Buscar

TECIDO MUSCULAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTOLOGIA – 07/04/2020
Tecido muscular
· É o tecido responsável pelos movimentos corporais, é constituído por células alongadas (actina e miosina) e sua origem é mesodérmica. 
· Ele é dividido em três tipos, o estriado esquelético que é responsável por tracionar os ossos nos movimentos voluntários, o liso está presente dentro de órgãos como no intestino por exemplo, e o estriado cardíaco que aparece no coração. 
· As células dos tecidos musculares são alongadas e recebem o nome de fibras musculares. Quando um músculo é estimulado a se contrair, os filamentos de actina deslizam entre os filamentos de miosina, e a célula diminui em tamanho, caracterizando a contração.
· Fibra muscular = célula muscular.
Tecido muscular estriado esquelético 
· São formados por feixes de células muito longas, cilíndricas, multinucleadas, essas células são denominadas fibras musculares.
· Nas fibras musculares esqueléticas os núcleos (oval) se localizam na periferia das fibras, logo abaixo da membrana celular, este tecido possui atividade rápida, forte, descontínua e voluntária. As fibras musculares são envolvidas por bainhas de tecido conjuntivo (epimísio, perimísio e endomísio) que mantêm as fibras musculares unidas, permitindo que a força de contração gerada por cada fibra individualmente atue sobre o músculo inteiro. 
-EPIMÍSIO: recobre o músculo inteiro.
-PERIMÍSIO: envolve os feixes de fibras.
-ENDOMÍSIO: envolve cada fibra muscular.
· A multinucleação resulta da fusão dos MIOBLASTOS (células embrionárias precursoras mononucleadas) durante o desenvolvimento.
· O tecido conjuntivo associado ao músculo recebe nomes específicos descrevendo sua relação com as fibras.
-Endomísio - delicada camada de fibras reticulares que envolvem cada fibra muscular individualmente. Capilares sanguíneos e linfáticos passam entre as fibras, paralelamente.
-Perimísio - Uma camada espessa de tecido conjuntivo que envolve um grupo de fibras musculares para formas um feixe ou um fascículo. Vasos maiores passam por aqui.
-Epimísio - Tecido conjuntivo denso que envolve uma coleção de fibras musculares, constituíndo o músculo. O feixe vasculonervoso atravessa o epimísio. 
· Miofibrilas: subunidade estrutural e funcional da fibra/célula muscular, conjunto de proteinas. As fibras musculares são repletas destas subunidades de maneira longitudinal. Miofibrilas são compostas por feixes de miofilamentos. Feixes filamentosos compridos e cilíndricos. Consiste em um arranjo de sarcômeros de ponta a ponta (em corrente).
· Miofilamentos: são polímeros filamentosos individuais de diferentes proteínas. Formas as miofibrilas e são os elementos contráteis do músculo estriado. Dois tipos de filamentos: filamentos grossos (miosina) e filamentos finos (actina, troponina e tropomiosina).
· O arranjo entre os filamentos finos e grossos produz a diferença de densidades que se reflete como as estriações transversais. Cada conjunto de filamentos chama-se sarcomero (elos de uma corrente).
· Estriacoes transversais: principal achado histológicos do músculo estriado. Fibras musculares cortadas longitudinalmente mostram as estriações de bandas claras e escuras alternadas. 
· Sarcômero: unidade funcional da miofibrila entre duas linhas Z. Mede de 1 (contraido) a 4 μm (relaxado). Onde termina um sarcomero comeca o outro (delimitado pela linha Z).
· Estrutura dos Miofilamentos:
- Filamentos finos são compostos por 3 proteínas diferentes:
· Actina: polímero filamentoso formado por 2 cordões torcidos (Actina F) A unidade é um monômero de actina globular (Actina G). Cada monômero G possui um sítio de ligação com a miosina. Fixados na linha Z pela Alfa-actina.
· Tropomiosina: molécula fina e comprima formada de duas correntes polipeptídicas enroladas. São ligadas de forma linear formando os filamentos
· Ficam sobre as cadeias de actina formando um sulco. Cada molécula de tropomiosina cobre 7 Actinas G e possui um sítio de ligação de troponina.
· Troponina: formada por 3 subunidades: Troponina T ( TnT) - se liga a tropomiosina/ Troponina C ( TnC) - se liga a íon de cálcio/ Troponina I ( TnI) - inibe a interação actina-miosina.
-Filamentos grossos são compostos por miosina.
· Miosina: composta por 2 cadeias pesadas torcidas e 4 cadeias leves. Em cada cadeia pesada há uma ‘cabeça’ (pra fora do filamento grosso) contendo: local de ligação com a actina, local de ligação do ATP e duas cadeias leves de miosina.
