Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
		Disciplina:
	Comércio Exterior (EMD03)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.) ( peso.:4,00)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Desde os tempos primórdios, havia as trocas de mercadorias, estas manifestações de comercialização ocorreram com o povo Fenício, grandes navegadores que mais tarde se tornaram comerciantes, atravessando mares e oceanos, para levar produtos e mercadorias de uma região a outra. Com o passar dos anos, os povos foram evoluindo e se desenvolveu-se a comercialização entre países. Hoje, com a modernização, o comércio internacional tem um papel fundamental na economia de cada país. Para que haja acordos entre importadores e exportadores, definindo responsabilidades e obrigações, foram implantados alguns aspectos administrativos e aduaneiros denominados Incoterms, que são fundamentais e relevantes nas operações das exportações e importações, estabelecendo responsabilidades aos exportadores e importadores. Disserte sobre os Incoterms.
	Resposta Esperada:
A Câmara de Comércio Internacional (CCI) criou os Incoterms (International Commercial Terms), que foram adaptados e modificados. A última modificação ocorreu em 2010, estabelecendo responsabilidade e propriedade das mercadorias, ou seja, direitos e obrigações, como: responsabilidade de carga a embarcar; frete internacional; seguro internacional; desembaraço aduaneiro na origem e destino devem cuidadosamente ser observados para evitar problemas e controvérsias entre as partes envolvidas numa operação de exportação e importação. Os Incoterms são representados por siglas. As regras são estabelecidas internacionalmente e são uniformes, harmonizadas, ou seja, todos os importadores e os exportadores possuem o mesmo entendimento a seu respeito. Não existem exceções, todos devem respeitar as mesmas regras. Isto facilita muito o processo de negociação; dependendo do Incoterm estabelecido na negociação, os exportadores e importadores do mundo todo já sabem quais são os seus direitos e suas obrigações. Atualmente, 11 termos vigentes são utilizados, indicando e definindo responsabilidades, direitos e deveres entre comprador e vendedor.
	2.
	Quando há um aumento significativo nas importações de um determinado produto, o mercado doméstico deverá estar sempre em alerta, podendo causar um grande dano às indústrias domésticas. Com a ocorrência de elevadas importações de determinados produtos, a Secretaria do Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento abre investigações para pesquisar e analisar a existência de dumping. Diante de diversos fatos ocorridos com relação ao dumping, jornais e sites governamentais relatam alguns fatos. Disserte sobre a prática de dumping e as medidas antidumping.
	Resposta Esperada:
O dumping é uma prática desleal na comercialização de mercadorias vendidas com um preço inferior aplicado em seu próprio país. O trabalho nos países que praticam o dumping é executado sem as mínimas condições dignas de trabalho, dormindo no próprio estabelecimento sem nenhuma higiene, material inadequado, sem proteção e sem benefícios, como também a exploração do trabalho infantil, prática do trabalho escravo. As medidas antidumping adotadas pelos órgãos governamentais protegem o comércio no controle e na entrada de determinados produtos, como aplicação de tarifas e aumento nos impostos de importação no acompanhamento nas investigações de dumping.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina