Buscar

ESTUDO DE CASO PÓS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO PÓS – GRADUAÇÃO
CURSO: PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL, CLÍNICA E HOSPITALAR CÓDIGO DE TURMA FAP134001P006
ELABORADO POR: Sandoly Alexandre– Professor
Aluna Cassy de Araujo Silva
DESCRIÇÃO DO CASO ANALÍTICO 5
ESTUDO DE CASO 5: PEA- Autismo
 	A criança em estudo é um menino de 4 anos, seu nome é Arthur, saudável que vive com os seus pais e dois irmãos. Ao longo de seu crescimento os pais relataram que o filho apresentava um olhar sem vida, tinha pouca oralidade não interagia com os irmãos ou com outros membros da família. Na alimentação, recusava vários alimentos, entre outros. Os pais nas consultas de rotina falavam com o pediatra que não notava nada de anormal no olhar nem nos restantes aspectos, considerando que ele ainda era muito pequeno e como estava em fase de crescimento não havia motivos para grandes preocupações. Esteve ao cuidado dos avós maternos até aos dois anos e depois, começou a frequentar um Jardim de Infância privado. Anteriormente, fez uma avaliação com especialistas. Na altura apresentava um conjunto de características compatíveis com uma Perturbação do Espectro do Autismo. Como a escola/professor(a) poderá desenvolver os aspectos cognitivos do aluno?
PROPOSIÇÕES DE RESOLUÇÃO
 	Mediante o caso exposto, analise, reflita e, enquanto psicopedagogo institucional, quais orientações seriam repassadas para professor/escola que ajustasse Arthur ao ambiente e conseguinte, favorecesse sua aprendizagem.
Para se sentir mais preparada para essa nova realidade, a professora deve se dispor a estudar mais profundamente sobre o autismo. Também juntamente com a diretora e a supervisora, deverão o acolher o aluno de forma favorável ao seu bem estar e ao seu desenvolvimento, trabalhar para que a socialização com os outros alunos seja possível, ajudando a contribuir também com o seu desenvolvimento intelectual, será necessário a presença constante de uma estagiária que fique o tempo todo com ele durante sua permanência na escola. Para que sua adaptação na escola seja tranqüila e se acostume a realizar as atividades dentro dos seus limites, permitir que traga o seu lanche de casa e se alimente na sala separada das outras crianças. Ele pode sair da sala algumas vezes, devido ao fato de ter dificuldade de estar em um ambiente fechado durante muito tempo, para que de alguma forma, contribua para o seu desenvolvimento, lhe assegurando não somente seu desenvolvimento intelectual, mas também o convívio social. Também lhe permitindo que chegue um pouco mais tarde para evitar desconforto no momento da chegada. Produzir atividades na qual consiga realizar como colorir e pintar, será necessário um bom trabalho em conjunto família e a escola para inserir um aluno com necessidade especial e com diagnóstico tão desafiador.
DESCRIÇÃO DO CASO ANALÍTICO 6
 ESTUDO DE CASO 6
 Iasmim, é uma garota de 10 anos que vive com os pais. Tem três irmãos menores de idade. O pai é agricultor a mãe é doméstica. Ela está cursando a 1º fase do 2º ciclo entrou para a escola no 1º ciclo com sete anos, havendo então, queimado as primeiras etapas do aprendizado, ou seja, educação infantil. A mesma se mostra dispersa, pouco atenta e muito tímida. Ela somente realiza as tarefas de classe mediante ajuda. Não demonstra muito interesse em fazer suas atividades, mas prefere ocupar seu tempo em desenhar e fazer suas pinturas, no que dedica seu tempo e consequentemente não cumpre os prazos propostos por cada atividade. Através das dificuldades apresentadas: Como a psicopedagoga, junto à professora, pode intervir para ajudar Iasmim?
PROPOSIÇÕES DE RESOLUÇÃO
 	Tomando como base os materiais estudados ao longo da disciplina, analise o caso e proponha possíveis respostas. 
Pontos a serem considerados para reflexão: 
1. A queima de etapas influenciou no comportamento apresentado pela menina? 
Na primeira infância as crianças vão construir as bases e estruturas para todo o conhecimento que virá no futuro e sabemos que quanto mais estímulo ela recebe, mais se desenvolverá, quanto mais tarde a criança ingressar na escola, menos ela se beneficiará da aventura de brincar em grupo, e no processo da aquisição de novos conhecimentos, que faz parte da base do processo de socialização
2. A questão sócio econômica da família pode influenciar na aprendizagem e interesses? 
E de grande importância a presença da família na escola, pois com o seu envolvimento surgem informações do ambiente familiar que podem contribuir para as mudanças e intervenções realizadas na escola. essa participação é positiva quando existe firmeza quanto aos propósitos e valores morais, apoio mútuo e sentido de continuidade. Já a questão econômica pode sim influenciar na questão de recursos pedagógicos como fardamento e material escolar ou de uma boa alimentação e higiene do aluno em casa, dificultando o bom desempeno do aluno.
3. Quais metodologias ou abordagens pode ser adequada para desenvolver a aprendizagem de Iasmim?
A professora e a coordenadora devem desenvolver atividades diferenciadas para a aluna, ajudem a resolver sobre sua dificuldade de concentração. Algumas das atividades extraclasse para não modificarem a rotina da sala de aula. Outra medida que pede ser usada e a mudança de localização na sala, a colocando próximo a alunos que a auxiliavam nas atividades solicitadas pela professora e, assim, possa interagir com as outras crianças atenuando as suas dificuldades de relacionamento interpessoal. Para que a família esteja mais presente à realidade da aluna, sempre que necessário será solicitado que eles realizassem uma visita à escola para presenciarem as ações da filha, assim todos trabalhando juntos para um bom desenvolvimento da aluna.

Continue navegando