Buscar

Projeto de Estágio 1º Ano

Prévia do material em texto

1
2
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE
CURSO DE ARTES VISUAIS - LICENCIATURA
ANA CAROLINE MORO CAMPOS
ARTE E NATUREZA COM O ARTISTA FRANS KRAJCBERG
CRICIÚMA, DE 2015
ANA CAROLINE MORO CAMPOS
ARTE E NATUREZA COM O ARTISTA FRANS KRAJECBERG
Projeto para aplicação no Estágio Supervisionado
referente à Docência no Ensino Fundamental II, da 5ª fase
do Curso de Artes Visuais – Licenciatura, pela
Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.
Orientadora: Ma. Edite Volpato Fernandes
CRICIÚMA, DE 2015
“A minha preocupação é aprofundar-me mais na natureza. Há artistas que se aproximam da máquina; eu quero a natureza, quero dominar a natureza. Criar com a natureza, assim como outros estão querendo criar com a mecânica. Não procuro a paisagem, mas o material. Não copio a natureza”.
 Frans Krajcberg
1.Tema: Aprendendo com a arte e natureza
1.1 Título do projeto: Arte e Natureza com o artista Frans Krajcberg
2. Identificação
Nome da escola: Centro Educacional Pequeno Príncipe
Endereço da escola: Rua João Paulo II - Caravaggio
Telefone da escola: 48 34760496
Diretor(a): Juliana Estela Spillere
Professor(a) de Artes: Daniela Zanelatto Baldessar
Turma: Ensino Fundamental I – 1º ano 
Número de alunos: 22 alunos
Carga horária do projeto: 8 horas aulas
Cronologia: 8 aulas, com duração de 45 min cada
Estagiário(a): Ana Caroline Moro Campos
Telefone da estagiária(o): 48 96675890
3. Justificativa 
A educação artística proporciona o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, pois, o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto na criação de formas artísticas quanto na atividade de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.
É importante que o aluno, durante a sua vida escolar, tenha a oportunidade de vivenciar as especificidades apresentadas dentro da área de arte, entretanto é necessário que cada forma artística possa ser desenvolvida e aprofundada em um espaço que ofereça suporte às suas criações. 
Acredito que ter um espaço físico adequado para trabalhar com alunos significa ter acesso aos recursos culturais relevantes para a sua cidadania através da interação com materiais e instrumentos variados em artes visuais, música, dança e teatro. De acordo com a Proposta Curricular de Santa Catarina (2014, p. 35;36): 
[...] pensar em estratégias organizadas para as diferentes idades, características e ritmos; com profissionais qualificados que atuem como mediadores entre os elementos culturais universais e os contextos particulares de bebês, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos; em ambientes bem equipados; com uso de diferentes linguagens e formas de comunicação; do contato direto com as realidades naturais e criadas pelo ser humano; com apoio de materiais especialmente preparados [...]. (WIGGERS, 2007, p. 211).
O presente projeto tem por objetivo, dar continuidade ao trabalho que estava sendo desenvolvido pela professora supervisora Daniela. Para que o assunto trabalhado com as crianças não ficasse fragmentado, darei continuidade trabalhando com a arte e natureza, de forma que os alunos conheçam a importância da natureza e sua rica diversidade em plantas. É a partir destes materiais oferecidos pela natureza, que podemos extrair tintas de sementes, criar escultura com os galhos de árvore, entre outros. Partindo deste contexto, utilizarei o artista Frans Krajecberg, o qual se embasou da natureza para suas criações artísticas. 
4. Objetivo Geral
Desenvolver a criatividade na criança, despertando tendênciaS E FORTALECENDO HABILIDADES, ATRAVÉS DA CRIAÇÃO E RECRIAÇÃO DA ARTE POR MEIO DE ELEMENTOS PRESENTES NA NATUREZA, COM ESTUDO SOBRE O ARTISTA FRANS KRAJCBERG.
5. Objetivos Específicos
· Despertar a imaginação e a curiosidade das crianças;
· Conhecer e apropriar-se de obras de Arte do artista Frans Krajcberg;
· Apreciar a natureza, analisando suas formas, texturas e cores existentes;
· Explorar diferentes elementos que compõem a natureza, por meios de criação, expressão e habilidades;
6. Conteúdos
Artista Frans Krajcberg
Produção Artística
Pintura
Escultura
7. Fundamentação Teórica
A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de valores estéticos, como beleza, harmonia e o equilíbrio. A arte também, pode ser representada entre várias formas, como por exemplo, na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras. 
A arte está inserida no ambiente escolar, sendo a escola o primeiro espaço formal do desenvolvimento de cidadãos e nada melhor como os alunos vivenciarem fora da sala de aula o que está sendo estudado.
