Buscar

estetica corporal

Prévia do material em texto

Álbum 
Sobre 
Estrias
Adenaildes Santos de Oliveira 
Álbum de estrias 
Álbum sobre estrias da disciplina estética corporal apresentado ao Curso de Graduação de Biomedicina da UniFtc, ao docente Elisângela O. Messias.
 O que são estrias.
 As estrias são alterações cutâneas definidas como cicatrizes visíveis e lineares que geralmente se dispõem de modo paralelo umas as outras. Elas podem aparecer tanto em grandes quantidades como de modo mais escasso.
Elas indicam um tipo de lesão na pele que ocorre a partir de um desequilíbrio elástico na região. Existem diversas causas para estas lesões que agem diretamente na quantidade de estrias que aparecerão – ou não – sobre a pele.
CAUSAS DAS ESTRIAS
· Causas mecânicas: Nestes casos, a pele é acometida a um estiramento abrupto, ruptura ou até mesmo perda da elasticidade devido ao crescimento exagerado do tecido. Alguns exemplos: gravidez, alta taxa de crescimento na adolescência, aumento expressivo na gordura corporal ou emagrecimento repentino, colocação de prótese de silicone, entre outros. Ou seja, trata-se de uma “força mecânica” que ocorre sobre a nossa pele “forçando” o seu estiramento.
· Causas endocrinológicas: Neste caso, a pele sofre alterações a partir de distúrbios ou reposições hormonais como a aplicação de anabolizantes, por exemplo. Além disso, déficits nutricionais também podem aumentar a propensão para o aparecimento do problema.
· Causas infecciosas: Alguns processos infecciosos (como doenças do tipo hepatite e febre tifóide) podem provocar danos às fibras elásticas de nossa pele. Logo, podemos desenvolver estrias a partir deste dano.
Em suma, as causas podem ser de alterações fisiológicas, doenças infecciosas e crescimento de músculo/tecido adiposo de modo exagerado.
TIPOS DE ESTRIAS
ESTRIAS VERMELHAS OU ARROXEADAS
 Estas estrias podem ter uma espessura variada e são os primeiros sinais de que a sua pele está com um estiramento e com uma “dificuldade” de manter as fibras elásticas no lugar. As mesmas contêm esta coloração mais roxa/vermelha porque ainda há circulação sanguínea no local. Ou seja, ainda não ocorreu o “fechamento” dessa estria que dificulte a cicatrização do tecido.
É por isso que elas são mais fáceis de eliminar e diminuir.
O aparecimento das estrias na gravidez deve-se ao estiramento que ocorre na pele devido ao crescimento da barriga e ao aumento de peso, o que é mais comum nas mulheres com genética propícia, idade mais avançada, com menor grau de hidratação e que sofrem maior estiramento da pele.
 As estrias podem não ser causadas por doenças subjacentes. Algumas causas comuns são ganho de peso na obesidade, estirões de crescimento em adolescentes, efeitos colaterais de medicamentos ou rápido aumento do músculo devido a musculação.
 
Listras vermelhas que aparecem na pele especialmente em regiões como abdome, coxas, glúteos e seios. As estrias vermelhas, embora incômodas para algumas pessoas, representam as estrias mais recentes, ou seja, são o primeiro estágio deste tipo de lesão.
ESTRIAS BRANCAS 
 No caso das estrias brancas, as mesmas tratam-se do problema quando ele já está concretizado. Isto é, a sua pele já “se recuperou” do estiramento, mas não de um modo muito interessante para você. Bem, este tipo de estria tende a ser mais difícil de eliminar… Uma vez que ela está mais impregnado na pele. Porém, existem muitos métodos que proporcionam resultados extraordinários na pele. 
Elas surgem vermelhas, se tornam brancas e incomodam muitas mulheres ao encher coxas, glúteos e barriga. Quando a pele é esticada além do limite, surgem as famosas estrias.
N
É bastante comum o surgimento das estrias na região do glúteo, isso porque essa área tem um crescimento rápido, principalmente na adolescência. Como os adolescentes passam por um crescimento físico muito rápido, isso pode colaborar para o aparecimento das listras.
Os hormônios também são fortes colaboradores das cicatrizes, atingindo mais as meninas. Eles fazem o bumbum crescer e acaba esticando muito a pele, causando as estrias
 
Itabuna 2020

Continue navegando