Buscar

AV DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Prévia do material em texto

2a Questão
	
	De acordo com a classificação de origem de resíduos estes podem ser classificados nas seguintes modalidades, exceto:
		
	
	Hospitalar.
	
	Radioativo.
	 
	Hídrico.
	
	Industrial.
	
	Doméstico.
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Uma indústria cosmética contratou uma empresa terceirizada para encaminhar resíduos perigosos para incineração. No caminho para o incinerador o caminhão da contratada sofreu uma avaria que resultou em derramamento de resíduos na estrada e contaminou um curso dá água. Com base na Lei de Crimes Ambientais está correto afirmar que:
		
	
	O evento não configura crime ambiental, pois ocorreu fora da unidade produtiva.
	
	Trata-se de um crime ambiental, de maneira que a contratante poderá ser responsabilidade administrativa, civil e penalmente, caso não possua Licença de Operação.
	
	Trata-se de um crime ambiental, sendo que a responsabilidade da pessoa jurídica exclui a das pessoas físicas envolvidas.
	 
	Trata-se de um crime ambiental, sendo que a contratante também poderá ser responsabilizada administrativa, civil e penalmente.
	
	O evento não configura crime ambiental, pois envolve vários partícipes.
 
	1a Questão
	
	
	
	A classificação de resíduos sólidos é fundamental para nortear as ações relacionadas ao gerenciamento adequado e eficaz. São características dos resíduos industriais:
		
	 
	Compostos por grande quantidade de resíduos perigosos, que variam de tipologia conforme o processo produtivo da atividade.
	
	Causam impacto ambiental adverso significativo e são constituídos por grande quantidade de resíduos orgânicos.
	
	Compostos por grande parte de resíduos não perigosos, sendo o Estado responsável pelo seu tratamento e destinação final.
	
	Com frequência demandam soluções custosas para tratamento e destinação final, que devem obrigatoriamente ser implantadas na própria unidade industrial.
	
	Causam impacto ambiental adverso moderado e são integralmente destinados a aterros sanitários.
	 4a Questão
	
	
	
	Segundo a norma NBR 10.004 de 1987 os resíduos podem ser classificados em, exceto:
		
	
	Classe III
	
	Classe II B
	
	Classe I
	
	Classe II A
	 
	Classe IV
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Sobre as cooperativas de catadores responda:
		
	
	Deve fornecer equipamentos de proteção individual e instrução para seu uso, para os catadores
	 
	Todas as alternativas anteriores estão corretas
	
	Podem ser consideradas como uma forma de valorização social de um grupo de pessoas marginalizadas pela sociedade, geralmente composto por moradores de rua
	
	Gera emprego, renda e dá aos catadores um suporte administrativo e contábil
	
	Reduz as despesas com os programas de reciclagem de lixo
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Desde 2007 a empresa  Natura, atuante no segmento cosmético,  recolhe resíduos, embalagens e materiais de divulgação em São Paulo, Bahia e mais 3 estados. Os itens são reciclados e reutilizados posteriormente. Vale destacar que todo o processo é realizado pela própria Natura, sem qualquer envolvimento de nenhuma outra empresa.
Disponível em: < https://www.ignicaodigital.com.br >. Acesso em 12 jul.2018.
A atividade realizada pela empresa é denominada:
		
	
	Logística Ambiental.
	
	Logística de Produção.
	 
	Logística Reversa.
	
	Logística para Abastecimento.
	
	Logística Empresarial.
	 4a Questão
	
	
	
	A gestão integrada de resíduos sólidos é uma questão de relevância na sociedade contemporânea, sendo constituída das seguintes dimensões:
		
	
	Comunicação, Legislação e Implementação.
	 
	Interessados, Elementos do Sistema de Resíduos e Sustentabilidade.
	
	Interessados e Poder Público.
	
	Stakeholders e Poder Público.
	
	Agências Ambientais e Organizações Não Governamentais.
	 5a Questão
	
	
	
	No dia 2 de Agosto de 2010 foi sancionada a Lei Nº 12.305 que criou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, após 19 anos de tramitação. Este passou a ser o marco regulatório da Gestão de Resíduos Sólidos do Brasil estabelecendo os princípios, diretrizes e instrumentos, bem como as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos (exceto os rejeitos radioativos), às responsabilidades dos geradores e do poder público, as metas e aos instrumentos econômicos aplicáveis. São os principais objetivos da Lei N° 12.305:
A. Proteger a saúde pública.
B. Regular a importação de matérias-primas para a indústria.
C. Manter a qualidade ambiental.
D. Proibir a geração de impactos ambientais nas atividades potencialmente poluidoras.
E. Melhorar as tecnologias limpas, visando à minimização dos impactos ambientais adversos.
Estão corretas:
		
	 
	A, C e E.
	
	B, C, D e E.
	
	A, B e C.
	
	A e E.
	
	D e E.
	 6a Questão
	
	
	
	Uma das grandes dificuldades do atendimento a emergências envolvendo cargas perigosas é o fato de existir um número bastante diversificado de produtos químicos em circulação, o que reforça a importância da sinalização da unidade e dos equipamentos de transporte. Sobre a sinalização de segurança está correto afirmar que:
		
	
	Os painéis de segurança devem ser afixados na parte interna do veículo, próximo ao motorista.
	
	A responsabilidade pela sinalização das unidades de transporte cabe à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
	
	Cabe ao fabricante estabelecer o seu próprio número de identificação do produto.
	
	A sinalização deve permanecer no veículo mesmo após a finalização do transporte (descarregamento).
	 
	Os rótulos de risco devem estar preferencialmente afixados nas laterais e nas traseiras dos reboques e semirreboques que compõem a unidade de transporte.
	Resp
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	No Brasil, os resíduos sólidos foram, por muitos anos, depositados em lixões, sem que houvesse sistema adequado de controle de poluição. Com isso, esses lixões se transformaram em áreas potencialmente contaminadas que precisam passar por processos de remediação. Acerca da remediação dos lixões, avalie as afirmações que se seguem. I. Os gases captados do lixão têm alto poder calorífico, o que potencializa sua utilização energética, apesar dos altos custos financeiros característicos dos processos de pressurização do gás metano. II. A aceleração da decomposição da matéria orgânica presente no lixão e feita injetando-se, dentro da massa de resíduos, solução concentrada de microrganismos decompositores e(ou) ar atmosférico. III. O chorume coletado no lixão apresenta níveis de DBO muito acima daqueles verificados para os esgotos domésticos, e por isso, a estabilização de sua carga orgânica requer nível terciário de tratamento. IV. A implantação de sistemas de drenagem de águas pluviais afasta as águas de chuva do lixão, evitando que essa água penetre na massa de lixo e, consequentemente, haja formação de mais chorume e gases. V. Os sistemas de drenagem de gases tipo espinha de peixe são indicados para a captação dos gases presentes nos lixões por não exigirem, para sua instalação, grande movimentação na massa de resíduo depositada. É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	II, III e IV.
	
	I, III e IV.
	
	II, IV e V.
	
	I, III e V.
	 
	I, II e lV.

Continue navegando