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” (Paulo Freire)
 Participar de oficinas de pintura, cerâmica, artesanato, música, o que auxilia muito para o desenvolvimento do lado criador de cada indivíduo. Pois durante o processo de criação, o aluno sente a necessidade de pesquisar e se sentir livre para ampliar e expor suas idéia em relação ao campo da Arte.
É neste sentido que trago aqui o tema que será abordado durante meu projeto, arte e natureza com o artista Frans Krajcberg. Perceber que as crianças precisam ter este contato com os materiais que a natureza nos proporciona, saber reutilizar da mesma para a criação de obras, desenvolvendo o seu pensamento em relação a natureza. A criança desde pequena ainda está em processo de formação, desde o primeiro momento em que ela entra na escola, é a partir desse contexto que devemos trabalhar e explorar os ambientes fora da sala de aula, poder dar oportunidade as crianças a vivenciar a importância que a arte nos traz através da natureza. Portanto, é preciso apreciar, entender e estimular a criatividade das crianças.
Segundo a LDBEN nº 9.394, promulgada em 20/12/1996, no seu art. 26, § 2º, afirma: 
“o ensino de arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”. Revogada a legislação anterior, a denominação “ensino de Arte” é adotada no lugar de “Educação Artística”, conforme vinha sendo chamada esta disciplina escolar desde a LDB 5.691/71
8. Metodologia
Data: 28/04/2015
Horário: 08h15min às 09h00min – Primeira Aula
Iniciarei a aula me apresentando, explicarei para as crianças que irei ser professora deles juntamente com a professora Daniela, durante o período de quatro semanas. Depois organizarei a turma em círculo e darei a oportunidade para que cada criança se apresente, cantando a música “Todo mundo têm um nome”. Logo após, conversarei com a turma explicando o que iremos trabalhar durante as aulas. Irei utilizar como técnica a caixa surpresa, onde dentro estará o livro do artista Frans Krajecberg, o qual irei trabalhar. Questionarei as crianças sobre o que se pode encontrar dentro da caixa, após os questionamentos convidarei uma criança para abrir a caixa, onde a mesma mostrará para a turma o que tem dentro da caixa. Agradecerei a criança por me ajudar, pegarei o livro de suas mãos mostrando novamente para a turma e deixando que as crianças criem suas próprias hipóteses com relação a capa do livro. Apresentarei o autor do livro falando para as crianças um pouco da vida do artista, mostrando a sua foto, algumas obras dele e também mostrarei um vídeo infantil da turma Cocoricó que tem como título “Uma Canção para o Tio Frans”. Depois de apresentar a turma o artista, suas obras, os materiais utilizados e o vídeo, levarei para a sala elementos retirados da natureza, como por exemplo, cascas de árvores, galhos, folhas, flores, sementes, terra e o carvão. Explicando a eles a importância de cuidar da natureza e como é possível reaproveitar tudo o que a natureza nos dá, transformando em arte.
Data: 28/04/2015
Horário: 10h00min às 10h45min – Segunda Aula
Dando continuidade, convidarei as crianças para explorarmoso ambiente escolar, fora da sala de aula. Levarei-as até um local onde possui árvores, para terem um contato direto com a natureza e poder vivenciar o modo como o artista trabalha em suas produções. Durante a conversa, pedirei que cada um recolha da natureza alguns elementos que gostaram ou acharam interessantes. Depois que todos estiverem com os elementos em mãos, pedirei para que as crianças retornem para a sala de aula, os organizarei em grupo e iremos conversar sobre o que cada um trouxe para a sala de aula e questionarei eles, o porque escolheram aquele elemento. Depois de todos apresentarem, pedirei para que organize o material em sua frente para uma melhor visualização e distribuirei folhas sulfite A4 e pedirei para eles desenharem nesta folha o elemento encontrado na natureza. Logo após terminarem esta etapa, entregarei à eles pincéis e tinta guache para que pintem o desenho observado e assim finalizando a atividade, colocarei os trabalhos espalhados para secar.
Data: 05/05/2015
Horário: 08h15min às 09h00min – Primeira Aula
