Buscar

Questoes para revisao AV1 Desenvolvimento pessoal

Prévia do material em texto

RESPOSTAS SIMULADO
1) Ao longo das últimas décadas o uso de novas tecnologias vem alterando tanto as estruturas físicas - espaços para arquivos, como as estruturas gerenciais - adoção de rede de computadores. No trabalho cotidiano, essas novas tecnologias apresentam aspectos positivos e negativos. Nesse sentido, as novas tecnologias têm favorecido positivamente.
a) O subdimensionamento das ações desenvolvidas.
b) O acréscimo de tarefas para o desenvolvimento de ações.
c) A burocratização das ações desenvolvidas.
d) A integração das ações desenvolvidas.
e) A superposição de ações desenvolvidas.
2) Foi apresentado em sala de aula os conceitos de metas e objetivos. A partir dessa descrição, qual seria a diferença entre Metas e Objetivos?
a) A meta é o fim e o Objetivo são os meios
b) A meta é o caminho e o Objetivo é o fim
c) Não existe diferença entre Metas e Objetivos
d) A meta é real e o Objetivo é irreal
e) A meta é concreta e o Objetivo é abstrato
3) Segundo a lei do Estágio, LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008, Art. 7o São obrigações das instituições de ensino, em relação aos estágios de seus educandos. Diante do exposto é correto afirmar que:
IV – Exigir do educando a apresentação periódica, em prazo não superior a 24 (vinte e quatro) meses, de relatório das atividades
V – Zelar pelo cumprimento do termo de compromisso, reorientando o estagiário para outro local em caso de descumprimento de suas normas
VI – Elaborar normas complementares e instrumentos de avaliação dos estágios de seus educandos
VII – comunicar à parte concedente do estágio, no início do período letivo, as datas de realização de avaliações escolares ou acadêmicas
a) IV e V estão corretas
b) IV e VI estão corretas
c) IV e VII estão corretas
d) V, VI e VII estão corretas
e) IV, V, VI e VII estão incorretas
4) Como visto em sala de aula, a empregabilidade e a trabalhabilidade caminham na mesma direção. Tomando como base o texto escrito por Janguiê Diniz, o que significa o termo empregabilidade?
Resposta: A empregabilidade é a habilidade de se manter com um currículo atrativo no mercado de trabalho, para que assim consiga manter-se empregado.
5) Tomando como base o referido texto escrito por Janguiê Diniz, qual a diferença entre emprego e empregabilidade?
Resposta: A diferença entre emprego e empregabilidade esta em, no emprego a vaga é simplesmente ocupada por um profissional. Ja em empregabilidade, o foco esta na carreira mantendo estruturada, a longo prazo e estrategicamente.
6) Observe as seguintes considerações relacionadas ao tema da empregabilidade:
Consideração 1:
O termo empregabilidade, segundo Almeida (2006), baseia-se na recente nomenclatura dada à capacidade de adequação do profissional ao mercado de trabalho. Quanto mais adaptado o profissional, maior sua empregabilidade.
Consideração 2:
Para Campos et al. (2003), a empregabilidade pode ser compreendida como um conjunto de competências e habilidades necessárias para uma pessoa conquistar e manter um trabalho ou um emprego. Com base nessas considerações, é possível afirmar que:
a) O Texto 1 está correto, e o Texto 2 está incorreto.
b) O texto 1 está incorreto, e o Texto 2 está correto.
c) Os textos estão corretos e se complementam.
d) O Texto 1 não trata do mesmo fenômeno apresentado no Texto 2.
e) Os textos estão corretos e se contradizem.
Observe o texto a seguir:
Em neologismo de triste memória, um antigo ocupante do posto de Ministro do Trabalho designou como “empregabilidade” o conjunto de atributos que fazem de uma pessoa um sujeito apto (ou não) a exercer trabalho remunerado, em condições de não- informalidade. A inovação vernacular não é de pequena monta: de uma hora para outra a legião de desempregados brasileiros pode ser percebida como um conjunto cujo infortúnio devia-se, em boa medida, a desvios individuais. Afinal, “baixa empregabilidade” passou a soar como inadaptação aos requisitos do mercado de trabalho, quer pela pouca qualificação educacional, quer pelo rápido avanço nas tecnologias produtivas, induzindo a um envelhecimento tecnológico de parte da força de trabalho.
