Buscar

Escrita e Reflexão Responsabilidade Social e Ambiental

Prévia do material em texto

Escrita e Reflexão
Você está convidado a participar de uma atividade de escrita e reflexão, que vale 2 pontos, no qual você terá que expor, com suas próprias palavras, o seu conhecimento sobre assuntos estudados em um dos conteúdos das Unidades 1 e 2. 
Cópias de textos da Internet, de colegas de disciplina ou de artigos sem a devida atenção (ver normas da ABNT) configuram plágio e acarretarão na nota zero, sem oportunidade de substituição de resposta. Lembre-se de que cópias são facilmente detectáveis. 
Conheça os critérios avaliativos e seus respectivos pontos na sessão abaixo.
Boa atividade!
Mesmo com política de resíduos, 41,6% do lixo tem destino inadequado
Mesmo com o fim do prazo para a aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) em 2014, a situação do destino do lixo no Brasil pouco mudou. Se, em 2013, 41,7% do lixo era depositado em locais considerados inadequados (lixões e aterros controlados), em 2014, essa parcela foi de 41,6% – redução de apenas 0,1 ponto percentual. Nos últimos 11 anos, o aumento da geração de lixo no país foi muito maior do que o crescimento populacional. De 2003 a 2014, a geração de lixo cresceu 29%, enquanto a taxa de crescimento populacional foi de 6%. Mesmo com a retração econômica, o ano de 2014 registrou um aumento da produção de lixo por pessoa em comparação ao ano anterior. Cada brasileiro produziu em média 1,062 kg de resíduos sólidos por dia. Ao longo do ano, foram 387,63 kg de lixo per capita, aumento de 2% em relação a 2013. Ao todo, foram produzidos 78,6 milhões de toneladas de resíduos sólidos no Brasil durante o ano de 2014. Os dados são do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil de 2014, da Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).
http://g1.globo.com/natureza/noticia/2015/07/mesmo-com-politica-de-residuos-416-do-lixo-tem-destino-inadequado.html acesso em 17/02/2020.
Considerando as informações do texto, pesquise e responda com suas palavras e no máximo de 10 linhas: 
 Explique as possíveis causas do aumento da geração desses resíduos e
discuta os possíveis efeitos deletérios no solo e na água.
 
 
 
 
A causa está relacionada ao aumento da população e seu grande consumo, ou seja, quando maior o consumo da população, maior a quantidade de resíduos são gerados. Em média, o brasileiro descarta por dia um quilo de resíduo por dia e na maior parte das vezes eles são descartados de forma errada, agredindo o meio ambiente e fazendo com quê a natureza não consiga se regenerar. Seria ideal que a população conseguisse compreender que o descarte do lixo deve ser de forma correta até mesmo porque os aterros sanitários estão ficando cada vez mais lotados, e em breve não teremos espaço para mais lixo. 
Os resíduos devem ser separados em: secos (papéis,plásticos,vidros e metais), que podem ser reutilizáveis, úmidos(restos de comida), que podem virar adubo após levar para uma composteira caseira, e perigosos (pilhas,baterias,lâmpadas,medicamentos), esses devem ser descartados em locais de coleta por conterem substâncias tóxicas em contato com o meio ambiente, por último mas não menos importante, os rejeitos (fraldas,peles,frituras) os resíduos que não temos como coletar, que deveriam ser os únicos a irem para os aterros sanitários, possibilitando que o local do aterro sanitário possa ser recuperado.
O ideal seria que todos aprendessem na escola ou mesmo no trabalho, a importância de descarte desses resíduos, isso possibilitaria a redução do mesmo.Obviamente, com os descartes de resíduos sendo feitos de maneira incorreta e lançados no solo e também no mar, temos grandes fontes de poluição e logicamente consequências como: 
O lançamento desses resíduos no solo retem sua fertilidade e empobrece seus nutrientes, ou seja, sem solo fértil, sem produção de alimentos.
Na água, temos o exemplo do esgoto doméstico, que além de causar problemas de eutrofização, contamina os lençóis freáticos e aumentam a quantidade de doenças. Os plásticos jogados no mar é um dos maiores causadores de mortes de animais como tartarugas, peixes e aves que pensam que o plástico é alimento.

Continue navegando