Buscar

museu lh

Prévia do material em texto

CURSO ENGENHARIA AMBIENTAL
CIÊNCIA DOS MATERIAIS
Nome: Luís Henrique de Resende 
Professor: Alexandre
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA
MUSEU DAS MINAS E METAIS
BELO HORIZONTE
Data: Ano 2019
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA
MUSEU DAS MINAS E METAIS
Relatório de visita técnica, apresentado à disciplina ciências dos materiais , do curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Pitágoras Betim, referente ao conceito das estruturas do materiais, sob a orientação do professor Alexandre 
Belo Horizonte
2019
Sumario
1- INTRODUÇÃO-------------------------------	 4
2- DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES--------- 5
3- QUESTIONARIO DA VISITA TECNICA--- 9
4- AVALIAÇÃO DA VISITA TÉCNICA------ 11
INTRODUÇÃO
Relatório sobre a visita no museu das Minas e metais em Belo Horizonte, MG, este se localiza ao lado da praça da liberdade.
OBJETIVO: 
Compreender as estruturas dos matérias apresentados, tais como sua sua composição, Formação, local de origem, utilização, importância e seus respectivos nomes.
 Descrição das atividades 
Alguns dos materiais encontrados nas salas: 
HALETOS:
Halita (NaCl) encontra-se no Chile, Polônia, Alemanha e Sergipe no Brasil.
Carnalita (KMgCl2.6H2O) encontrada em Vassouras, Sergipe, Brasil.
Albita e quartzo (NaAlSi3O8 - SiO2) encontrada em lavra de golconda, governador Valadares, MG 
SILICATOS:
Topasio: (azul e imperial no quartzo) Al2SiO4(FOH)2, encontrados Lavra do Xanda, virgem do Lapa, Mg; Araçuaí, MG; Ouro Preto MG.
DIAMANTES:
Réplica do Diamante Hope (original da Índia) 
Réplica do Diamante Sancy 
Réplica de diamante lapidação quadrada e em degraus
SULFETOS 
Galena (PbS) encontrada em Paracatu, MG; Mina Buick, Missouri Eua; Peru; Austrália; Tiros, Mg. 
Galena com pirita e esfalerita (PbS - FeS- ZnS) da Polônia
FOSFATOS:
Barbosalita Fe2+Fe3+(PO4)2(OH)2 de Lavra do Tomé, Conselheiro Pena, MG
Turquesa CuAl6(PO4)4(OH)8 . 4H2O de Tucson, Arizona, EUA
OXIDOS:
Tantalita (Mn, Fe) (Ta, Nb)2 O6 encontrado em Araçuaí, MG
Magnetita Fe3O4 encontrado em Quadrilátero Ferrífero, MG
SULFETOS:
Pirrotita Fe7S8 em Mina de Morro Velho, Nova Lima, MG
Estibinita Sb2S3 encontra-se na Xikuangshan, Jiangxi, China
HIDROXIDOS:
Goethita FeO (OH) encontra-se em Ouro Preto, MG
Gibbsita Al(OH)3 encontra-se em Ouro Preto MG
CARBONATOS:
Aragonita CaCO3 encontra-se em Pedro Leopoldo, MG
Smithsonita ZnCO3 
SULFATOS:
Calcantita CuSO4.5H2O encontra-se em áreas áridas do Chile e no Novo Mexico EUA
Gipsita CaSO4.2H2O encontrada em Gipsita, Willow Creek Alberta, Canada
CROMATO:
Crocoita PbCrO4 ocorre em Tasmânia, Austrália
A atração do aço inox e seus derivados cobre, bronze, ferro, chumbo, ouro, prata, urânio e silício.
História do aço:
 No museu das Minas e metais, são apresentados alguns aços e suas formações e composições químicas. O aço, por ser uma liga metálica formado principalmente por ferro e carbono, se torna um elemento muito importante para várias ligações. Sua ductilidade o faz ser facilmente deformado, o que aumenta ainda mais sua importancia para a sociedade. 
A fabricação de ferro teve início na Anatólia, cerca de 2000 a.C. tendo sido a Idade do Ferro plenamente estabelecida por volta de 1000 a.C.. Neste período a tecnologia da fabricação do ferro espalhou-se pelo mundo. Em, aproximadamente, 500 a.C., chegou às fronteiras orientais da Europa e por volta de 400 a.C. chegou à China. Os minérios de ferro eram encontrados em abundância na natureza, assim como o carvão. Atualmente a maior quantidade de matéria prima para produção de aço é a sucata proveniente dos resíduos de fabricação industrial.
Segue algumas fotos dos materiais presentes no museu: 
QUESTIONARIO DA VISITA TÉCNICA 
1. Qual a importância do Nióbio na composição das ligas metálicas.
2. Como o quartzo é utilizado na Engenharia.
3. Cite os silicatos identificados durante a visita e sua importância nos processos industriais.
4. Descreva as observações realizadas sobre a Calcita e Hematita e em que formas são empregas na Engenharia.
