Buscar

filosofia ava 2

Prévia do material em texto

· 
	Desde o começo da Filosofia, a origem da palavra razão fez com que ela fosse considerada oposta a quatro outras atitudes mentais. Assinale a alternativa que contenha apenas as assertivas que são corretas:
I - Conhecimento ilusório. É o conhecimento de mera aparência das coisas que não alcança a realidade ou a verdade delas. A razão se opõe à mera opinião, porque a ilusão provém de nossos costumes, preconceitos, aceitação imediata das coisas tais como aparecem e tais como parecem ser.
II - Emoções, sentimentos, paixões. São cegas, caóticas, desordenadas, contrárias umas às outras. A razão é vista como atividade ou ação (intelectual e da vontade) oposta à paixão ou à passividade emocional.
III - Crença religiosa. A verdade nos é dada pela fé numa revelação divina, não dependendo do trabalho de conhecimento realizado pela nossa inteligência ou pelo nosso intelecto. A razão não é oposta à revelação.
IV - Êxtase místico, no qual o espírito mergulha nas profundezas do divino e participa dele. É exigido um rompimento com o estado consciente, para entregar-se à fruição do abismo infinito. A razão ou consciência se opõe à inconsciência do êxtase.
		Resposta Selecionada:
	a. 
Apenas a I, a II e a IV.
	Respostas:
	a. 
Apenas a I, a II e a IV.
	
	b. 
Apenas a II, a III e a IV.
	
	c. 
Apenas a III e a IV.
	
	d. 
Apenas a I e a III.
	
	e. 
Todas são corretas.
	Feedback da resposta:
	Resposta Correta: A
· Pergunta 2
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Quanto à figura política do cidadão, considere as assertivas abaixo e assinale a alternativa que contenha somente as assertivas que são incorretas:
I – Estavam excluídos da cidadania aqueles que os gregos chamavam de dependentes: escravos, crianças e velhos.
II – Também estavam excluídos da cidadania os estrangeiros.
III – Para conseguir adesão nas assembleias, o cidadão precisava saber falar e ser capaz de persuadir.
IV – O fato de os gregos precisarem aprender a falar e a ter habilidade de persuasão provocou uma mudança profunda na educação grega.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Apenas a I.
	Respostas:
	a. 
Apenas a I.
	
	b. 
Apenas a II.
	
	c. 
Apenas a III.
	
	d. 
Apenas a IV.
	
	e. 
Todas são corretas.
	Feedback da resposta:
	Resposta Correta: A
	
	
	
· Pergunta 3
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	No que se refere à contribuição de Santo Agostinho, considere as assertivas abaixo e assinale a alternativa que contenha apenas assertivas que são incorretas:
I - Santo Agostinho integrou ao Cristianismo a teoria aristotélica das ideias. Ideias eram modelos eternos das coisas na mente divina. A Lei eterna era a razão divina e a vontade de Deus manda respeitar a ordem natural e proíbe perturba-la.
II - Se Deus criou as coisas, deu-lhes um princípio regulador, uma lei. Nos seres irracionais, a lei opera de modo necessário. Para o homem, criatura racional, essa lei depende de sua livre aceitação. A lei natural que se exprime na consciência é a participação da criatura racional na ordem divina do universo.
III - A clarividência de Agostinho faz com que ele trace nítida distinção entre a lei eterna e a lei positiva. O legislador humano não deve ter por missão copiar exatamente o conteúdo da lei eterna, ou seja, impor o mesmo que ela impõe e proibir tudo o que ela proíbe.
IV - A finalidade essencial do Parlamento dos homens é assegurar a paz e a ordem na sociedade, para que as pessoas possam realizar convenientemente o seu fim, seja temporal, seja eterno.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Apenas a I.
	Respostas:
	a. 
Apenas a I.
	
	b. 
Apenas a II.
	
	c. 
Apenas a III.
	
	d. 
Apenas a IV.
	
	e. 
Apenas a II e a III.
	Feedback da resposta:
	Resposta Correta: A
	
	
	
· Pergunta 4
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Com relação ao período de Santo Tomás de Aquino, considere as assertivas abaixo e assinale a alternativa que contenha apenas assertivas que são corretas:
I - Dentre os pensadores cristãos, Tomás de Aquino é considerado o racionalista. Confere ênfase maior à razão do que Agostinho, mais centrado na graça divina.
II - O pensamento agostiniano pressupõe uma escolha: pode-se optar entre a vida cristã e o paganismo. Já Tomás ignora essa escolha, pois vive numa sociedade que já é inteiramente cristã.
III - Tomás de Aquino se preocupa mais com encontrar uma fórmula de emancipar a Filosofia da tutela da teologia.
IV - Para Santo Tomás de Aquino, as virtudes teologais constituíam o fundamento das virtudes cardeais ou filosóficas. Para Santo Agostinho, ao contrário, virtudes possuem existência própria e podem se manifestar até mesmo entre os pagãos.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Apenas a I, a II e a III.
	Respostas:
	a. 
Apenas a I e a II.
	
