Buscar

1 EXERCÃ_CIO DE FIXAÃ_Ã_O DE CONTEÃ_DO II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO DE CONTEÚDO – 2019.2 
Nome: ________________________________________________________________R.A.______________________
Nome: ________________________________________________________________R.A.______________________
Nome: ________________________________________________________________R.A.______________________
Nome: ________________________________________________________________R.A.______________________
Em Avaliação Psicológica, bateria de testes é a expressão empregada para indicar um conjunto de dois ou mais testes ou técnicas utilizadas para fornecer subsídios que permitam ratificar ou invalidar hipóteses, atendendo o objetivo da avaliação. A bateria de testes é utilizada por duas razões principais:
a) as dúvidas frente às dissonâncias entre os resultados dos testes se dirimem na comparação de validação via método das metades; há também uma ampliação da confiabilidade intertestes com tal comparação. 
b) a confiabilidade dos instrumentos psicodiagnósticos é baixa, necessitando uma ampla gama de resultados para minorar essa limitação. Do mesmo modo, a validade, às vezes, insuficiente dos instrumentos se robustece na comparação entre os resultados. 
c) a comparação entre os resultados dos testes visa a identificar os traços idiossincráticos que destoam do conceito estatístico de normalidade; além disso, aspectos não mensuráveis podem ser detectados de forma transversal na comparação dos testes com a entrevista. 
d) uma avaliação suficientemente abrangente do avaliado não é possível ser obtida com nenhum teste isolado; além disso, a utilização de uma série de testes implica em uma tentativa de validação intertestes dos dados obtidos, minorando a margem de erro e fundamentando melhor as inferências clínicas. 
e) a maior quantidade de documentos comprobatórios das hipóteses levantadas em laudo traz mais confiança às inferências empíricas. Do mesmo modo, devido à ampla variedade de instrumentos psicodiagnósticos no mercado, buscar mais de uma escolha mantém contínuas as pesquisas a respeito das temáticas, melhorando a qualidade dos testes.
2) a respeito da avaliação psicológica, assinale a alternativa correta.
A) Ela é dinâmica e se constitui em fonte de informações de caráter determinativo acerca dos fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, entre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária. 
B) Essa avaliação consiste em estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo ou não com a demanda e os fins aos quais a avaliação se destina. 
C) Os resultados das avaliações devem considerar e analisar os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo, com a finalidade de servirem como instrumentos para atuar não somente sobre o indivíduo, mas na modificação desses condicionantes que operam desde a formulação da demanda até a conclusão do processo de avaliação psicológica. 
D) Ela refere-se a um processo restrito que envolve a integração de informações provenientes de uma única fonte, tais como: testes, entrevistas, observações e análise de documentos. 
E) Ela utiliza apenas a testagem psicológica como instrumento avaliativo. 
3) A seleção de testes e escalas psicológicas é algo complexo, e deve contemplar as características dos sujeitos, aquilo que se deseja medir, as características psicométricas dos instrumentos, verificar seus manuais para compreender sua aplicação. A construção de uma bateria psicológica deve
A). buscar instrumentos de naturezas diferentes, para que se obtenha um estudo amplo da dinâmica do sujeito. 
B) usar um instrumento relevante, pois a amplitude da interpretação é dada pelo teste. 
C) minimizar o uso de testes, buscando sempre que possível técnicas próprias, pois deste modo o psicólogo não fica limitado ao âmbito da estatística descritiva. 
D) garantir que o uso de técnicas seja predominante na avaliação psicológica, pois os testes psicológicos “rotulam” o sujeito. 
E) usar apenas dois testes psicológicos, sendo um de inteligência e outro de personalidade, pois são as instâncias psíquicas a serem mensuradas. 
4) A comunicação verbal discriminada e dosificada dos resultados obtidos no psicodiagnóstico, feita pelo psicólogo ao paciente, aos seus pais e ao grupo familiar, corresponde a: 
A) recepção da mensagem. 
B) interpretação projetiva. 
C) interpretação introjetiva. 
D) devolução da informação. 
E) revisão terapêutica.
5) No que se refere ao psicodiagnóstico, assinale a alternativa correta.
A) O levantamento quantitativo e qualitativo dos dados, incluindo a integração deles, constitui a última etapa de um processo psicodiagnóstico. 
B) O psicodiagnóstico é um processo que tem início em uma consulta, a partir da qual se delineiam os passos do exame, que constitui uma das rotinas do psicólogo clínico. 
C) Na prática, considera-se que os sintomas estão presentes quando os limites da variabilidade normal não são ultrapassados. 
