Buscar

LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 1


Continue navegando


Prévia do material em texto

FÍSICA 3
LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 1
1- Duas cargas puntiformes são colocadas, no vácuo, a uma distância de 30 cm. Calcule o módulo da força de interação entre tais cargas, bem como se as forças são de atração ou de repulsão, sabendo-se que tais cargas valem, respectivamente, 12 C e -3 C.
2- Calcule a intensidade de campo elétrico em um ponto P situado em uma reta, entre duas cargas elétricas positivas de 6 C, cada. As cargas distam, entre si, de 30 cm, e o ponto P está a 10 cm da carga situada á direita. Caracterize, também, vetorialmente tal campo, sabendo-o no vácuo.
3- Qual a carga elétrica de um corpo carregado com um excedente de elétrons igual a 2 milhões?
4- Uma esfera oca, perfeita, metálica e polida, de raio 2 cm, é carregada eletrostaticamente com – 2000 C. Calcule o módulo do campo elétrico no centro da esfera.
5- A intensidade de corrente elétrica em dado condutor é de 30 A. Que quantidade de carga elétrica percorreu uma seção infinitezimal da superfície deste condutor em 3 h de operação?
6- Quantos elétrons percorreram o condutor, no exercício anterior?
7- Os vértices de um triângulo eqüilátero são ocupados por cargas de igual valor (10 C). Cada lado do polígono mede 80 cm. Expresse vetorialmente a intensidade de campo elétrico em um ponto situado no ponto médio da base deste triângulo, sabendo-se que a experiência se dá no ar.
8- Durante 4 h, 2.600.000 C percorreram a secção infinitezimal da superfície de um condutor, de forma contínua. Calcule a intensidade de corrente elétrica havida durante tal experiência.
9- Uma força de 20 N age sobre uma carga de 40C. Calcule a intensidade do campo elétrico que está agindo sobre esta carga.
10- Um campo elétrico de intensidade 20 N/C estabelece uma ddp entre o ponto de origem do campo e outro, distando deste de 20 cm. Calcule tal ddp.
11- Qual a variação percentual sofrida pelo módulo da força de interação coulombiana havida entre duas cargas, quando o módulo de uma delas dobrar, ao mesmo tempo que o da outra for reduzida a sua quarta parte e a distância entre elas também dobrar?
12- Dada duas cargas pontuais (3 C e 6 C), distando de 10 m, a que a distância da carga de 3 C deve ser colocada uma carga da –2 C, na reta determinada pelas cargas positivas, para que tal carga fique imóvel?
13- O trabalho realizado por determinado campo elétrico para transportar 100 C de carga do ponto A para o ponto B é de 2000 J. Calcule a diferença de potencial entre tais pontos.
14- Um campo elétrico possui o módulo de sua intensidade de 40 N/C. Calcule a ddp entre 2 pontos deste campo, colineares, distando entre si de 50 m.
15- Dois pontos situam-se na mesma circunferência de círculo, formado por um raio de 30 cm, e que tem no centro uma carga de 30 C, distando 10 cm, entre si. Calcule a ddp entre estes dois pontos.
16- Qual o valor do potencial elétrico no ponto P, situado no centro de um quadrado de lados igual a 2 m, tendo em cada vértice uma carga de 6 C?
17- Qual a ddp entre dois pontos no ar, situados entre duas cargas elétricas, na reta que estas formam, sabendo-se que um deles dista de 4 cm da de menor valor modular, de 6 cm, da de maior valor modular (5 C e – 8 C) e está afastado de 2 cm do outro ponto? 
18- Qual a intensidade de uma carga pontual cujo campo elétrico possui a intensidade de 2,0 N/C a uma distância de 50 cm?
19- Duas partículas com a mesma intensidade de carga elétrica igual a 2,0x10−7C, mas de sinais contrários, são mantidas a 15 cm uma da outra. Determine a intensidade, direção e o sentido de E no ponto localizado na distância média entre as cargas?
20- Duas cargas pontuais, q1 = 2,1x10−8C e q2 = −4,0q1, são fixadas com uma distância de separação de 50 cm entre elas. Encontre o ponto ao longo da linha reta que passa pelas duas cargas no qual o campo elétrico se anula.
21- Três partículas carregadas estão localizadas, em sequência, em uma linha reta e estão separadas por distâncias d. As cargas q1 e q2 são mantidas fixas. A carga q3 esta livre para se mover, porém está em equilíbrio (a força eletrostática atuando sobre ela é nula). Encontre q1 em termos de q2.
22- Duas partículas fixas, de cargas q1 = +1,0 µC e q2 = −3,0 µC, estão a uma distância de 10 cm entre si. A que distância de cada uma das cargas deveria estar localizada uma terceira carga de modo que a força eletrostática resultante atuando sobre ela fosse nula?
23- Duas partículas de mesma intensidade de carga 4,0×10−7 C, mas de sinais contrários, são mantidas a 15 cm uma da outra. Qual a intensidade, direção e sentido de E no ponto localizado no ponto médio entre as cargas?
24- Qual a intensidade de uma carga pontual cujo campo elétrico a uma distância de 40 cm possui o módulo de 4,0 N/C?
25- Duas cargas iguais, de 3,00 µC, estão sobre o eixo dos y, uma delas na origem e outra em y = 6,00 m. Uma terceira carga q3 = 2,00 µC está no eixo dos x, em x = 8,00 m. Calcular a resultante das forças sobre q3.
26- Uma carga q1 = 4,0 µC está na origem e outra, q2 = 6,0 µC, no eixo dos x em x = 3,0 m. 
	(a) Calcular a força sobre a carga q2. 
	(b) Calcular a força sobre q1.
	 (c) Em que as respostas de (a) e (b) se modificariam se q2 fosse de −6,0 µC?
2