Buscar

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE S2 FILOSOFIA TRABALHO 03

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
DIREITO
FILOSOFIA
FRANCISCO AMBROSIO LEITE BASTOS
TRABALHO DE FILOSOFIA
03
DUQUE DE CAXIAS-RJ
2020
FRANCISCO AMBROSIO LEITE BASTOS
Turma: 1008, Matrícula: 202001443282
Trabalho de Filosofia apresentado à Universidade Estácio de Sá, proposto pelo professor Leonardo Bruno da Silva, para o Curso de Direito.
Duque de Caxias-RJ
2020
Separemos um trecho deste texto e você deverá prepara uma interpretação deste trecho apontando elementos do pensamento utilitarista e como você o interpreta.
 “Uma vez tomado o indivíduo como unidade de análise, a sociedade perde sua materialidade e é convertida em entidade fictícia: “A comunidade não constitui um corpo com uma alma que pensa e sente. Quem pensa e sente são unicamente os indivíduos [...]. O indivíduo é ele próprio um todo e é a soma desses pequenos todos que vai formar a comunidade” (Araújo, 2006, pp. 273-274). Assim, não há um “corpo social” que possa ser apreendido como unidade inteligível, dotada de características próprias, senão como mera agregação de suas partes componentes. A isso se associa a ideia de indivíduos atomizados, dotados de fins independentes, o que coloca o pensamento utilitário perante um impasse quanto à produção de uma retórica de bem-comum.”
 Como todos sabemos, o Utilitarismo tem em sua estrutura cinco fontes, que são elas: a teleologia, eudonismo, sentimentos sociais, consequencialismo e imparcialidade. O mesmo tem por finalidade, o bem- comum. No texto acima, a autora demostra claramente que essa finalidade é colocada em xeque a partir do momento que afirma que a comunidade ou sociedade é uma entidade sem rosto, ou seja, a sociedade é formada pelo povo; e quem é o povo? – É uma entidade sem rosto, formada pelos cidadãos que agem em conformidade com sua ética moral, confrontando assim a imparcialidade e demais fontes do Utilitarismo. Senão vejamos: vamos aqui utilizar o exemplo do trem que está prestes a cair em um desfiladeiro, ora, se você pode optar, entre salvar mil pessoas ou um filho seu, certamente irá optar em salvar o filho. Isso ocorre porque como disse à autora “Não há um corpo social que possa ser apreendido como unidade inteligível, dotada de características próprias, senão como mera agregação de suas partes componentes. A isso se associa a ideia de indivíduos atomizados, dotados de fins independentes”.
Duque de Caxias-RJ
2020

Continue navegando