D) Um problema é identificado quando são reconhecidas alterações ou mudanças nos padrões de comportamento normal, que são percebidas como sendo de natureza exclusivamente qualitativa. 
E) Não é necessário que o paciente apresente certo número de características sintomatológicas, durante determinado período de tempo, para ser possível chegar a uma decisão/conclusão diagnóstica.
6) Uma definição de teste psicológico considera-o como uma medida objetiva e padronizada de uma amostra de comportamento. Tendo como base esta definição, é preciso que o psicólogo considere na condução de uma avaliação psicológica, que 
Parte superior do formulário
A) a escolha de um teste psicológico se justifica quando esse teste capta, exaustivamente, o construto/fenômeno psicológico a ser avaliado, não sendo adequado o uso de testes diferentes para avaliar um mesmo construto/fenômeno. 
B) a utilização de testes psicológicos caracteriza uma abordagem da psicologia que é epistemologicamente incompatível com a utilização de outras formas de avaliação, como entrevistas, devendo o psicólogo evitar tal ecletismo ingênuo 
C) os instrumentos psicológicos têm limitações e vantagens que não são absolutas; são relativas à população a que se destinam, às condições em que serão utilizados e aos objetivos da avaliação, tornando obrigatória uma análise crítica 
D) o contratante da avaliação tem direito, assegurado por lei, à totalidade das informações produzidas no processo de avaliação, cabendo ao psicólogo garantir este direito. 
E) se seu trabalho está sendo contratado/remunerado por uma pessoa distinta do avaliado, ele está desobrigado a apresentar os objetivos da avaliação, bem como os resultados desta ao avaliado. 
7. Apresentar em seu manual estudos voltados para a fidedignidade, validade, padronização e normatização é condição para que um teste psicológico seja considerado em condições de uso. Tomando como base as definições de fidedignidade e validade, julgue os seguintes itens. 
I Fidedignidade ou padronização refere-se ao sistema de interpretação dos escores obtidos em um teste. 
II A validade de um teste reside na sua capacidade de medir aquilo que se propõe a avaliar. 
III A precisão é uma característica necessária e suficiente para garantir a validade de um instrumento. 
Assinale a opção CORRETA.
A) Apenas o item I está certo. 
B) Apenas o item II está certo. 
C) Apenas o item III está certo. 
D) Apenas os itens I e II estão certos. 
E) Apenas os itens II e III estão certos.
8) Um psicólogo que construiu um teste de inteligência, e o estava testando quanto a um dos parâmetros psicométricos necessários para o instrumento ser considerado em condições de uso pelo SATEPSI. Para tanto, aplicou o instrumento em um grupo de pessoas às 10h, realizando uma segunda aplicação neste mesmo grupo às 15h. Fez uma correlação dos resultados das duas aplicações, e observou que os resultados apontaram que os escores foram muito próximos (entre a primeira e a segunda aplicação), com uma diferença de 5%”. 
Esses resultados indicam aopsicólogo que o teste de inteligência por ele criado é: 
A) válido. 
B) Fidedigno. 
C) Justo. 
D) Objetivo. 
E) Parcial.
9) A Resolução CFP nº 006/2019 institui o Manual de Elaboração de Documentos Decorrentes de Avaliação Psicológica produzidos pelo psicólogo. Quanto aos princípios norteadores na elaboração de documentos, é indicado ao psicólogo, na elaboração de seus documentos, deverá adotar como princípios norteadores além das técnicas da linguagem escrita, os princípios
A) normativos estabelecidos pelo Ministério do Trabalho
B) de avaliação, psicodiagnóstico e tratamento
C) éticos, técnicos e científicos da profissão
D) que regem as normas acadêmicas e definidos pela ABNT
E) que regem os estatutos vigentes
10) Na Avaliação Psicológica a entrevista constitui-se em um dos recursos mais utilizados e indispensáveis. Esta pode ser caracterizada em vários tipos e realizada de diferentes formas, dependendo do objetivo estabelecido. Acerca da avaliação psicológica e das técnicas de entrevista, julgue os itens subsecutivos. 
I - Nas avaliações psicodiagnósticas, não é possível considerar situações transferenciais e contratransferenciais, visto que os objetivos do psicodiagnóstico não podem ser confundidos com o processo psicoterápico. errado
II - A entrevista de anamnese tem importância reconhecida no atendimento psicológico infantil, apesar de não ser restrita a essa faixa etária. certo
III - A entrevista estruturada possui pouca utilidade clínica, uma vez que privilegia a objetividade. certo
IV - A entrevista de livre estruturação é a mais indicada em casos de padronização de procedimentos e registros de dados dos pacientes. Errado
V - A entrevista de triagem não é recomendada em avaliações que abordam o nível de gravidade do caso. Errado
Com relação as afirmativas CORRETO afirmar;
A) I (F), II (V), III (V) e IV (F)
B) I (V), II (V), III (F) e IV (F)
C) I (V), II (F), III (V) e IV (V)
D) I (F), II (V), III (V) e IV (F)
E) I (F), II (F), III (F), e IV (F)
	QUESTÕES
	ALTERNATIVAS
	01
	
