Buscar

Casos Constitucional 1 e 2

Prévia do material em texto

Caso Concreto 1
Questão Objetiva: 
Resposta: (A) Dirigente, por traçar planos de ação visando dirigir o processo de evolução política.  
 
Questão Subjetiva: 
Resposta:  
Sim. Enquanto o  Constitucionalismo Contemporâneo ou Neoconstitucionalismo tem um sistema  universalizante, conforme descreve o doutrinador Luís Roberto Barroso e Ana Paula de Barcellos (2003, p. 313): “A Constituição passa a ser encarada como um sistema aberto de princípios e regras, permeável a valores jurídicos suprapositivos no qual as ideias de justiça e a de realização dos direitos fundamentais desempenham um papel central.”, o qual tem como características a supremacia do texto constitucional, as garantias, a promoção e  a preservação dos direitos humanos, a força normativa dos direitos constitucionais, o Constitucionalismo Latino-Americano ou Constitucionalismo social, vem, por sua vez, consagrar os direitos sociais, econômicos e culturais, pautados no ideal da igualdade (material), intervindo em todo o corpo social a fim de corrigir as desigualdades existentes, a partir da sua  interpretação e aplicação, sendo um extensor desses direitos para que possam alcançar a parte minoritária da sociedade, que nada tem a ver com números, mas sim com a marginalização de determinado grupo dentro da sociedade face os aspectos econômicos, sociais, culturais, físicos ou religiosos em que estão inseridos.  
 
 
Caso Concreto 2  
 
Questão Objetiva: 
Resposta: ( C ) Relacionado à alteração de significado da norma constitucional sem que haja qualquer mudança no texto da Constituição Federal. 
Questão Subjetiva: 
A) Quanto à estabilidade, é possível considerar que a nova Constituição deve ser classificada como rígida?
Resposta: 
A nova Constituição da República Teta, deve ser classificada como rígida, pois  além de conter em suas especificidades um processo legislativo mais rigoroso, o legislador constituinte opta pela presença de 02 turnos de votação e um quórum especial conforme descrito no Art. 63 - “No que se refere às normas materialmente constitucionais, a manifestação do poder constituinte derivado reformador somente será reconhecida se o processo de votação for aprovado pela maioria de 4/5 do total de membros do Parlamento da República, em votação a ser realizada em dois turnos” o que torna os processos de modificação ou emenda mais difíceis e morosos do que uma lei ordinária. 
Segundo Paulo Bonavides e Pedro Lenza, em suas obras classificam como rígida a constituição que determina um procedimento solene e especial para que haja modificação, sem que seja admitido alteração da mesma forma que as leis ordinárias. 
B) No caso em tela, e de acordo com o art. 100 do ADCT da Constituição da República Teta estabeleceu-se a integral revogação das normas da constituição anterior, de modo que não há o que se falar uma suposta vigência das normas da constituição anterior, mesmo que com 
‘status mitigado” de lei ordinária, no âmbito do atual ordenamento constitucional. 
A Desconstitucionalização é um fenômeno que se manifesta quando uma nova constituição é promulgada, e as normas formalmente constitucionais da Constituição anterior, que não tenham sido contrariadas ou repetidas adentrem no novo sistema com o nome de lei ordinária. 
conforme é o entendimento de Marcelo Novelino em sua obra - Direito Constitucional.

Continue navegando