Buscar

FORMULÁRIO PRÉ PROJETO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FORMULÁRIO DE VALIDAÇÃO DO TEMA DO PROJETO DE TCC
	
ALUNO: Angelo Ferreira Conti
	
MATRÍCULA: 201601146469
	
E – mail: angelo_f.conti@hotmail.com/ angeloconti@itaguaidesmonte.com.br
	
TEMA
	Acidentes em encostas em áreas urbanas- Mecanismos de gestão utilizados pelo poder público para minimização dos impactos decorrentes dos desastres naturais e desordenada ocupação do solo.
	
RELEVÂNCIA DO TEMA ESCOLHIDO
	A extrema vulnerabilidade das cidades brasileiras aos acidentes naturais está associada à incapacidade histórica do poder público de prover moradia adequada para as camadas populares e promover um ordenamento territorial que imponha o interesse social sobre o interesse privado dos proprietários de terras. Sem acesso à moradia e aos terrenos legalizados, as classes populares tiveram como principal alternativa habitacional a autoconstrução e a ocupação de terrenos públicos ou privados com menor valor de mercado em função das restrições à ocupação legal – terrenos em áreas de risco, de preservação ambiental ou de proteção aos mananciais –, ocupando áreas onde o mercado não tenha interesse ou possibilidade de atuação. Este processo histórico de ocupação marcou a formação do espaço nas cidades brasileiras e gerou impactos adversos, seja decorrente da ação da natureza sobre o espaço construído, seja do seu efeito inverso – do espaço sobre a natureza, na forma de desastres naturais, poluição das fontes de abastecimento de água e carência de áreas verdes, que afetam o conjunto da população.
Assim, este trabalho propõe uma análise técnica e crítica em função de um problema cotidiano nos médios e grandes centros, que são os desastres naturais e os desastres ocasionados em função da desordenada ocupação do solo, abordando-se as medidas prevencionistas praticadas pelo poder público visando os cuidados e acompanhamento de áreas que apresentam grandes potencialidades para a ocorrência de acidentes geotécnicos.
	
OBJETIVOS GERAIS
	O trabalho acadêmico tem por objetivo geral analisar, sintetizar e argumentar, através de pesquisa acadêmica elaborada, as políticas de gestão praticadas pelo poder público (gestões municipais) á fim de mitigar os riscos e problemas relacionados aos desastres naturais e os acidentes decorrentes da desordenada ocupação do solo em encostas urbanas.
Tratando-se de um tema extremamente abrangente em território nacional, já que o país possui uma topografia demasiadamente heterogênea, a metodologia do trabalho terá enfoque nas tratativas relacionadas ao tema desenvolvidas na cidade do Rio de Janeiro, cujo o estado é homônomo á cidade aqui citada.
	
PROFESSOR ORIENTADOR / COORDENADOR:
	
MATRÍCULA:
	
E – mail: 
	
LOCAL: DATA:
	
ASSINATURA DO PROFESSOR ORIENTADOR / COORDENADOR
	
	Obs: Este formulário não formaliza uma relação de orientação. Trata-se apenas do reconhecimento e aceite do TEMA DE TRABALHO, o que garantirá ao aluno, a continuidade do seu desenvolvimento na disciplina de TCC 2.

Continue navegando