Buscar

penal 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: Aroldo Moreira da Costa Junior 
Matricula: 201902102771
ATIVIDADE CAPTULO 1
01. São elementos caracterizadores do concurso de pessoas (coautoria e participação em sentido estrito) entre outros:
RESPOSTA: Alternativa (e) liame subjetivo e relevância causa das condutas, exigindo sempre um vinculo entres os agentes apresentado condutas homogenias. 
02. Maria, propositadamente, deixa aberta a porta da casa em que é empregada doméstica, permitindo que Fausto subtraia bens do imóvel, uma tela de pintor renomado e joias de família. Romero vê, se aproveita da situação, e resolve aderir ao intento de Fausto, subtraindo, também, os objetos da residência, um porta revistas de metal e um conjunto de copos de vidro. Nesta hipótese, Maria responderá pela mesma infração penal de Fausto em concurso de pessoas? Justifique a resposta.
RESPOSTA: sim, segundo o doutrinador Fabio Miranda Mirabete, o concurso de pessoas pode ser definido como a participação de duas ou mais pessoas na mesma infração penal, observando as características da teoria teremos o preenchimento necessário para que haja uma infração de tipo penal: Pluralidade de condutos, Relevância casual e Liame subjetivo, respondera o crime de furto embasado no Art. 155, CP.
03. Indivíduo que se utiliza de crianças para subtrair bens e valores de pessoas distraídas, em via pública, responde por furto:
RESPOSTA: Alternativa (D) como autor mediato, pois cometeu o crime se prevalecendo de executores inimputáveis, sendo mediato, pois o autor usa como vertente o domínio da força alheia para alcançar seu objetivo.
04. João instigou José a praticar um crime de roubo. Luiz forneceu-lhe a arma. Pedro forneceu-lhe todas as informações sobre a residência da vítima e sobre o horário em que esta ficava sozinha. No dia escolhido, José, auxiliado por Paulo, ingressou na residência da vítima. José apontou-lhe a arma, enquanto Paulo subtraiu-lhe dinheiro e joias. Nesse caso, são considerados partícipes APENAS:
RESPOSTA: Alternativa (C) João, Luiz e Pedro. João participe material (induzimento). Luiz participe material (inatigação), Pedro participe material (inatigação), Jose autor.
05. Considerando as disposições do Código Penal em relação ao concurso de pessoas, assinale a alternativa INCORRETA.
RESPOSTA: Alternativa (D) Não se comunicam as circunstâncias e as condições de caráter pessoal, ainda que elementares do crime.
06. A médica M. deseja matar o paciente P. Para tanto, entrega ao enfermeiro E. uma ampola contendo substância venenosa, rotulando-a como medicamento e dizendo a E. que o conteúdo da ampola deve ser ministrado imediatamente a P. mediante injeção. E. injeta em P. a substância venenosa, indo P. imediatamente a óbito. Levando em consideração o caso hipotético acima, assinale a alternativa correta.
RESPOSTA: Alternativa (E) - Apenas M. deve responder por homicídio doloso qualificado pelo emprego de veneno, visto que E, apesar de ter causado a morte de P, desconhecia o conteúdo da ampola. A legislação se da como fatalidade aquilo que acontece sem poder ser previsto e contra a vontade da vitima, que age com extremo cuidado nos seus atos diários. Tornado o agente E livre de culpa.
07. Sobre o concurso de agentes, leia as assertivas abaixo e ao final marque a opção correta:
 I - Os crimes plurissubjetivos não se confundem com os crimes de concurso necessário. Nos primeiros os agentes podem se reunir eventualmente para praticar o crime, enquanto que nos segundos a tipicidade necessariamente só se dá com o concurso de agentes. 
II - O Código Penal brasileiro atualmente vigente adota a teoria exclusivamente monista do concurso de agentes. Em decorrência desta opção dogmática de nosso legislador, jamais, e em hipótese alguma, nossa legislação admitiu a possibilidade de excepcioná-la, para adotar a teoria pluralista. 
III - Na chamada coautoria mediata, verifica-se a confluência da autoria mediata e da coautoria. Ademais, ela configura-se quando dois ou mais agentes se valem, cada qual de uma maneira, de outro agente não punível para executarem um crime. 
IV - O concurso de agentes exige: interveniência de duas ou mais pessoas para o mesmo fato delituoso; identidade de infração penal; e vontade consciente de concorrerem todos os agentes para o mesmo crime, sendo irrelevante a contribuição causal de cada um. 
V - Na chamada cooperação dolosamente distinta, um dos concorrentes apenas atua querendo praticar um fato menos grave do que aquele que efetivamente acaba sendo levado a efeito pelos demais concorrentes, razão pela qual apenas responderá pelo fato menos grave.
RESPOSTA: Alternativa (E) Apenas as assertivas III e V estão corretas,
08. A respeito do concurso de pessoas, é correto afirmar que:
RESPOSTA: Alternativa (E) - Mévio, pela participação de menor importância na prática de furto à residência de Tício, poderá ter a pena diminuída. O Art. 29, §1ª, do CP. Prever a redução de pena em um sexto a um terço em participações de menos importâncias. 
09. No que diz respeito ao concurso de pessoas e às expressas regras do CP (artigos 29 a 31)
RESPOSTA: Alternativa (A) não se comunicam as circunstâncias e as condições de caráter pessoal, salvo quando elementares do crime.
010. Maria, propositadamente, deixa aberta a porta da casa em que é empregada doméstica, permitindo que Fausto subtraia bens do imóvel, uma tela de pintor renomado e joias de família. Romero vê, se aproveita da situação, e resolve aderir ao intento de Fausto, subtraindo, também, os objetos da residência, um porta revistas de metal e um conjunto de copos de vidro. Diante deste caso, é CORRETO afirmar: RESPOSTA: Alternativa (A) Quando há participação de dois ou mais agentes no cometimento do mesmo crime, a pena será a mesma para todos, não importando o grau de maior ou menor participação. Visto o que foi falado na questão 02, o caso se torna um concurso de pessoas, preenchendo os atos que forma uma ação de tipo penal.
 
