Buscar

APX 2020 1 Empreendedorismo

Prévia do material em texto

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo 
 EMPREENDEDORISMO
	 
	Prof. Coordenador(a): Roberta Dalvo 
	Data: 17/04/2020
	Tutoria à Distância: Carlos 
	Pólo: Niterói
	Aluno (a): Carolina Santos Lucena 
	Período: 6°
	Mat.: 17217130016
Avaliação Presencial – 1 
1) Como ser criativo nem sempre está ligado a criar coisas que nunca existiram? (2,0) 
 
 
R.: Criatividade nem sempre significa inventar algo que não existe, mas sim estar atento as oportunidades e tendências, fazer algo que tenha seu diferencial, inovar e adaptar para que se torne algo propício ao sucesso e admiração.
 
2) Como o empreendedor pode atuar para aumentar a chance de sucesso do seu negócio? (2,0) 
R.: Uma atitude empreendedora exige autoconfiança para fazer o que é preciso, persistência para seguir em busca do objetivo, comprometimento para realização das metas e planejamento para não perder o rumo.
Algumas atitudes como ter responsabilidade sobre o negócio, colocar as ideias em prática, saber analisar a situação para fazer escolhas corretas, planejamento, persistência, foco, atitude e criatividade são fundamentais para se tornar um empreendedor de sucesso.
 
 
3) Cite duas dificuldades que podem minimizar a busca pelo empreendedorismo social? (2,0) 
 
R.: Uma delas é o retorno financeiro positivo, uma vez que, no empreendedorismo social o foco não seja o lucro em si, mas sim a ação social e o bem-estar de quem está se beneficiando dela, o retorno financeiro é muito importante para se manter ativa no mercado e assim continuar a atender seu público.
Outra dificuldade é a dificuldade na elaboração de um plano de negócios.
 
4) Por que a identificação dos nossos futuros concorrentes é importante para abertura de um negócio? (2,0) 
 
R.: Garante que a empresa se posicione corretamente, permite que se mantenha em dia com o mercado, se obtém vantagem competitiva, diminui as chances de erro do negócio, e você passa a conhecer as forças e as fraquezas dos concorrentes. 
 
 
5) Leia a tirinha abaixo e responda: Como a tirinha retrata a realidade de muitos empreendedores? (2,0) 
 
Muitos empreendedores não suportam a pressão do mundo de negócios e acabam abandonando, fechando a empresa ou até mesmo falindo. Antes de tudo, ter conhecimento, de modo em geral, é muito importante antes de começar qualquer negócio, mas também é preciso pensar e agir como um empreendedor e ter algumas características como saber raciocinar em momentos de pressão, ter visão analítica, saber identificar e corrigir problemas e não desistir, mas sim aprender com eles, para que mesmo com qualquer desafio que a empresa enfrente, saiba solucionar e caminhar cada vez mais rumo ao sucesso.

Continue navegando