Buscar

Prova Comunicação - Unidade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Salvador (UNIFACS)
COMUNICAÇÂO
Curtam, comentem e se possível salvem na lista!!!! 
Da essa força!!!
Pergunta 1)
Ao longo da unidade estudamos sobre os gêneros discursivos e como eles afetam diretamente as relações humanas e de comunicação no que diz respeito ao uso da língua. Sabemos que diversos fatores influenciam diretamente na maneira como um indivíduo se comunica, e isso varia de acordo com sua cultura, criação, meio em que vive, situação classe econômica e nível de escolaridade. 
 	O Brasil é um país de grande extensão e, dessa forma, permite que existe uma grande pluralidade de povos. Estes, mesmo falantes da Língua Portuguesa, continuam tendo suas próprias maneiras de falá-las ou expressá-las. 
 	Sabemos ainda que os gêneros discursivos sofrem variações quanto ao uso da língua formal ou informal. Um mesmo indivíduo pode abarcar em sua comunicação diferentes variações, como, por exemplo, quando este tem que se expressar durante uma reunião de trabalho (língua formal) ou em uma comemoração com amigos (língua informal). 
 	Diante deste contexto, identifique diferentes gêneros discursivos presentes na nossa língua e como eles se transformam de acordo com o emprego em diferentes contextos sociais e geográficos de comunicação, verificando em qual campo estes gêneros se alocam mais tipicamente, se no formal ou no informal. 
 	A partir dessa reflexão, então, eleja uma região do Brasil e cite alguns exemplos de atos de preconceito linguístico que os povos da região sofrem e o que isso reflete na em sua vivência e comunicação na sociedade, articulando com sua exposição acerca dos gêneros discursivos. ​
Nosso país utiliza de muitos gêneros discursivos, alguns mais utilizados e outros menos, podemos citar como exemplos: aulas, debates, mensagens, notícias, histórias e etc, cada um deles possui características únicas, e podem até mesmo se alterar o emprego em diferentes contextos sociais e geográficos de comunicação, as notícias em jornais mais informais e regionais por exemplo, é muito mais comum de nos depararmos com sotaques, expressões e outras características únicas desse determinado local, as mensagens e histórias também são alteradas bastante quando analisamos diversos contextos sociais diferentes, mas essa diversidade não deve ser considerada como algo ruim, somos um país de extensões geográficas enormes, com todo esse tamanho, seria impossível que não tivéssemos inúmeras diversidades, lembrando que essa diversidade é muito importante, as diversas culturas fazem com que o nosso turismo acabe sendo aquecido, pois, esse é o intuito de viajar, experimentar o diferente.
Antes de abordar uma região que sofre muito com o preconceito linguístico, acho importante explicarmos o seu conceito: o preconceito linguístico é uma forma de discriminação social que consiste em julgar o indivíduo pela forma como ele se comunica, seja oralmente, seja por escrito. Uma região brasileira que sofre muito com essa descriminação é a nordeste, região com cultura muito forte, gírias próprias e diversas características únicas. O nordeste do país já passou por inúmeras dificuldades, como a seca, o desemprego e pouca infraestrutura, o que aumentou muito os êxodos dessa região para outras regiões, como por exemplo a sudeste, que acabou recebendo muitos habitantes de lá. Esse choque cultural fez aumentar o preconceito, afinal, a linguagem de paulistas não é a mesma de cearenses, e infelizmente essa diversidade acaba virando fruto de diversas situações inadequadas, chamando essas pessoas de ignorantes, burros, analfabetos, dentre outros comentários errados, acabam deixando essas pessoas muito retraídas, com pensamentos de inferioridade, o que não é verdade, ninguém é superior por apresentar uma linguagem diferente.

Continue navegando