	
	
	
	
	02
	
	
	
	
	
	03
	
	
	
	
	
	04
	
	
	
	
	
	05
	
	
	
	
	
	06
	
	
	
	
	
	07
	
	
	
	
	
	08
	
	
	
	
	
	09
	
	
	
	
	
	10
	
	
	
	
	
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO DE CONTEÚDO 
–
 
2019.2 
 
 
Nome: ________________________________________________________________R.A.______________________
 
Nome: 
________________________________________________________________R.A.______________________
 
Nome: ________________________________________________________________R.A.______________________
 
Nome: ______________________________________________________________
__R.A.______________________
 
Em Avaliação Psicológica, bateria de testes é a expressão 
empregada para indicar um conjunto de dois ou mais testes 
ou técnicas utilizadas para fornecer subsídios que permitam 
ratificar ou invalidar hip
óteses, atendendo o objetivo da 
avaliação. A bateria de testes é utilizada por duas razões 
principais:
 
A)
 
as dúvidas frente às dissonâncias entre os resultados dos 
testes se dirimem na comparação de validação via método 
das metades; há também uma ampliação
 
da confiabilidade 
intertestes com tal comparação. 
 
B)
 
a confiabilidade dos instrumentos psicodiagnósticos é 
baixa, necessitando uma ampla gama de resultados para 
minorar essa limitação. Do mesmo modo, a validade, às 
vezes, insuficiente dos instrumentos se
 
robustece na 
comparação entre os resultados. 
 
C)
 
a comparação entre os resultados dos testes visa a 
identificar os traços idiossincráticos que destoam do 
conceito estatístico de normalidade; além disso, aspectos 
não mensuráveis podem ser detectados de for
ma 
transversal na comparação dos testes com a entrevista. 
 
D)
 
uma avaliação suficientemente abrangente do avaliado 
não é possível ser obtida com nenhum teste isolado; além 
disso, a utilização de uma série de testes implica em uma 
tentativa de validação intertestes dos dados obtidos, 
minorando a margem de erro e funda
mentando melhor as 
inferências clínicas. 
 
E)
 
a maior quantidade de documentos comprobatórios das 
hipóteses levantadas em laudo traz mais confiança às 
inferências empíricas. Do mesmo modo, devido à ampla 
variedade de instrumentos psicodiagnósticos no mercad
o, 
buscar mais de uma escolha mantém contínuas as pesquisas 
a respeito das temáticas, melhorando a qualidade dos 
testes.
 
 
2) a respeito da avaliação psicológica, assinale a alternativa 
correta.
 
A) 
Ela é dinâmica e se constitui em fonte de informações de 
ca
ráter determinativo acerca dos fenômenos psicológicos, 
com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes 
campos de atuação do psicólogo, entre eles, saúde, 
educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer 
necessária. 
 
