Buscar

platica interdiciplinar 6

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Prática Interdisciplinar IV (HID101)
	Avaliação:
	Socialização ( Cod.:443434) ( peso.:3,00)
	Prova:
	11281676
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A Constituição de 1988, em especial no artigo 215 e 216, define que a partir daquele documento os exemplares de patrimônio histórico e cultural brasileiro devem ser entendidos tanto como BENS de natureza MATERIAL e como IMATERIAL, tomados INDIVIDUALMENTE ou em CONJUNTO. 
Observe o que prescreve o Artigo número 216:
- Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem: I - as formas de expressão; II - os modos de criar, fazer e viver; III - as criações científicas, artísticas e tecnológicas; IV - as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; V - os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.
Levando em consideração estas previsões, construa um texto apresentando os principais locais, expressões, manifestações, eventos, fenômenos e movimentos considerados como patrimônio histórico e cultural que podem ser utilizados na realização de atividades de ensino-aprendizagem no ensino da História.
	Resposta Esperada:
As receitas, os modos preparar os ingredientes e consumir alimentos de uma determinada tradição e/ou região, os roteiros de imigração, parques, comunidades, vilas inteiras, dialetos, lendas e contos, edificações, monumentos e documentos da História política e militar do Brasil. Objetos, ferramentas, tecnologias, paisagens, testemunhos, memórias e demais saberes, bem como museus, arquivos públicos, sítios arqueológicos, edificações e conjuntos arquitetônicos, centros históricos, mercados municipais e pontos de feiras públicas, colônias de pescadores, associações de moradores, de artesãos e demais trabalhadores. Unidades do exército e bombeiros, igrejas, templos, centros religiosos e de caridade, monumentos e marcos fundantes, praças, cemitérios, escolas, bibliotecas, hospitais, assim como eventos, festividades e comemorações, entre outros.
	2.
	Lao Tsé (604 a. C-531 a. C), importante pensador da China Antiga, proferiu a seguinte frese: "Ainda que a argila possa receber a forma de vaso, a essência do vaso reside em seu interior". A frase abre campo de reflexão para que se amplie a noção de patrimônio histórico material, edificado e obras de artes de artistas renomados ou de caráter excepcional. Levando em consideração a frase que foi pronunciada por Lao Tsé, meio século antes Cristo, elabore um texto argumentando sobre a importância de se utilizar e estudar os exemplares, os conteúdos, as expressões e manifestações de patrimônio histórico e cultural como possibilidades de ensino-aprendizagem em História.
	Resposta Esperada:
A educação patrimonial em espaços não escolares valoriza o acervo, o repertório, os exemplares e as expressões vida social, histórica, política, econômica e cultural da sociedade que antecedeu o presente. Permite reconhecer e prestigiar a capacidade de criação, inovação dos mais diferentes indivíduos, grupos, comunidades e povos. Carrega um potencial latente pelo qual é possível perceber a criatividade e a versatilidade humana no sentido de criar, recriar, fazer e refazer os espaços que dispõem as tecnologias das quais contam e lançam mão, os saberes que reúnem, as tradições que alimentam, as referências de identidade que os definem, o que lhe fornece as condições necessárias à sobrevivência, à realização e à superação diante da realidade enquanto tal. Renovar as fontes, as estratégias e as alternativas de ensino e pesquisa em história, incluir temas, problemas, objetos e a inclusão de sujeitos e minorias até então excluídos das narrativas historiográficas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando