Buscar

atividade UAPI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ
UNIVERSIDADE ESTADUAL D O PIAUÍ
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE ABERTA DO PIAUI
DISCIPLINA: ECONOMIA E MERCADO
PROFª: JOSEANE DE CARVALHO LEÃO 
TUTOR A DISTÂNCIA: FRANCIVALDO SANTOS REGO
ALUNA: SALETTE DE CARVALHO FERREIRA
ATIVIDADE DE ENVIO DA UNIDADE I
01. Quais são as características da Concorrência monopolista e do Oligopólio. Visto que o consumidor se favorece com as vantagens de preço e extra-preço qual destas duas estruturas de mercado é mais favorável para o consumidor? Explique.
O oligopólio na prática é o mercado em que a oferta de um produto ou serviço, que possui vários compradores, é controlada por um pequeno grupo de vendedores. Os oligopolistas tendem a atuar em comum acordo ou, quando a lei permite, a estabelecer cartéis com pactos formais sobre preços e abastecimento, o que, virtualmente, torna monopolística sua atividade econômica. oligopólio é um tipo de estrutura de mercado que pode ser definido de duas formas: oligopólio concentrado (pequeno número de empresas no setor) e oligopólio competitivo (pequeno número de empresas domina um setor com muitas empresas).
No mercado monopolista, já que só existe uma única organização ofertando o serviço, o preço de determinado bem ou serviço independe da elasticidade de demanda, tendo em vista que apenas um indivíduo produz determinado produto. Em outras palavras, uma estrutura de mercado monopolista apresenta três características principais: uma única empresa produtora do bem ou serviço, não há produtos substitutos próximos, existem barreiras à entrada de firmas concorrentes.
O consumidor não possui poder nesses mercados, geralmente esses mercados surgem com o auxílio do estado. Ou seja, o governo, através de suas agências reguladoras, não permite aumentos abusivos no preço, garantindo que os consumidores tenham acesso a produtos e serviços com qualidade.
02. Descreva pelo menos 04 hipóteses da concorrência perfeita.
Quando a dimensão de cada empresa é insignificante em relação às demais empresas. Por exemplo: a farmácia toda esquina tem uma, mercadinhos em cidade pequenas, bar em cidade pequenas, feira. 
03. Identifique (exemplificando) e descreva algumas barreiras impostas à entrada de novas empresas para concorrer no mercado encontradas nas estruturas de mercado oligopolistas e de monopólio.
O tamanho dos oligopólios e monopólios, barreiras de preços, ações desleais dos grandes concorrentes, e ações do estado que impedem a entrada de novos concorrentes. Por exemplo: o GLP (gás de cozinha) há apenas um fornecedor (Petrobras) e 5 empresas (Liquegaz, Supergasbras, Ultragás, Copagaz, Nacionalgás) que vende para o consumidor final.
04. Identifique as características do cartel, truste e holding.
Cartel: os preços ficam tabelados e acabam com a concorrência entre si, deixando o consumidor no prejuízo, perdendo a possibilidade de procurar por melhores preços.
Truste: são grupos formados por proprietários de grandes empresas se fundem – estes já detinham o controle da maior parte do mercado – tornando-se sócios de uma única grande empresa. Com isso, eles terão em suas mãos o controle de grande parte do mercado consumidor. Dificultando a pesquisa de preços por parte do consumidor, tornando difícil encontrar preços menores.
Holding: são o conjunto de diferentes companhias dominadas por uma organização central, responsável por administrar a maior parte ou todas as suas respectivas ações.   Em muitos casos, as holdings formam conglomerados compostos por inúmeras empresas dos mais diversos segmentos e até concorrentes entre si. Se uma única pessoa é dona de duas ou mais empresas que produzem o mesmo produto, a concorrência acaba não existindo e isso configura, assim como nos outros dois casos, uma farsa.

Continue navegando