011. JOSÉ e PEDRO têm o mesmo desafeto, no caso, MEVIO. Mas desconhecem tal fato. Contratam pistoleiros para matar MEVIO. O pistoleiro, contratado por PEDRO se armou com um revólver, e o contratado por JOSÉ com uma pistola. Ocorre que fizeram uma tocaia no mesmo local e momento. Os dois atiram simultaneamente em MEVIO. O pistoleiro de JOSÉ capítulo 1 • 29 atinge o coração de MEVIO e o de PEDRO atinge a perna de forma leve. Há prova de que o projétil usado pelo contratado por JOSÉ foi o causador da morte da vítima. PEDRO confessou ter mandado atirar em MEVIO. Com relação ao caso:
RESPOSTA: Alternativa (B) - JOSÉ responde por homicídio. O caso Tratado e resultado de uma autoria colateral, em que os autores não atuam em comunhão de desígnios. JOSÉ responderá pelo homicídio consumado, pois contratou o pistoleiro que deferiu o tiro no coração. 
012. A utilização de um inimputável pelo autor intelectual de um crime para praticá-lo é denominado pela doutrina como: 
RESPOSTA: Alternativa (A) autoria mediata. 
013. No que tange ao concurso de agentes, o Direito Penal brasileiro adotou, como regra, a teoria: 
RESPOSTA: Alternativa (B), Unitária, quando mais de um agente concorre para a pratica as infração penal.
014. A teoria segundo a qual se pune a participação se o autor tiver levado a efeito uma conduta típica e ilícita é chamada de teoria da: 
RESPOSTA: Alternativa (D) acessoriedade limitada.
015. Mário e Mauro combinam a prática de um crime de furto a uma residência. Contudo, sem que Mário saiba, Mauro arma-se de um revólver devidamente municiado. Ambos, então, ingressam na residência escolhida para subtrair os bens ali existentes. Enquanto Mário separava os objetos para subtração, Mauro é surpreendido com a presença de um dos moradores que, ao reagir à ação criminosa, acaba sendo morto por Mauro. Nesta hipótese:
RESPOSTA: Alternativa (E) Mário responderá pela prática de furto e Mauro pelo crime de latrocínio.

Continue navegando