Buscar

Relatório Linhas de campo elétrico

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Configuração 
de 
linhas de campo elétrico
Aluno: Alison Soares de lima Matrícula: 201801172447
Turma: Flex - Física III
Professor: Ivan
Rio de Janeiro, 14 de Abril de 2020.
OBJETIVO
 Estudar o comportamento e verificar as linhas de campo elétrico para diferentes eletrodos.
INTRODUÇÃO
 A relação entre as linhas do campo e o vetor campo elétrica para uma carga pontual ocorre da seguinte maneira:
 Em qualquer ponto, a direção de uma linha retilínea do campo ou a direção tangente a uma linha curva do campo dá a direção do vetor campo elétrico (E) naquele ponto.
 As linhas do campo são desenhadas de modo que o número de linhas por unidade de área de um plano perpendicular às linhas seja proporcional ai módulo de. Assim sendo, nas regiões em que as linhas são próximas, E é grande, e nas regiões em que elas estão afastadas, E é pequeno. 
 A densidade das linhas através da superfície A é maior do que a densidade das linhas através da superfície B. Consequentemente, a magnitude do campo elétrico sobre a superfície B. Além disso, o campo elétrico não é uniforme porque as linhas em posições diferentes apontam em direções diferentes. 
 As linhas de força são a representação geométrica convencionada para indicar a presença de campos elétricos, sendo representadas por linhas  que tangenciam os vetores campo elétrico resultante em cada ponto, logo, jamais se cruzam. Por convenção, as linhas de força têm a mesma orientação do vetor campo elétrico, de modo que para campos gerados por cargas positivas as linhas de força são divergentes (sentido de afastamento)  e campos gerados por cargas elétricas negativas são representados por linhas de força convergentes (sentido de aproximação).
 Quando se trabalha com cargas geradoras sem dimensões, as linhas de força são representadas radialmente, de modo que:
 Um campo elétrico é uniforme em uma região quando suas linhas de força são paralelas e igualmente espaçadas umas das outras, o que implica que seu vetor campo elétrico nesta região  têm, em todos os pontos, mesma intensidade, direção e sentido.
 Uma forma comum de se obter um campo elétrico uniforme é utilizando duas placas condutoras planas e iguais. Se as placas forem postas paralelamente, tendo cargas de mesma intensidade, mas de sinal oposto, o campo elétrico gerado entre elas será uniforme.
MATERIAL
· Gerador de Van de Graf
· Cúpula de vidro
· Óleo 
· Milharina
· Dois eletrodos retos
· Um eletrodo circular menor
· Um eletrodo circular maior
· Um eletrodo pontual
· Mesa projetora 
· Dois cabos 
METODOLOGIA
 Colocou-se uma camada de óleo na cúpula com um pouco de milharina. 
 Utilizando os cabos, conectaram-se os fixadores com os eletrodos às saídas da esfera e de terra do gerador. 
1. Inicialmente, colocou-se a cúpula de vidro sobre a mesa projetora e sobre dois eletrodos pontuais.
2. Em um segundo experimento, colocou-se os dois eletrodos retos paralelos um ao outro e encostados nos eletrodos pontuais e sobre eles a cúpula de vidro.
3. Em uma terceira parte do experimento, colocou-se o eletrodo circular maior encostado em um dos dois eletrodos utilizado anteriormente e um eletrodo pontual encostado no cabo oposto.
4. Por último, colocaram-se os dois eletrodos retos em contato com os dois eletrodos fixos e paralelos um ao outro, entre eles colocou-se o eletrodo circular menor. 
RESULTADOS
1. Com duas cargas pontuais, as linhas de campo eram curvadas, saindo em todas as direções da carga positiva, e chegando à carga negativa da mesma forma, sempre perpendicular à superfície do ponto.
2. Com os eletrodos retos e paralelos, as linhas de campo eram alinhadas e constantes, perpendiculares à superfície metálica.
3. Houve um alinhamento externo e um alinhamento interno, as linhas saiam do ponto positivo e chegavam perpendiculares ao anel.
 
4. Com dois eletrodos paralelos e um circular no meio, formaram-se linhas de campo paralelas entre os eletrodos retos e curvando-se perto do eletrodo circular. 
CONCLUSÃO
 Conseguiu-se visualizar a formação do campo elétrico entre eletrodos de diferentes formas.
 
BIBLIOGRAFIA
https://www.sofisica.com.br/conteudos/Eletromagnetismo/Eletrostatica/campo4.php 
http://viz-wcs.voxeldigital.com.br/visualizadorV5.aspx?CodTransmissao=616516
https://www.todamateria.com.br/campo-eletrico/

Continue navegando