Buscar

TRABALHO IED DIREITO E MORAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRABALHO INTRODUÇÃO DO ESTUDO AO DIREITO
A) RELAÇÃO ENTRE MORAL E DIREITO:
A moral e o direito possuem conteúdos éticos, ou seja, sentido de agir. Na “Teoria do Mínimo Ético” o direito é classificado como parte da moral, assim, os valores jurídicos são valores morais. Portanto, o direito não é nada mais que um conjunto de normas morais que são indispensáveis para a sobrevivência da sociedade. Desta forma, alguns valores morais, devido a sua importância transformam-se em normas jurídicas. Logo, a relação entre moral e direito é que o direito está contido dentro da moral e atua como instrumento para o cumprimento dos preceitos morais básicos e essenciais para vida em sociedade.
B) QUE PAÍSES POSSUEM PENA DE MORTE? :
Os Estados Unidos, a Guatemala e a maior parte da Ásia (Irã, Arábia Saudita, Vietnã e Iraque) e da África (Botsuana, Somália, Sudão do Sul e Sudão) ainda têm a pena de morte legalizada e a utilizam em diversos casos. Outros países, porém, como a Rússia tem a pena de morte legal, mas na prática, ela não é utilizada.
C) O BRASIL JÁ TEVE PENA DE MORTE? PORQUE NÃO TEM MAIS? :
Sim, o Brasil já teve pena de morte.
Pedro II, em 1854, decidiu que todo escravo condenado a pena de morte teria direito a solicitar a clemência imperial pedindo perdão ou a mudança de sua pena. A ultima condenação de um homem livre a morte ocorreu em 1861 e a de um escravo em 1876. Com a abolição da escravidão (1888) a pena de morte para escravos deixou de fazer sentido, entretanto só foi revogada em 1890.
No artigo 60, § 4º, que é o parágrafo que traz todas as cláusulas pétreas (não permite reforma da constituição), se encontra no inciso IV a informação de que não pode haver proposta de emenda que queira abolir os direitos e garantias individuais. Esse é o caso do artigo 5º, onde está a proibição de pena de morte. Desta maneira, devido à constituição, a pena de morte só poderá ocorrer em caso de crime de guerra, como espionagem.
D) EXISTEM PAÍSES QUE IMPEDEM O ACESSO DE MENINAS E MUHERES AO TRABALHO?
Sim, em alguns estados fundamentalistas islâmicos a mulher é propriedade do homem e deve cuidar apenas dos afazeres domésticos, com isso, não podem estudar ou trabalhar. A justificativa para isso é encontrada na religião que é inserida no texto legal ocorrendo assim a discriminação dos direitos das mulheres e homens.

Outros materiais