Buscar

Política Nacional do Idoso no Brasil

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
 A política nacional do idoso tem como finalidade assegurar os direitos sociais do idoso, formulando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. Foi criada através do Decreto 6.800/2009 e tem por objetivo assegurar diretos sociais da pessoa idosa. 
 A Política Nacional do Idoso, promulgada em 1994 e regulamentada em 1996, assegura direitos sociais à pessoa idosa, gerando condições para viabilizar a sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade e reafirmando o direito à saúde nos diversos níveis de atendimento do SUS.
 Assim, por mais que a legislação brasileira relacionada aos cuidados da população idosa sejam muito avançada , a prática ainda é insatisfatória. A vigência do Estatuto do Idoso e seu uso como motivo para a conquista de direitos dos idosos, a ampliação da Estratégia Saúde da Família que mostra a presença de idosos e famílias frágeis e em situação de grande vulnerabilidade social e a inserção ainda incipiente das Redes Estaduais de Assistência à Saúde do Idoso tornaram premente a readequação da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI).
Política Nacional da Atenção à Saúde da Pessoa Idosa.
ORIENTADOR: PROF. Araciana Moreno
AUTORES: Cinthya de B. Pereira 600787028, Isabel de V. Castro 600791459, Marília S. Da Costa 600780458, Ruan Coutinho de M. Silva 600789499, Thamires de S. Pires 600746880, Yolanda Duarte G. Da Cunha 600734438.
	Promover seminários e encontros relacionados a política para idosos.
	Coordenar, supervisionar e financiar estudos, pesquisas sobre a situação social do idoso.
	SAÚDE
	Atendimento por meio do SUS, criar normas de serviços geriátricos hospitalares, gerando estudos para revelar o caráter epidemiológico de determinadas doenças do idoso. 
• PREVIDÊNCIA E TRABALHO
	 Assegurar mecanismos que impeçam a discriminação do idoso no mercado de trabalho, priorizar atendimento dos idosos nos benefícios.
	Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) é a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com mais de 65 anos que não possui renda suficiente para manter a si mesmo e à sua família, conforme os critérios definidos na legislação.
• JUSTIÇA
	 Tutelar pela execução das normas sobre o idoso acarretando ações para evitar abusos e lesões a seus direitos.
• Serviços de Convivência no Município de São Gonçalo
	Centro Dia para o Idoso- Jardim Catarina, São Gonçalo.
	(CRAS) Alcântara – São Gonçalo – RJ
	Abrigo Do Cristo Redentor Do Estado Do Rio De Janeiro, Estrela do Norte, São Gonçalo.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
 As ações na atenção à saúde dos idosos no Brasil situam-se muito diferente do previsto na PNSI e no Estatuto do Idoso. As iniciativas governamentais na fixação de programas específicos ainda estão acanhadas, considerando o curto espaço de tempo compreendido entre a preparação das Políticas de saúde do idoso e os dias atuais. Entretanto, as iniciativas partem do setor não governamental, de forma que as ações são evoluídas a princípio pela sociedade civil organizada.
 Para que a atenção ao idoso possa se efetivar em bases inter profissionais é fundamental que se impulsione a formação de profissionais treinados, por meio de abertura de disciplinas nas universidades, de residências médicas e de linhas de financiamento a pesquisas que especifique a área da geriatria e gerontologia.
REFERÊCIAS BIBLIOGRAFICAS
BRASIL. Política Nacional do Idoso, Portaria no 1.395, de 09 de dezembro de 1.999. Brasília: Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder executivo, Brasília, DF, 13 dez. 1999. Seção 1, p. 20-24. BRASIL. 
BRASIL. Ministério da Saúde PORTARIA Nº 2.528 DE 19 DE OUTUBRO DE 2006. Acesso em: 25 de outubro. 2019.
Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Redes estaduais de atenção à saúde do idoso: guia operacional e portarias relacionadas. Brasília: Ministério da Saúde, p. 49-72
DESENVOLVIMENTO
 O processo de envelhecimento populacional tem sido discutido e acompanhado por medidas, destinadas a proteger os idosos, como cidadãos cada vez mais presentes nas sociedades mundiais. Até a década de 70, do século XX, no Brasil, os idosos recebiam, principalmente, atenção de cunho caritativo de instituições não governamentais, tais como entidades religiosas e filantrópicas.
 A Política Estadual de Saúde do Idoso tem por objetivo garantir a Atenção Integral à Saúde das pessoas com 60 anos ou mais, proporcionando a manutenção da capacidade funcional e da autonomia, contribuindo para um envelhecimento ativo e saudável.
• Legislações do Direito dos Idosos
 Estabelecem que a família, a sociedade e o Estado têm o dever de assegurar aos idosos todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e direito à vida.
• Direitos do Idoso com base na Política Nacional do Idoso.
	Estimular a criação de incentivos e de alternativas de atendimento ao idoso, como: atendimentos domiciliares, centros de convivência.

Continue navegando