Buscar

Desafio Unidade 1 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Que tal fazer uma reflexão sobre o nível em que se encontra a cultura empreendedora na empresa em que você trabalha ou de alguma outra empresa que você conhece bem? Você não precisa identificar o nome do empreendimento, mas deve apresentar qual é o setor de atuação. Você considera que a empresa incentiva os funcionários a terem um comportamento empreendedor?
1) Como você classifica a orientação estratégica da empresa? Está mais voltada para a percepção e busca de novas oportunidades ou está focada no controle dos recursos, sejam eles humanos, materiais ou financeiros?
2) Como é a estrutura administrativa desta empresa? Há uma forte hierarquia, com níveis hierárquicos bem definidos, ou apresenta uma estrutura simples, com várias redes informais?
3) Quanto à orientação para o desenvolvimento da empresa, o foco é um crescimento rápido e o risco é aceito para atingir este crescimento, ou a empresa está mais focada em um crescimento seguro, lento e firme?
Baseando-se nas questões apresentadas produza um texto apresentando a sua análise.
	Segundo a autora do livro empreendedorismo, Ligia Maria para que uma empresa pratique o empreendedorismo é necessário haver um ambiente que favoreça e estimule o potencial criativo e inovador dos colaboradores. É fundamental uma cultura corporativa que incentive a geração de novas ideias. De fato, a empresa da qual eu trabalho, uma mineradora de grande porte, possui programas que buscam estimular os empregados a ter ideias que contribuam na melhoria dos processos através das ferramentas de qualidade. Um desses programas é o CCQ (círculos de controle de qualidade). 
	Porém, na minha opinião, esses programas não caracterizam a adoção de uma cultura empreendedora nessa organização pelos seguintes motivos:
- Somente a base é que participa desses programas, das quais são caracterizadas como voluntárias, entretanto há pressões dos gestores para a participação de todos os colaboradores.
- Não há a disponibilização de tecnologias avançadas para a prática de pesquisas e o desenvolvimento das ideias. Os recursos são escassos e de difícil acesso.
- Não ocorre a união de pessoas multidisciplinares, dificultando a criatividade e o desenvolvimento das ideias.
- Não há um sistema de recompensa ao trabalhador pelo esforço na criação de um novo método ou produto.
- A alta administração está mais preocupada com a aderência ao programa do que com as inovações.
	Sendo assim, apesar da empresa ter uma hierarquia organizacional bem definida e alguns programas de melhoria contínua, ela está mais preocupada com o controle dos recursos do que incentivar uma cultura empreendedora dos seus funcionários.

Continue navegando