1- O nióbio é um material metálico de cor prateada, apresenta excelentes propriedades como resistência à alta temperatura e à corrosão, boas propriedades mecânicas além de características de supercondutor em determinadas ligas com titânio. Tais atribuições conferem a este material um grande valor (LYAKISHEV, TULIN, PLINER, 1984).No Brasil se encontram as principais reservas de nióbio, o que faz do país o líder mundial na extração do metal. Estudos realizados, provam que apenas uma pequena quantidades nas ligas, ou seja, na condição de soluto, grandes melhorias em propriedades eram obtidas, o que implicou em um incremento significa cativo de aplicabilidade A utilização do nióbio nas ligas metálicas melhora a ductilidade dos materiais, sendo que o nióbio em contraste com tungstênio e molibdênio proporciona menos esforços no processo de usinagem e melhores condições de soldagem. Ressalte-se que comparando-se com o tungstênio e o molibdênio, que são metais refratários. Outra propriedade importante das ligas de nióbio é a excelente condutividade elétrica, como se sabe os metais geralmente apresentam boa condutividade de corrente elétrica, em função das ligações metálicas que os originam. Dentre as ligas condutoras, as compostas por Nb-Ti estão no grupo das que melhor conduzem a corrente elétrica, atribuindo-se características de supercondutores (LEITE, 1988).Materiais resistentes à corrosão podem ser obtidos com adição de nióbio em sua composição, pois a adição deste metal atua como agente anticorrosivo. Os componentes inoxidáveis além de nióbio também são compostos por molibdênio, tântalo e tungstênio (LYAKISHEV, TULIN, PLINER, 1984)
2- Devido às suas propriedades físicas, podemos utilizar esse material para diversas utilidades, por exemplo para construções civis, produção de computadores, eletrônica, radio, ferramenta e utensilio, química, fibra opitica, etc. Portanto, por ser extremamente usado em construções e fabricações de produtos, o quartzo se torna essencial na vida da engenharia de vários setores. 
3- MARIALITA FÓRMULA QUÍMICA:Na4Al3Si9O24Cl, uso Gamológico e mineral de coleção.
QUARTZO FÓRMULA QUÍMICA:SiO2 uso: o Quartzo é abundantemente usado em diversas indústrias sendo algumas delas, construção civil (areia), química (esmalte), eletrônica (osciladores), ferramenta (abrasivos) e fibra óptica. Além de usado como gema, mineral de coleção, místico e ornamentação.
ESCOLECITA FÓRMULA QUÍMICA:CaAl2Si3O10.3H2O uso no tratamento de água e muito apreciada como mineral de coleção.
BERILO VARIEDADE MORGANITA FÓRMULA QUÍMICA:Be3Al2Si6O18 uso Gemológico e fonte do elemento químico Berilo.
EPIDOTO FÓRMULA QUÍMICA:Ca2(Al, Fe)3(OH)(SiO4)3 uso Gemológico e mineral de coleção.
4- Calcita- Principal mineral minério de Ferro, sendo o mais comum e barato dos metais que compõe vários produtos e associados ao C (carbono), forma o aço.Calcita- Dureza 3 na Escala de Mohs e densidade 2,71 g/cm3. Sua cor varia do branco ao amarelo, vermelho, laranja, azul, verde, marrom, cinza entre outras, com brilho vítreo, ceroso até perlaçeo. Pode ser encontrada com hábito romboédrico, estalactítico e maciço. Uso: A calcita é usada para preparar cimentos, cal, argamassas, tintas e também é uma fonte de cálcio.
Hematita- Cinza à preto com brilho metálico, possui dureza 5 à 6 na Escala de Mohs. Com densidade 5,2 g/cm3, pode se apresentar com hábitos tabular, botrioidal e maciço. Uso: Principal mineral minério de Ferro, sendo o mais comum e barato dos metais que compõe vários produtos e associados ao C (carbono), forma o aço.
Esses elementos são de extrema importância para a engenharia, pela facilidade de aplicação dos mesmos em industrias de produção de produtos e para a construção civil. 
 AVALIAÇÃO DA VISITA TÉCNICA 
O Museu das Minas e Metais é um local extremamente atrativo para quem quer conhecer mais da diversidade geológica domundo. A visita ao local traz uma experiência de conhecimento exuberante e carrega um grande valor agregado aos principais componentes que vem fazendo historia no Brasil e no mundo. 
A estrutura do local, desde a porta de entrada te faz um convite para conhecer de perto as belezas expostas. Além disso, o Museu busca atender aos visitantes desde a área intelectual ate as áreas interativas presentes. 
A visita, agregou-me uma área de conhecimento ampla, trazendo mais noção sobre respectivos minerais e metálicos. Além disso, esses recursos serão sempre importantes e utilizados ao longo de minha formação de vida.

Continue navegando