Buscar

Atividade Extraclasse 2

Prévia do material em texto

1) Quais as condições iniciais da expansão cafeeira no Sudeste do Brasil, em meados do século XIX?
A expansão cafeeira no Sudeste brasileiro durante o século XIX deve-se a uma combinação de fatores. De um lado, uma conjuntura externa favorável, com o crescimento do consumo na Europa e nos Estados Unidos, e uma crise em importantes regiões produtoras, os preços mantiveram alta nos mercados consumidores.
no Brasil haviam terras e escravos subutilizados nas lavouras tradicionais de açúcar e algodão e solos novos e férteis, como as terras roxas no interior Paulista.
A rápida ampliação das plantações de café, criou também o primeiro problema: a escassez de mão-de-obra provocada pela interrupção definitiva do tráfico de escravos africanos em 1850. A solução encontrada é a atração de imigrantes, com o apoio oficial. Nas últimas décadas do século XIX, as fazendas de café recebem milhares de imigrantes Europeus, Italianos, Portugueses, Espanhóis, Alemães, Suíços, Eslavos e Asiáticos, que vêm trabalhar em regime de parceria, recebendo por produção ou como assalariado. Com a substituição do trabalho escravo pelo livre, a cafeicultura não apenas se desenvolve como também apressa o fim da escravidão.
2) Qual a importância dos EUA para esta expansão?
O brasil foi particularmente beneficiado em seu comercio de café com os EUA devido a sua posição geográfica. Em meados do século, metade da população brasileira já era absolvida pelos EUA, demonstrando grande importância para essa expansão.
3) Onde estavam localizadas as primeiras regiões cafeeiras e por que elas passaram para o estado de São Paulo?
A primeira região a se cultivar café foi a região do vale do rio paraíba, localizada no mesmo estado do rio de janeiro. Por conta do declínio da cana-de-açúcar na região paulista, os fazendeiros necessitavam de um novo cultivo lucrativo, no caso o café, que se encontrava em ascensão. Por esse motivo houve a expansão cafeeira para o oeste paulista.
4) Quais as principais características da produção cafeeira em São Paulo? 
 A expansão do café para o oeste paulista na metade do século XIX se deve ao fato de se encontrar ótimas condições como a grande disponibilidade de terras para plantio, visto que o cultivo de cana-de-açúcar se encontrava em decadência. Como consequência havia uma disponibilidade de mão de obra. 
Além disso é de suma importância evidenciar a terra fértil (terra rosa) e o fácil escoamento do café ate o porto, visto que são Paulo apresentava uma boa melhora ferroviária.
Diante desses motivos são Paulo se tornava um grande produtor, na qual seu modo de produção se estruturava em latifúndios de monicultura, ou seja, plantio era somente de café em grandes extensões de terra.
5) Quais as características do “Novo equilíbrio econômico” de Caio Prado falam ao final de seu texto?
O País entra em um sistema capitalista, fazendo uma quebra nas antigas estruturas coloniais, assim aplicando a reestruturação, que partir da alteração da mão-de-obra, como viabilização e criação de um proletário o que inviabiliza a existência do trabalho servil, problema que é parcialmente resolvido com a abolição e com as imigrações europeias. Em segundo lugar existe a necessidade de mercados consumidores, problema que foi resolvido em partes, com a quebra dos monopólios comerciais e com a restrição das importações. Estas alterações atingiram diretamente as antigas aristocracias que viram seu poder econômico reduzido, por isso tornaram-se opositores do novo sistema.

Continue navegando