Buscar

resumo dos textos

Prévia do material em texto

A cidade do Renascimento
· O autor relata as transformações das cidades durante o período do renascimento; ele introduz com a frase de Lewies Mumford onde afirma que a cidade do renascimento não existe.
· Da a definição de renascimento como o renovativo da cultura clássica se tendo a formação da cultura humanista, que é uma nova concepção dos valores essenciais da natureza e da história.
· Ele apresenta o termo cidade ideal, que seria a transformação gerada da cidade do período da idade média para esse novo período. E os principais organizadores para elas são os arquitetos.
· A partir disso começou a se surgir tratados de arquitetura, que eram livros escritos por outros arquitetos onde se escreve em detalhes sobre como seria a sua “cidade idea” – sua única exceção foi durante o século 16 onde teorizavam sobre os problemas ligados as reformas e aos desenvolvimentos urbanos.
· Ele também atribui 4 fatores culturais para a concepção urbanística do renascimento que são
A. Político-militares:
Ao qual influía sobre o perímetro urbano dotando os parâmetros defensivos da cidade e do território (a construção das muralhas como a armadura das cidades)
B. Doutrinários e teóricos 
Dependem essencialmente da retomada e da interpretação da teoria clássica de Vitrúvio, conceito de simetria e proporção (articulação de edifícios diferentes em um único contexto e harmonia para as cidades). Influenciaram na determinação e retificação dos traçados de ruas e praças
C. Histórico – artístico
Proporciona a coesão à comunidade urbana já não é pela prosperidade econômica, mas uma ascendência e de uma função histórica comum.(ex: Roma) Configuração das cidades depende dos monumentos. A cúpula é importante pela nova relação que estabelece com os volumes dos edifícios.
D. Práticos
· O mito da cidade ideal
É um pensamento humanista do primeiro renascimento obteve dois resultados opostos:
I. Ela conduziu as utopias políticas do governo perfeito 
II. Ela também levou a cidade miliar, fortaleza e quartel
Ela é a invenção de um senhor absoluto, soberano.
As cidades italianas na renascença
· O texto demonstra que o método de projeção estabelecido para as cidades no período da renascença podia funcionar bem em teoria, mas nem sempre na prática. Já que o governo daquela época ainda não tinha certa estabilidade política e meios financeiros.
· Ele também cita algumas cidades que foram reformuladas que são: Pieza, Urbino, Ferrara e Roma 
· Com elas podemos determinar algumas características padrões como a maioria ser reformada com o apoio dos papas (em exceção Urbino), e todas tiveram grandes arquitetos e pintores da época para sua concepção.

Continue navegando