	b. 
Apenas a II e a III.
	
	c. 
Apenas a I, a II e a III.
	
	d. 
Apenas a I, a III e a IV.
	
	e. 
Apenas a III e a IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta Correta: C
	
	
	
· Pergunta 5
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Sobre Cícero considere as assertivas abaixo e assinale a alternativa que contenha somente as assertivas que são corretas:
I- Foi considerado o primeiro romano que chegou aos principais postos do governo com base na sua eloquência e ao mérito com exerceu as suas funções de magistrado civil – nasceu em Arpino, em 106 a.C., em uma antiga família da classe do campo equestre. Após ter aprendido na escola pública e ter chegado à maioridade, passando a vestir a  toga virilis, foi entregue aos cuidados do célebre senador e jurista romano Múcio Cévola, que o pôs a par das leis e das instituições políticas de Roma.
II- Querendo manter-se neutro na feroz luta política da época, tentou agradar aos dois campos, sem conseguir agradar a nenhum deles. Mas manteve-se sempre mais perto de Pompeu e do partido senatorial do que de César e do partido popular, e de fato, acabou por se decidir, mas muito timidamente, pelo campo senatorial.
III- Após a batalha de Farsalia (48 a.C.) e a consequente fuga de Pompeu, bem como da morte deste último no Egito, Cícero passou a comandar tropas e regressou a Roma, governada por Antônio enquanto representante pessoal de César. Cícero, então, começou a parcialmente dedicar-se à filosofia e à literatura, sendo desta época o tratado  De Republica.
IV- Desde jovem cultivou interesse pela Filosofia. Estudou em Atenas, onde travou grande conhecimento com os ensinamentos de seus antecessores. Abraçou a vida pública e demonstrou grande competência, sobretudo na oratória forense e política.
V- Cícero ocupou a posição de senador, mas não chegou a ser figura proeminente da política romana. A perseguição política que sofreu com a política despótica de Júlio César o afastou do centro político romano, o que o levou a buscar a filosofia, sobretudo no exílio.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
As alternativas I, II e IV.
	Respostas:
	a. 
As alternativas I, II e III.
	
	b. 
As alternativas I, II e IV.
	
	c. 
As alternativas III e IV.
	
	d. 
As alternativas III, IV e V.
	
	e. 
Todas as alternativas.
	Feedback da resposta:
	Resposta Correta: B
	
	
	
· Pergunta 6
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Assinale a alternativa que não corresponde ao conceito de razão.
I - A Filosofia afirma que somos seres racionais e que nossa vontade é racional; por identificar razão e causa e por julgar que a realidade opera de acordo com relações causais, a Filosofia afirma que a realidade é racional.
II - Para muitos filósofos, a razão é apenas a capacidade moral e intelectual dos seres humanos, existindo na própria realidade. Para esses filósofos, nossa razão pode conhecer a realidade (natureza, sociedade, história) porque ela é racional em si mesma.
III - A razão objetiva é a afirmação de que o objeto do conhecimento ou a realidade é racional. Na razão objetiva, considera-se que a própria natureza e o mundo obedecem a uma lógica, a uma racionalidade.
IV - A razão subjetiva é a afirmação de que o sujeito do conhecimento e da ação é racional. A razão subjetiva não identifica uma racionalidade na natureza, mas que o sujeito do conhecimento, ou seja, aquele que se propõe conhecer usando suas faculdadesmentais, que é racional. O homem é racional e usa a razão para discernir um mundo e uma natureza que muitas vezes não são racionais, pelo menos não essencialmente.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Somente a II.
	Respostas:
	a. 
Somente a I.
	
	b. 
Somente a II.
	
	c. 
Somente a III.
	
	d. 
Somente a IV.
	
	e. 
Somente I e II.
	Feedback da resposta:
	Resposta Correta: B
	
	
	
· Pergunta 7
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Para Platão, considere as assertivas abaixo e assinale a alternativa que contenha somente as assertivas que são corretas:
I- A razão e as ideias são inatas e afloram a partir da reminiscência, levando à verdade que, por sua vez, tem caráter de validade universal.
II- O espírito humano é um mero prisioneiro na caverna do corpo. Somente quando deixar esse mundo poderá libertar-se do corpo para realizar o seu fim, isto é, chegar à contemplação do inteligível.
III- O conhecimento humano integral está dividido em dois graus: o conhecimento sensível, particular, mutável e relativo; e o conhecimento intelectual, universal, imutável, absoluto que o homem somente compreende pelas experiências, mas percebe apenas pela razão.
IV- No mundo material e contingente, não há ciência, devido à sua natureza inferior. É somente no mundo imaterial e racional das ideias que pode haver conhecimento pela sua natureza superior. Esse mundo ideal, racional transcende inteiramente o mundo empírico, imaterial, em que vivemos.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Apenas I e II são corretas.
	Respostas:
	a. 
Apenas I é correta.
	