No início recepcionarei as crianças e retornarei a falar sobre assuntos relacionados aula anterior, para poder observar e registrar se as crianças aprenderam e lembram do conteúdo e do artista Frans, o qual estamos trabalhando. Mostrarei para os alunos a imagem da obra “Troncos Queimados”, questionarei os alunos sobre o porque a imagem é de cor preta, abrindo espaço para que comentem sobre a mesma. Caso nenhuma criança consiga descobrir, irei falar que após a queima da árvore ela vira carvão e com o carvão podemos utilizar para várias finalidades, na imagem o artista criou esculturas e nós como futuros artistas vamos para a rua desenhar com o carvão. Levarei as crianças na frente da escola (na calçada), onde colocarei no chão 4 cartolinas brancas grandes onde dividirei a turma em 4 grupos, cada um com uma cartolina. E seguida colocarei em cada grupo um prato com pedaços pequenos de carvão, momento em que as crianças irão criar desenhos com base nas obras do artista, as quais mostrei no início da aula, explicando que o carvão é um elemento da natureza e que vem da origem através da queima de árvores. Complementando, que esta atitude da queima de árvores não é correta, pois estraga o meio ambiente e polui o mesmo.
Data: 05/05/2015
Horário: 10h00min às 10h45min – Segunda Aula
Depois de pronta esta etapa, vamos organizar o lugar e trazer os materiais e as produções para a sala de aula. Dando continuidade, levarei as crianças para a sala de aula e pedirei para que cada grupo apresente a sua obra para a turma. Será um momento de descontração, pois eles irão poder conversar com os colegas sobre a produção de cada um e explicar o que cada um quis trazer com aquele desenho, relacionando com o artista que estamos trabalhando.
Data: 12/05/2015
Horário: 08h15min às 09h00min – Primeira Aula
No terceiro dia de aula, iremos explorar os outros materiais que eu levei para a sala de aula no primeiro encontro. Por a escola ser pequena e não possuir muito espaço que contenham árvores com sementes, irei levar de casa algumas sementes que podemos utilizar como pigmentação para realizar a atividade. Organizarei a turma em um grande grupo, preparando as mesas com papéis e darei para cada criança um avental para que os mesmos não se sujem. Depois de organizados iremos estudar sobre obras que o artista fez utilizando as tintas extraídas da natureza e como fica interessante e diferente o trabalho. Ainda na primeira aula, darei a eles copinhos descartáveis e deixarei que eles experimentem como é o processo de fazer a tinta, porém as crianças irão fazer isso com a terra e enquanto elas experimentam, farei o mesmo processo com as sementes.
Data: 12/05/2015
Horário: 10h00min às 10h45min – Segunda Aula
Na segunda aula, juntos vamos analisar as cores das tintas e através de qual elemento cada cor saiu. Juntos iremos conhecer as sementes e saber de qual árvore ela se originou. Depois de explorar bem os materiais e conhecer como se faz o processo das tintas, distribuirei folhas de cartolina A4 para cada criança e os pincéis. Nesta atividade deixarei as crianças livres para a utilização das tintas e explorar ao máximo suas habilidades e poder ver o resultado final deste processo. Dando continuidade entregarei folhas secas e cascas de árvores para estarem realizando a colagem no seu trabalho, utilizando as mãos para o recorte, trabalhando assim a composição desses materiais.
Data: 19/05/2015
Horário: 08h15min às 09h00min – Primeira Aula
Iniciarei a aula falando sobre a escultura, perguntando as crianças o que elas entendem sobre a mesma. Iremos conversar juntos se elas conhecem e darei alguns exemplos de esculturas feitas com argila, madeira entre outros materiais. Logo após explicarei a partir do livro do artista Frans Krajcberg a escultura feita com galhos de árvores e todo o processo que o artista utiliza para a sua criação e qual o contexto e a finalidade de produzir escultura com galhos. Mostrarei esculturas prontas do artista. Logo após, iniciaremos a aula prática, organizando a turma em um grande grupo, distribuindo os materiais. Irei distribuir galhos de árvores, como se fossem árvores em miniaturas, darei um de cada juntamente com os potes de tinta guache e os pincéis. Após esta parte finalizada iremos deixar as produções secando.
Data: 19/05/2015
Horário: 10h00min às 10h45min – Primeira Aula
Dando continuidade, na segunda aula iremos juntos montar uma mini exposição no corredor da escola, contendo todos os trabalhos feitos desde o primeiro dia de aula do estágio, todos organizados por dia e com uma legenda explicando as produções. Deixaremos expostos e convidaremos a turma do Pré para visitar a nossa exposição que tem como nome “A Arte através da Natureza”. Pedirei para que a turma, a qual estou estagiando, se organizem em grupos, cada um em uma produção e explique para os colegas da outra turma os trabalhos que fizeram, estarei ali para auxiliá-los caso precisem de ajuda.
9. Cronograma
	Data
	Dia
	Horário
	Atividades
	28/04/2015
	3ª feira
	Primeira Aula
08h15 às 09h00
	Apresentação e contextualização do artista Frans Krajcberg com a arte e natureza.
	
