Buscar

Assinale a opção que contém a tese majoritária que fundamentou a decisão do STF. a) A natureza supraconstitucional das Convenções de Direitos Huma...

Assinale a opção que contém a tese majoritária que fundamentou a decisão do STF.

a) A natureza supraconstitucional das Convenções de Direitos Humanos já que estas são universais e possuem força vinculante.
b) A natureza constitucional das Convenções de Direitos Humanos que no Brasil decorre do Artigo 5º, § 2º, da Constituição de 1988.
c) A natureza supralegal das Convenções de Direitos Humanos que faz com que elas sejam hierarquicamente superiores ao código civil e ao de processo civil.
d) A natureza de lei ordinária das Convenções de Direitos Humanos, considerando que lei posterior revoga lei anterior.
a
b
c
d

Essa pergunta também está no material:

21 pág.

Direitos Humanos Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A opção correta é a letra A) A natureza supraconstitucional das Convenções de Direitos Humanos já que estas são universais e possuem força vinculante. Essa tese foi adotada pelo STF no julgamento do RE 466.343/SP, que reconheceu a possibilidade de prisão civil do depositário infiel de alimentos, desde que esgotados os meios coercitivos previstos em lei. O STF entendeu que a Convenção Americana de Direitos Humanos (Pacto de San Jose da Costa Rica) tem status supraconstitucional e que, portanto, pode ser aplicada diretamente pelo Judiciário brasileiro.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais