Buscar

AO01_Forum_DireitosHumanos


Continue navegando


Prévia do material em texto

1- Com base no material estudado (vídeo e capítulo de livro indicado nas orientações), discutir criticamente no fórum:
a. O que são direitos humanos;
b. A trajetória dos direitos humanos no mundo;
c. A trajetória dos direitos humanos no Brasil;
d. Quem são os/as defensores/as de direitos humanos;
e. Como os/as defensores/as de direitos humanos contribuem para o avanço dos direitos humanos no Brasil.
Em suma, os Direitos Humanos podem ser visto como uma arma que defende e protege qualquer indivíduo do mundo (principalmente os menos favorecidos economicamente), mas isso não é uma total verdade, pois na realidade os direitos servem para garantir e preservar a manutenção de uma organização social desigual cujo os princípios são capitalistas.
Os direitos humanos tem uma grande trajetória histórica marcada por importantes acontecimentos, sendo reconhecidos pelo mundo moderno na Revolução Americana e na Revolução Francesa, foram quase instintos durante a Segunda Guerra Mundial e finalmente oficializados no século XX, pela ONU, na Declaração Universal dos Direitos Humanos. No entanto, percebe-se no decorrer da história um fator de influenciou tanto antes quanto depois da sua oficialização: as relações de poder. O capitalismo trás essa realidade quando tratamos, principalmente, da desigualdade social, onde a classe de maior poder econômico “ordena” a classe baixa 
Já no Brasil, a luta pelos Direitos Humanos ocorreu em dois momentos revolucionários. O primeiro foi com a reforma constitucional de 1934, o qual ditou como seria a forma de salário e jornada máxima de trabalho, o segundo foi o movimento Diretas Já que formulou a Constituição de 1988. Apesar dos avanços que ocorreram no Brasil, o país ainda enfrenta confrontos contra os Direitos Humanos, como os executados pelo Governo durante a Ditadura Militar.
Para impedir que esses direitos sejam descumpridos, existem os defensores dos direitos humanos, são pessoas e grupos sociais que trabalham para garantir as liberdades fundamentais dos cidadãos e também para conquistar novos direitos através de movimentos organizados, os quais, na maioria das vezes, ocorrem contra os grandes poderes políticos que reagem de forma severa.
Os direitos são garantidos a todos, mas o que fazer quando nem todos tomam parte desses conhecimentos? Quando as políticas públicas para garantir os mesmos não ocorrem da melhor maneira? No entanto, enquanto as forças políticas e econômicas não compreenderem a necessidade da sociedade, continuarão a praticar relações abusivas de poder sobre a classe menos favorecida.