	3ª feira
	Segunda Aula
10h00 às 10h45
	Desenho de observação a partir de elementos da natureza.
	Data
	Dia
	Horário
	Atividades
	05/05/2015
	3ª feira
	Primeira Aula
08h15 às 09h00
	Desenho com o carvão, com base na obra “Troncos Queimados”
	
	3ª feira
	Segunda Aula
10h00 às 10h45
	 Continuação e explicação de cada desenho para a turma.
	Data
	Dia
	Horário
	Atividades
	12/05/2015
	3ª feira
	Primeira Aula
08h15 às 09h00
	Produção de tintas dos elementos retirados da natureza.
	
	3ª feira
	Segunda Aula
10h00 às 10h45
	 Continuação e parte prática na utilização das tintas.
	Data
	Dia
	Horário
	Atividades
	19/05/2015
	3ª feira
	Primeira Aula
08h15 às 09h00
	Criação de esculturas com galhos de árvores.
	
	3ª feira
	Segunda Aula
10h00 às 10h45
	 Continuação e exposição final dos trabalhos prontos.
10. Recursos Materiais
Aparelho de DVD, televisão, livro didático, cartolina A4, cartolina grande, folha sulfite A4, caixa, pincéis, copos descartáveis, avental, papel pardo, cola, lápis de escrever, tinta guache, sementes, flores, galhos e cascas de árvores, folhas, carvão. 
11. Avaliação
A avaliação ocorrerá durante o desenvolvimento das aulas, onde em todos os momentos da aplicação do projeto, os desempenhos, as dificuldades e os avanços sejam registradas. O professor observará dos seus alunos a participação em relação a todas as etapas das atividades, assim como, ações e reações frente aos recursos oferecidos. Além disso, será criada uma ficha contendo o desenvolvimento de todos os alunos nas atividades propostas.
12. REFERÊNCIAS
http://artenaescola.org.br/premio/projeto.php?id=73445
https://www.youtube.com/watch?v=3LBGfEH9G2w
VENTRELLA, Roseli; BORTOLOZZO, Silvia. Frans Krajcberg. São Paulo: Moderna, 2006. 72 p..
ANEXO
Música “Todo Mundo tem um Nome”
Todo mundo tem um nome,
Diga lá qual é o seu:
“Bruno, Luiza eAndré”
-E o seu nome como é?
(Cada criança fala o seu nome)
 Troncos Queimado – 
 Escultura com galhos queimados- Jardim Botânico de Curitiba

Continue navegando