· Mecanismo contrátil (deslizamento): quando o músculo contrai cada sarcômero encurta e se torna mais expesso, mas os miofilamentos permanecem do mesmo comprimeto. Significa que o que ocorre é uma maior sobreposição dos mifilamentos.
I. Despolarização do sarcoplasma.
II. Transmitida até o retículo sarcoplasmático.
III. Íons de cálcio são liberados na vizinhança dos filamentos.
IV. O cálcio se liga a troponina (TnC).
V. A troponina modifica a estrutura, levando a tropomiosina mais profundamente no sulco (tendo como consequencia a esposicao dos locais de ligacao da miosina na actina).
VI. Interação entre a cabeça da miosina e a actina. Resultado: ATP -> ADP + Pi.
VII. Deformação - dobra da cabeça da miosina.
VIII. O movimento da cabeça da miosina puxa a actina.
· Inervação motora: começa com a despolarização da membrana. É ricamente inervado por neurônios motores. A placa motora é ao contato feito pelos ramos terminais do axônio com o músculo (sinapse neuro muscular) e liberado neurotransmissor Acetil-colina (degradada pela Actilcolinesterase – causa o relaxamento/ para a contração).
· IMPORTENTE: Miastenia grave (auto imune) – fraqueza progressiva, ocorre a redução da quantidade e eficiência dos receptores de Acetil-colina no músculo.
· Tipos de fibras musculares:
-Tipo I (lentas): ricas em mioglobina, cor vermelha escura, relacionada com a contração continua.
-Tipo II (rápidas): menos mioglobina, cor vermelha clara, relacionada com a contração em explosão. Tipos: IIA (rápida oxidativa), IIB (rápida glicolítica - mais rápida) e IIC.
· Cicatrização: limitada. Presença de células satélites (mioblastos inativos) no interior da lâmina basal que envolve cada fibra. Também se proliferam com exercício intenso (hiperplasia limitada). Após a lesão se tornam ativadas, proliferam e se fundem para formar uma nova fibra.
Tecido muscular estriado cardíaco
· É constituído por células alongadas e ramificadas que se anastomossam irregularmente. Possuem estrias transversais, como as fibras esqueléticas, mas possuem apenas um ou dois núcleos centralizados.
· Tecido de contração rápida, forte, contínua e involuntária. A disposição das fibras em feixes é irregular, podendo no mesmo campo microscópico encontrar-se feixes cortados longitudinal, transversal ou obliquamente.
· As células musculares são unidas entre si através das suas extremidades por meio de junções especializadas dominadas discos intercalares, cuja função é dar uma propagação rápida e sincronizada às contrações do músculo cardíaco.
· Células musculares cardíacas são circundadas por endomísio e vasos.
· Discos intercalares: complexos juncionais entre uma célula e outra (encontram-se modificações da membrana e possuem uma porção transversal e lateral). Três tipos de modificações da membrana: zônula de adesão - nos locais de contração (ancoragem)/ desmossomos - nos locais sem miofibrilas (transversal)/ junções GAP - na região longitudinal do disco (menor tração - passagem de substâncias).
· Cicatrização: não regenera. Após a lesão (infarto) é substituído por tecido conjuntivo (cicatriz).
Tecido muscular liso
· São células longas, mais espessas no centro e afilando-se nas extremidades. Com um único núcleo central, maiores na porção mediana e afiladas nas pontas (fica em contato com a região afilada da próxima célula). É um tecido de contração fraca, lenta e involuntária.
· As células musculares lisas são revestidas por lâmina basal e mantidas juntas por uma rede muito delicada de fibras reticulares. 
· Essas fibras amarram as fibras musculares lisas umas às outras, de tal maneira que a contração simultânea de apenas algumasou de muitas células se transforme na contração do musculo inteiro.
· Mecanismo de contração: os feixes de miofilamentos cruzam de forma oblíqua através da célula formando uma rede ligados pelos corpos densos
· Tipos de filamentos: filamentos finos (actina e tropomiosina), filamentos finos (miosina) e filamentos intermediários (desmina, vimentina).
· Os corpos densos podem ser associados a membrana ou citoplasmaticos. Constituínte: Alfa-Actina. Tem como funcao a transmissão da força contrátil para a fibra muscular adjacente (comparáveis a linha Z).
· Inervacao: sistema Autonômico (simpático e parassimpático). Atividade espontânea do músculo mesmo sem estímulo nervoso.
· Cicatrização: muito boa. Exemplo: cesárea (após a cirurgia o útero se regenera.

Continue navegando