Buscar

Questionário EDS - Química Módulo 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- A necessidade da Lubrificação começou no Egito Antigo, com a necessidade de transportar colossos e blocos para a construção Esfinges e Pirâmides. Como a lubrificação era desconhecida, os egípcios utilizavam galhos de árvores para arrastar e puxar os trenós com aproximadamente 60 toneladas de blocos. A função dos galhos de árvores era:
Resposta – (B)
A função dos galhos de árvores (roletes) era reduzir o atrito de deslizamento entre o trenó e o solo, transformando-os em atrito de rolamento.
2- De 776 a.C. 393 d.C. celebrava-se na Grécia os primeiros Jogos Olímpicos, uma tradição que se seguiu de 4 em 4 anos. Uma das modalidades desta Olimpíada era a corrida de Bigas, que também tinham seus eixos lubrificados por gordura animal.
Em 200 d.C. os romanos também utilizaram as Bigas como meio de transporte, que por sua vez também eram lubrificadas por gordura animal.
Na Idade Média, mais precisamente do Séc. V ao X, a gordura animal foi usada em pouca quantidade para lubrificar o mecanismo de abertura.
A gordura animal usada nas situações citadas agia como:
Resposta – (D)
Lubrificante semi-sólido ou graxa lubrificante.
3- No final do Séc. VIII na Noruega, ano de 780, os vikings, guerreiros e aventureiros marítimos eram experts na construção de barcos. Construíram os primeiros e aperfeiçoados Drakkars compridos barcos a vela. Foi usado por um bom tempo o óleo de baleia para lubrificar o suporte de articulação das velas e o eixo do leme.
No início das grandes navegações comerciais, Séc. XV, o óleo de baleia também foi usado para lubrificar os moitões e timões dos navios.
Pode-se dizer que o lubrificante utilizado pode ser classificado como:
Resposta – (D)
De origem animal, pelo fato de ser extraído da baleia.
8- Lubrificação adequada garante a durabilidade do motor. Novas tecnologias incluem bomba extra para auxiliar a partida. (Globo.com 19/04/2009) - A lubrificação é vital para a saúde do motor e qualquer deficiência pode comprometer sua vida útil. Como parte essencial da mecânica de um automóvel, a lubrificação enfrenta dois momentos críticos. O primeiro deles é a partida a frio. O segundo é o funcionamento em baixas rotações. Quanto aos lubrificantes semi - sólidos ou graxas, pode-se afirmar :
Resposta – (B)
As graxas apresentam a desvantagem de apresentarem pouca afinidade com as superfícies.
9- Quanto aos aditivos detergentes/dispersantes pode-se afirmar :
Resposta – (E)
Todas as alternativas citadas, estão corretas.
10- Volkswagen convoca recall de 193.620 unidades do Novo Gol e do Voyage no Brasil| Publicada em 10/02/2010 O Globo De acordo com nota divulgada pela montadora, a empresa constatou a possibilidade de insuficiência de engraxamento no rolamento das rodas traseiras em algumas unidades. "A utilização do veículo nessa condição pode causar ruído e o uso continuado pode ocasionar o travamento da roda. Em casos extremos pode haver o desprendimento da roda e, eventualmente, acidentes. Com essa ação, a empresa deverá realizar a inspeção, aplicação de graxa e, se necessária, a troca do rolamento", explicou o documento. 
Quanto aos componentes das graxas pode-se afirmar:
Resposta – (C)
O sabão usado como espessante, que é um éster metálico de um ácido graxo, é também um lubrificante e a formação da película lubrificante se dá devido a polaridade da molécula.
11- Lubrificação adequada garante a durabilidade do motor. Novas tecnologias incluem bomba extra para auxiliar a partida. (Globo.com 19/04/2009) – Na partida a frio, a bomba de óleo tem dificuldade para lubrificar de forma adequada todas as partes móveis do motor. Com o propulsor frio, o óleo ainda está totalmente depositado no cárter e muito espesso, o que dificulta sua circulação imediata por todo motor. Já em baixas rotações, o sistema trabalha com baixa pressão, uma vez que a bomba é acionada pelo funcionamento do motor. Desse modo, a lubrificação também fica comprometida.
Quanto aos óleos minerais pode-se afirmar:
Resposta – (B)
São produzidos a partir do petróleo cru por destilação a pressão reduzida devido ao alto ponto de ebulição. 
13- A densidade é a relação entre massa de uma substância e o volume ocupado pela mesma é chamada densidade absoluta ou massa específica da substância, ou seja, é a massa da unidade de volume da substância.
Resposta – (E)
Todas as alternativas citadas, estão corretas.

Outros materiais