B) 
Essa avaliação consi
ste em estudo que requer um 
planejamento prévio e cuidadoso, de acordo ou não com a 
demanda e os fins aos quais a avaliação se destina. 
 
C) 
Os resultados das avaliações devem considerar e analisar 
os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no 
psiquismo, com a finalidade de servirem como instrumentos 
para atuar não somente sobre o indivíduo, mas na 
modificação desses condicionantes q
ue operam desde a 
formulação da demanda até a conclusão do processo de 
avaliação psicológica. 
 
D) 
Ela refere
-
se a um processo restrito que envolve a 
integração de informações provenientes de uma única fonte, 
tais como: testes, entrevistas, observações e an
álise de 
documentos. 
 
E) 
Ela utiliza apenas a testagem psicológica como 
instrumento avaliativo. 
 
 
3) 
A seleção de testes e escalas psicológicas é algo complexo, 
e deve contemplar as características dos sujeitos, aquilo que 
se deseja medir, as 
características psicométricas dos 
instrumentos, verificar seus manuais para compreender sua 
aplicação. A construção de uma bateria psicológica deve
 
A). 
buscar instrumentos de naturezas diferentes, para que se 
obtenha um estudo amplo da dinâmica do sujeito.
 
 
B) 
usar um instrumento relevante, pois a amplitude da 
interpretação é dada pelo teste. 
 
C) 
minimizar o uso de testes, buscando sempre que possível 
técnicas próprias, pois deste modo o psicólogo não fica 
limitado ao âmbito da estatística descritiva. 
 
D) 
garantir que o uso de técnicas seja predominante na 
avaliação psicológica, pois os testes psicológicos “rotulam” o 
sujeito. 
 
E) 
usar apenas dois testes psicológicos, sendo um de 
inteligência e outro de personalidade, pois são as instâncias 
psíquicas a sere
m mensuradas. 
 
 
4) 
A comunicação verbal discriminada e dosificada dos 
resultados obtidos no psicodiagnóstico, feita pelo psicólogo 
ao paciente, aos seus pais e ao grupo familiar, corresponde 
a: 
 
A) recepção da mensagem. 
 
B) interpretação projetiva. 
 
C) int
erpretação introjetiva. 
 
D) devolução da informação. 
 
E) revisão terapêutica.
 
 
5) 
No que se refere ao psicodiagnóstico, assinale a 
alternativa correta.
 
A) 
O levantamento quantitativo e qualitativo dos dados, 
incluindo a integração deles, constitui a última etapa de um 
processo psicodiagnóstico. 
 
B) 
O psicodiagnóstico é um processo que tem início em uma 
consulta, a partir da qual se delineiam os passos do exa
me, 
que constitui uma das rotinas do psicólogo clínico. 
 
C) 
Na prática, considera
-
se que os sintomas estão presentes 
quando os limites da variabilidade normal não são 
ultrapassados. 
 
D) 
Um problema é identificado quando são reconhecidas 
alterações ou mudan
ças nos padrões de comportamento 
normal, que são percebidas como sendo de natureza 
exclusivamente qualitativa. 
 
E) 
Não é necessário que o paciente apresente certo número 
de características sintomatológicas, durante determinado 
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO DE CONTEÚDO – 2019.2 
Nome: ________________________________________________________________R.A.______________________ 
Nome: ________________________________________________________________R.A.______________________Nome: ________________________________________________________________R.A.______________________ 
Nome: ________________________________________________________________R.A.______________________ 
Em Avaliação Psicológica, bateria de testes é a expressão 
empregada para indicar um conjunto de dois ou mais testes 
ou técnicas utilizadas para fornecer subsídios que permitam 
ratificar ou invalidar hipóteses, atendendo o objetivo da 
avaliação. A bateria de testes é utilizada por duas razões 
principais: 
A) as dúvidas frente às dissonâncias entre os resultados dos 
testes se dirimem na comparação de validação via método 
das metades; há também uma ampliação da confiabilidade 
intertestes com tal comparação. 
B) a confiabilidade dos instrumentos psicodiagnósticos é 
baixa, necessitando uma ampla gama de resultados para 
minorar essa limitação. Do mesmo modo, a validade, às 
vezes, insuficiente dos instrumentos se robustece na 
comparação entre os resultados. 
C) a comparação entre os resultados dos testes visa a 
identificar os traços idiossincráticos que destoam do 
conceito estatístico de normalidade; além disso, aspectos 
não mensuráveis podem ser detectados de forma 
transversal na comparação dos testes com a entrevista. 
D) uma avaliação suficientemente abrangente do avaliado 
não é possível ser obtida com nenhum teste isolado; além 
disso, a utilização de uma série de testes implica em uma 
tentativa de validação intertestes dos dados obtidos, 
minorando a margem de erro e fundamentando melhor as 
inferências clínicas. 
E) a maior quantidade de documentos comprobatórios das 
hipóteses levantadas em laudo traz mais confiança às 
inferências empíricas. Do mesmo modo, devido à ampla 
variedade de instrumentos psicodiagnósticos no mercado, 
buscar mais de uma escolha mantém contínuas as pesquisas 
a respeito das temáticas, melhorando a qualidade dos 
testes. 
 
