tem um estilo conciliador, cuja principal característica, no trato com os colaboradorres é de dosar pressão com motivação, “para ele não tem meio-termo, ou o colaborador está comprometido com o trabalho ou não está”.l
As boas práticas da governança corporativa da Cia Hering tem a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para sua perenidade.
Os princípios básicos que norteiam estas práticas são: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.
3 CONCLUSÃO
 
O mundo se globalizou e o consumidor passou a ser um agente ativo de transformação social, a Cia Hering por muito tempo foi sinônimo de camiseta e viveu neste mais de 130 anos em constantes transformações social. 
Reposicionando a marca “Hering” com moda acessível aumentando a oferta de produtos com preços mais acessíveis e intensificando os investimentos em marketing e publicidade.
Hoje, a marca é reconhecida como sinônimo de moda democrática, presente na vida dos brasileiros “desde de sempre”. Analisando a empresa foi possível identificar que a empresa foca muito em comunicação, visando a propagação e fidelização da marca. Se utiliza muito de pesquisas de mercado, principalmente no método qualitativo, para medir o impacto da marca, preferências e necessidades de seus consumidores, estilos de vida, características comportamentais, entre outros.
Investe muito na relação interpessoal com suas consultoras, principal foco de sua comunicação e investimentos, pois quanto maior o número de consultoras oferecendo seus produtos, maior o número de pessoas que compram e conhecem sua marca. Para isso oferece inúmeras vantagens, para que elas foquem em oferecer os produtos Jequiti ao invés de outras marcas que vendem através de catálogo. 
Para finalizar, pode-se dizer que nada é absoluto no que diz respeito às decisões a serem tomadas, portanto, a pesquisa de mercado é uma ferramenta que funciona como uma bússola para o administrador, e, sem essa, seria como andar na selva sem instrumentos. A Jequiti é uma história de realização e não há dúvidas que uma empresa precisa se renovar a cada dia, pois nos dias de hoje as coisas mudam rápido as necessidades de ontem não são mais as de amanhã e ter essa visão de interação tão viva por meio das redes sociais é um desafio e uma ferramenta muito importante que a empresa tenta manter.
Não há dúvidas que a empresa honra o “Sonha Que Dá” de seu slogan estando sempre presente na vida de muitas pessoas de forma positiva, levando uma renda extra para várias pessoas com qualidade e tecnologia de seus produtos, valorizando a nacionalidade, mostrando a importância da mulher brasileira sendo ela um dos seus consumidores principais.4 REFERÊNCIAS

Continue navegando