	b. 
Apenas I e II são corretas.
	
	c. 
Apenas II e III são corretas.
	
	d. 
Apenas II e IV são corretas.
	
	e. 
Todas são corretas.
	Feedback da resposta:
	Resposta Correta: B
	
	
	
· Pergunta 8
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Platão dissera que não é possível ensinar o que são as coisas, mas apenas ensinar a procurá-las. Isso significa que:
I- O conhecimento filosófico e o científico dependem do método.
II- O conhecimento científico reside apenas em ideias sobre as coisas.
III- O conhecimento filosófico é inacessível e inatingível, porque não é sobre as coisas.
IV- O conhecimento científico sobre as coisas é falso.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Apenas II é correta.
	Respostas:
	a. 
Apenas II, III e IV são corretas.
	
	b. 
Apenas II é correta.
	
	c. 
Apenas I e III são corretas.
	
	d. 
Apenas I é correta.
	
	e. 
Todas são corretas.
	Feedback da resposta:
	Resposta Correta: B
	
	
	
· Pergunta 9
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Desde o começo da Filosofia, a origem da palavra razão fez com que ela fosse considerada oposta a quatro outras atitudes mentais. Assinale a alternativa que contenha apenas as assertivas que são corretas:
I- Ao conhecimento ilusório, isto é, ao conhecimento da mera aparência das coisas que não alcança a realidade ou a verdade delas. Para a razão, a ilusão provém de nossos costumes, preconceitos, aceitação imediata das coisas tais como aparecem e tais como parecem ser. As ilusões criam as opiniões que variam de pessoa para pessoa e de sociedade para sociedade. A razão se opõe à mera opinião.
II- Às emoções, aos sentimentos, às paixões, que são cegas, caóticas, desordenadas, contrárias umas às outras, ora dizendo “sim” a alguma coisa, ora dizendo “não” a essa mesma coisa, como se não soubéssemos o que queremos e o que as coisas são. A razão é vista como atividade ou ação (intelectual e da vontade) oposta à paixão ou à passividade emocional.
III- À crença religiosa, pois, nesta, a verdade nos é dada pela fé numa revelação divina, não dependendo do trabalho de conhecimento realizado pela nossa inteligência ou pelo nosso intelecto. A razão é oposta à revelação e por isso os filósofos cristãos distinguem a luz natural – a razão – da luz sobrenatural – a revelação.
IV- Ao êxtase místico, no qual o espírito mergulha nas profundezas do divino e participa dele, sem qualquer intervenção do intelecto ou da inteligência, nem da vontade. Pelo contrário, exige um estado de abandono, de rompimento com a atividade intelectual e com a vontade, um rompimento com o estado consciente, para entregar-se à fruição do abismo infinito. A razão ou consciência se opõe à inconsciência do êxtase.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Todas são corretas.
	Respostas:
	a. 
Apenas a I e a III.
	
	b. 
Apenas a II e a IV.
	
	c. 
Apenas a IV.
	
	d. 
Todas são corretas.
	
	e. 
Apenas a III e IV.
 
	Feedback da resposta:
	Resposta Correta: D
	
	
	
· Pergunta 10
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Considere as assertivas abaixo e assinale a alternativa que contenha somente as assertivas que são corretas.
I- Os estoicos gregos se limitaram apenas a formular uma física e uma ética. Elaboraram uma teoria do conhecimento de acentuada originalidade.
II- A teoria do conhecimento consiste, para os estoicos, em vincular estreitamente a certeza e a ciência ao plano do conhecimento sensível. A base de qualquer conhecimento seria as impressões recebidas pelos sentidos; mas já o nível do sensível estaria penetrado pela razão, sendo, portanto, predisposto à sistematização pela inteligência.
III- Ao lado das coisas sensíveis, os estoicos distinguem os “exprimíveis”, isto é, aquilo que se pode pensar e dizer sobre as coisas. Os “exprimíveis” seriam objeto da dialética, disciplina que se ocuparia dos enunciados verdadeiros ou falsos a respeito das coisas, e não sobre as próprias coisas.
IV- Os mais simples enunciados, segundo os estoicos, são compostos por um sujeito e um atributo.
V- Na lógica estoica, o sujeito nem sempre é singular (alguém, Pedro, etc.) e o atributo indica nem sempre algo que ocorre com o sujeito.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
As alternativas I e V estão incorretas.
	Respostas:
	a. 
As alternativas I, II e III estão incorretas.
	
	b. 
As alternativas I e II estão incorretas.
	
	c. 
As alternativas I e V estão incorretas.
	
	d. 
As alternativas II, III e IV estão incorretas.
	
	e. 
Todas as alternativas estão incorretas.
	Feedback da resposta:
	Resposta Correta: C

Continue navegando

Outros materiais