Buscar

Cheque prescrito: meios de cobrança

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gostaria de provocá-los a refletir se um cheque prescrito perde eficácia de título executivo extrajudicial, caso positivo, se existe outros meios de cobrança deste cheque?
O cheque prescrito não pode ser protestado, de acordo com o art. 1º da Lei n. 9.492/1997 que determina que “para fins de protesto, a prova da inadimplência - e a finalidade precípua do protesto é justamente provar a inadimplência, para fins de iniciar a contagem dos juros -  e, para isso, é preciso que o título ou outro documento de dívida tenha exigibilidade, ou seja, que possa ser exigido de pronto o seu cumprimento.” 
Mesmo que sendo o cheque prescrito “prova da dívida”, o que será exigível, no caso, será o título executivo judicial, desde que o credor obtenha êxito na ação monitória ou na ação de cobrança.
O protesto de cheque prescrito é considerado indevido e gera dano moral.
O prazo prescricional da ação de execução do cheque é de 6 meses, contados após o término do prazo de apresentação (art. 59 da Lei do Cheque), o qual, é de 30 ou 60 dias, conforme a praça de emissão: se o cheque for “da mesma praça”, o prazo de apresentação é de 30 dias. Se, todavia, for “de praças diferentes”, o prazo de apresentação será de 60 dias. O prazo é contado da data de emissão.
O cheque prescrito não poderá mais ser executado. Conforme prevê a Lei do Cheque em seu art. 61, existe a possibilidade de propositura da chamada ação de enriquecimento ilícito contra o emitente ou demais coobrigados, no prazo de 2 anos, contados do dia da prescrição.
O beneficiário do cheque pode ainda mover ação monitória para cobrar do sacado o valor determinado de acordo com a Súmula 299 do STJ (“É admissível a ação monitória fundada em cheque prescrito”). 
A dívida poderá ser cobrada em ação de cobrança fundada na relação causal, submetida ao rito comum ordinário (art. 62 da Lei do Cheque).

Outros materiais