2) a respeito da avaliação psicológica, assinale a alternativa 
correta. 
A) Ela é dinâmica e se constitui em fonte de informações de 
caráter determinativo acerca dos fenômenos psicológicos, 
com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes 
campos de atuação do psicólogo, entre eles, saúde, 
educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer 
necessária. 
B) Essa avaliação consiste em estudo que requer um 
planejamento prévio e cuidadoso, de acordo ou não com a 
demanda e os fins aos quais a avaliação se destina. 
C) Os resultados das avaliações devem considerar e analisar 
os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no 
psiquismo, com a finalidade de servirem como instrumentos 
para atuar não somente sobre o indivíduo, mas na 
modificação desses condicionantes que operam desde a 
formulação da demanda até a conclusão do processo de 
avaliação psicológica. 
D) Ela refere-se a um processo restrito que envolve a 
integração de informações provenientes de uma única fonte, 
tais como: testes, entrevistas, observações e análise de 
documentos. 
E) Ela utiliza apenas a testagem psicológica como 
instrumento avaliativo. 
 
3) A seleção de testes e escalas psicológicas é algo complexo, 
e deve contemplar as características dos sujeitos, aquilo que 
se deseja medir, as características psicométricas dos 
instrumentos, verificar seus manuais para compreender sua 
aplicação. A construção de uma bateria psicológica deve 
A). buscar instrumentos de naturezas diferentes, para que se 
obtenha um estudo amplo da dinâmica do sujeito. 
B) usar um instrumento relevante, pois a amplitude da 
interpretação é dada pelo teste. 
C) minimizar o uso de testes, buscando sempre que possível 
técnicas próprias, pois deste modo o psicólogo não fica 
limitado ao âmbito da estatística descritiva. 
D) garantir que o uso de técnicas seja predominante na 
avaliação psicológica, pois os testes psicológicos “rotulam” o 
sujeito. 
E) usar apenas dois testes psicológicos, sendo um de 
inteligência e outro de personalidade, pois são as instâncias 
psíquicas a serem mensuradas. 
 
4) A comunicação verbal discriminada e dosificada dos 
resultados obtidos no psicodiagnóstico, feita pelo psicólogo 
ao paciente, aos seus pais e ao grupo familiar, corresponde 
a: 
A) recepção da mensagem. 
B) interpretação projetiva. 
C) interpretação introjetiva. 
D) devolução da informação. 
E) revisão terapêutica. 
 
5) No que se refere ao psicodiagnóstico, assinale a 
alternativa correta. 
A) O levantamento quantitativo e qualitativo dos dados, 
incluindo a integração deles, constitui a última etapa de um 
processo psicodiagnóstico. 
B) O psicodiagnóstico é um processo que tem início em uma 
consulta, a partir da qual se delineiam os passos do exame, 
que constitui uma das rotinas do psicólogo clínico. 
C) Na prática, considera-se que os sintomas estão presentes 
quando os limites da variabilidade normal não são 
ultrapassados. 
D) Um problema é identificado quando são reconhecidas 
alterações ou mudanças nos padrões de comportamento 
normal, que são percebidas como sendo de natureza 
exclusivamente qualitativa. 
E) Não é necessário que o paciente apresente certo número 
de características sintomatológicas, durante determinado

Continue navegando