Buscar

Freud X Jung

Prévia do material em texto

Disciplina Psicologia da Personalidade
Semelhanças e diferenças entre Freud X Yang
	Freud
	Yang
	Em relação a libido, dizia que era uma energia predominantemente sexual, concentrada em diferentes partes do corpo durante o desenvolvimento psicossexual de um indivíduo.
	Definiu o conceito de libido como uma energia vital geral única ou força vital que mudaria dependendo do que é mais importante na época para a evolução biológica de nosso corpo: comida, morte, sexo.
	Desenvolveu a teoria da psicanálise
	Desenvolveu a teoria analítica
	Estrutura psicológica do homem tem três níveis: o pré-consciente, o consciente e o inconsciente.
	Também trabalho com o consciente (EGO), mas trabalha com dois inconscientes: o pessoal e o coletivo.
	Em relação ao fenômeno da transferência, Freud acreditava que o terapeuta é como uma lousa limpa onde o paciente pode colocar ou transferir fantasias, modelos, etc. Essas fantasias e modelos podem ser usados ​​para análise. É, portanto, tráfego de mão única.
	A transferência era sim um problema central para a análise, porém definiu o relacionamento terapêutico como duas substâncias químicas diferentes que se alteram quando entram em contato umas com as outras. Em outras palavras, a relação entre o paciente e o psicoterapeuta é um tráfego colaborativo e de mão dupla.
	Era contra a parapsicologia e o estudo dessas idéias e ligá-las à psicanálise. Ele acreditava que isso distorcia as teorias existentes.
	A parapsicologia e os “fenômenos paranormais” eram muito importantes.
	Tanto a neurose quanto a psicose se desenvolvem por causa dos fatores históricos de cada indivíduo. Ou seja, fatores históricos determinam ações atuais e futuras.
	Fatores históricos são relativos para ele. Sendo que para Jung, o foco no presente é o resultado do passado em relação à neurose.

Continue navegando