Ainda que a defasagem tecnológica e educacional possa responder por parte do problema, o diagnóstico da “empregabilidade” tende ao cinismo: como explicar, afinal, os níveis alarmantes de desemprego nas capitais brasileiras – Recife, 23,7% e Brasília, 23% em setembro de 2003 e São Paulo, 20,4% e Salvador, 27% em outubro de 2003 – com base apenas em variáveis de qualificação individual?
No entanto, se observarmos o panorama da qualificação acadêmica crescente da comunidade científica brasileira, encontraremos uma instigante associação entre essa tendência e a presença de um fenômeno de “baixa empregabilidade”. Em uma década, o Brasil triplicou o número de doutores e investiu pesadamente na sua formação: US$ 7 mil dólares para cada novo doutor no país e US$ 30 mil para cada doutor formado no exterior. No entanto, apenas um terço deles encontrou, nesse período, colocação profissional compatível com sua formação. [...]
(Lessa, Renato. Ciência Hoje, jan./fev. 2004.)
7) Segundo o texto, é correto afirmar:
a) O problema da empregabilidade no Brasil decorre dos baixos investimentos para formação de profissionais altamente qualificados.
b) A baixa empregabilidade está restrita a certas regiões brasileiras, principalmente àquelas de menor desenvolvimento econômico.
c) A recente definição dada à palavra empregabilidade é paradoxal ao fato de se ter um alto número de profissionais qualificados desempregados.
d) A defasagem tecnológica e educacional responde, segundo o autor, pelo alto nível de desemprego no Brasil.
e) É uma atitude cínica pensar que resolveremos o problema do desemprego investindo milhões de dólares na formação da comunidade científica brasileira.
8) Observe as afirmações:
I. O autor usa o fato de vários doutores não conseguirem emprego compatível com a sua formação como argumento para sua tese.
II. A Por meio de dados estatísticos, o autor sugere que a razão da baixa empregabilidade decorre de variáveis de qualificação individual.
III. O autor sugere que de nada adianta investir altas cifras na formação de doutores, pois a alta taxa de desemprego reflete a falta de colocação de trabalhadores de baixa renda no mercado.
IV. O termo neologismo, no texto, é usado para se referir a uma palavra que já existia na língua, mas que adquire um sentido novo.
São verdadeiras as afirmações:
a) I, II, III e IV.
b) I, II e III.
c) II, III e IV.
d) I e IV.
e) II e III.
9) O mercado de trabalho, cada vez mais competitivo, busca profissionais com habilidades e competências renovadas. Atualmente busca-se um perfil profissional pautado na competência e no desenvolvimento de habilidades. Isso se deve ao fato de que o mercado de trabalho necessita de profissionais atualizados e conscientes de sua realidade. De acordo com o texto, assinale a alternativa CORRETA:
(V) - Segundo Chiavenato (1999), a empregabilidade surgiu devido o alto índice de desemprego.
(V) - Ela provém, portanto, da diferença entre a velocidade das mudanças tecnológicas, as quais exigem do indivíduo novos conhecimentos e habilidades e a velocidade da reaprendizagem.
(V) - A empregabilidade exige do profissional a busca constante pelo aprimoramento de seus conhecimentos, sendo está uma exigência fundamental para se inserir no mercado de trabalho.
a) FVV
b) FFV
c) VVV
d) VVF
e) VFF
10) O networking é uma ótima ferramenta de promoção pessoal. É uma palavra em inglês que indica a capacidade de manter uma rede contatos ou conexão com alguém. Dessa forma, comente sobre a importância desse fator para a melhoria da sua empregabilidade.
Resposta: O network se faz importante para se manter no meio empregatício pelo fato de ser uma via de mão dupla, pois existe uma troca de informações, conhecimentos, indicações de profissionais do ramo, de forma natural e mútua, trazendo benefícios para os profissionais com uma vasta rede de contatos.

Mais conteúdos dessa disciplina