Buscar

Atividade 5 _A2_ - Replicação do Material Genético

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PB
Objetivo
1) Descrever as etapas do ciclo celular seus pontos de regulação. 
2) Associar os diferentes níveis de compactação do DNA frente às etapas do ciclo celular.
3) Diferenciar o processo de replicação do DNA entre eucariontes e procariontes, associando suas etapas com as moléculas responsáveis pelo fenômeno.
referência
Alberts, Bruce. (2017). Fundamentos da Biologia Celular, 4th edição. [Minha Biblioteca]. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582714065/
Integração dos conteúdos
Unidade I: estrutura das macromoléculas (RNA e DNA).
Unidade II: enzimas. 
		Roteiro de ESTUDO
replicação do material genético
introdução
Devido a capacidade de duplicação do seu conteúdo, as células pode se dividir, gerando cópias idênticas. O processo de divisão celular ocorre em forma de ciclo, onde etapas se desenvolvem até a completa cópia de uma célula, gerando uma célula filha idêntica. O fenômeno em questão é denominado ciclo celular, que compreende basicamente dois períodos: a interfase (dividida em G1, S e G2) e a mitose (M, onde ocorre a divisão propriamente dita). Sabe-se que as células passam a maior parte de sua vida em interfase, um período de intensa biossíntese de moléculas e proteínas, onde a célula aumenta seu volume e duplica o seu conteúdo nuclear. Para controlar as etapas deste ciclo, as células desenvolveram mecanismos de controle do processo de divisão – checkpoints – que contribuem para a estabilidade genética, Existem quatro checkpoints descritos até o momento, contudo, um deles diz respeito a fase S do ciclo celular, que está diretamente envolvido com o monitoramento da replicação do DNA. A replicação do DNA ocorre de forma semiconservativa, em razão da natureza antiparalela intrínseca da dupla-hélice. Todas as polimerases de DNA conhecidas sintetizam DNA no sentido 5’ para 3’; isso significa que uma fita será sintetizada continuamente e a outra deverá ser sintetizada por meio de um mecanismo descontínuo. A replicação do DNA é a base para a transferência da informação genética das células mãe para células filha.
aplicação do conhecimento
Os antineoplásicos, são fármacos quase tão heterogêneos (quando consideradas suas características químicas e mecanismos farmacológicos) quanto os tumores envolvidos. De fato, diversos antitumorais muito utilizados clinicamente são substâncias que apresentam mecanismo de ação ciclo-celular dependente, relacionado ao DNA. Com base no texto acima, explique como os antineoplásicos Irinotecano e Etoposídeo agem contra as células neoplásicas.(http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422010000600026)
questões norteadoras
1) Sabendo que a molécula de DNA possui diferentes níveis de compactação, explique a diferença entre nucleossomos, cromatina e cromossomo, além de definir o termo nucleotídeos.
2) Como os diferentes níveis de compactação do material genético se correlacionam com as diferentes fases do ciclo celular: G1, S, G2 e início da divisão celular?
3) O que significa dizer que a replicação do DNA é semi-conservativa?
4) Cite e descreva a função das enzimas envolvidas no processo de replicação do DNA de forma cronológica.
5) Como a extremidade dos cromossomos é replicada sem que haja dano ao material genético?
6) O que ocorreria durante o processo de replicação do DNA se cada uma das seguintes proteínas estivesse faltando?
A. DNA-polimerase 
B. DNA-ligase 
C. Nuclease que remove os iniciadores de RNA 
D. DNA-helicase
E. Primase
7) Descreva quais são os pontos de regulação do ciclo celular (em inglês, checkpoints), e as suas respectivas ações neste fenômeno.
8) Justifique o porquê do pareamento anti-paralelo das fitas da molécula de DNA.
9) Justifique por que os pontos de controle do ciclo celular são importantes na manutenção da integridade do material genético para a célula.
resumo
O DNA nas células eucarióticas está associado a uma variedade de proteínas, resultando em uma estrutura chamada de cromatina. A maior parte do DNA está associada a proteínas histonas para formar uma estrutura chamada de nucleossomo. O DNA em cada cromossomo é replicado exatamente de acordo com as regras de pareamento de bases durante a fase S do ciclo celular. Cada fita da dupla-hélice é replicada simultaneamente, mas por mecanismos um pouco diferentes. Um complexo de proteínas, incluindo a DNA-polimerase, replica a fita-líder continuamente na direção 5′–3′. A fita tardia é replicada de modo descontínuo, em pequenas partes de 100 a 250 nucleotídeos pela DNA-polimerase, sintetizando na direção 5′–3′. Células normais que contém DNA danificado por agentes mutagênicos que não pode ser reparado sofrem morte celular programada.

Continue navegando