Buscar

Políticas Sociais em Educação- GizeliNICOSKI

Prévia do material em texto

cadêmico:
	Gizeli Nicoski (1364636)
	
	Disciplina:
	Políticas Sociais em Educação (SES14)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:639440) ( peso.:3,00)
	Prova:
	17590469
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O Artigo 12 da Lei de Diretrizes Bases da Educação (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996) garante aos alunos com menor desempenho o direito à recuperação. Para que esse objetivo seja atingido, podemos pensar em ações que vão além do processo de recuperação dos conteúdos pelo professor em sala de aula. O profissional do Serviço Social que atende a Política de Educação pode desempenhar um papel estratégico de sensibilização e apoio aos professores e alunos para recuperação daqueles com menor desempenho. A respeito das ações do Assistente Social para garantir a recuperação dos alunos com menor rendimento, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O profissional do Serviço Social poderá sensibilizar e auxiliar a organização de ações e projetos que promovam a recuperação.
PORQUE
II- O profissional do Serviço Social poderá aproximar-se dos pais dos estudantes para compreender as dificuldades de cada família em relação à escola.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 b)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 c)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	2.
	A Constituição estabelece a educação como direitos de todos, dever do Estado e da família, reconhecendo a tarefa que cabe à sociedade na sua promoção e incentivo. Nesse sentido, o artigo 205 da Constituição Federal de 1988 destaca os objetivos que deverão ser desenvolvidos pela educação, sendo que estes objetivos igualmente são demandas do Serviço Social. Sobre esses objetivos, analise as sentenças a seguir:
I- Garantir a aprendizagem conforme aptidões e vontades, fortalecendo as potencialidades individuais, de acordo com a diversidade cultural do país.
II- Qualificar para o trabalho, em consonância com os outros objetivos.
III- Educar para a prática da cidadania, formando cidadãos conscientes frente aos seus direitos sociais, civis e políticos, assim como consciência frente aos seus deveres para com a sociedade, na qual se encontram inseridos.
IV- Liberdade para ensinar, a unidade de ensino possui autonomia para a escolha da metodologia pedagógica a ser utilizada, porém de acordo com os parâmetros estipulados nacionalmente.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	3.
	As políticas sociais no Brasil surgem a partir das mobilizações das classes operárias, tendo como principal característica a exploração da mão de obra, sempre visando ao lucro. Com relação às políticas sociais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As políticas sociais no Brasil surgem com a agudização da questão social em função da generalização do trabalho livre.
(    ) Desde o seu surgimento, o Estado tem como função primordial a manutenção da ordem vigente e faz isso pelo uso exclusivo da força.
(    ) Para o surgimento das políticas sociais no Brasil, as mobilizações da classe operária foram de fundamental importância.
(    ) Podemos dizer que as políticas sociais cumprem um papel central na manutenção da ordem social, sobretudo pelo uso da força.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	4.
	O Serviço Social é uma profissão que tem sua origem em ações caritativas, dirigidas principalmente pela Igreja Católica e por senhoras distintas da sociedade. Nesse cenário, o direito não é reconhecido, todas as ações são consideradas favores possíveis de serem cobrados. Sobre a atuação dos assistentes sociais na educação na década de 20, analise as sentenças a seguir:
I- Visava ao ajustamento social dos menores, atendendo ainda aos objetivos da indústria.
II- Era uma atuação com vistas à emancipação do ser humano para o pleno exercício da cidadania.
III- Tratava-se de uma atuação visando ao ajuste social, especialmente dos professores, já que estes queriam a revolução social.
IV- Buscava a emancipação dos alunos para participar dos conselhos de classe.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	5.
	O processo da Educação no Brasil foi constituído em sua trajetória por diferentes sujeitos e instituições, assumindo finalidades diversas e em alguns contextos históricos, possuindo um caráter excludente que permitia o acesso ao ensino apenas para uma parcela da população. Considerando a Educação no Brasil em seu decorrer histórico, analise as sentenças a seguir:
I- A prática acadêmica no Brasil Colônia incentivava a escolarização das mulheres.
II- A educação ministrada pelos padres jesuítas para o povo indígena possuía um caráter emancipatório.
III- No início do período imperial, a política educacional passou a ser vista como um direito do cidadão através da primeira Constituição brasileira de 1824.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	6.
	O processo de redemocratização da sociedade brasileira foi marcado por importantes e definitivas conquistas sociais. Instaurou-se, progressivamente, um Estado de direitos e de bem-estar social. E, no interior desse contexto e a fim de garantir a efetivação de um conjunto de políticas sociais, foram implementados inúmeros conselhos. Sobre as características e as funções desses conselhos, analise as sentenças a seguir:
I- Subsidiar a formulação e o acompanhamento dos planos nacionais de educação, entre outros.
II- Deliberar, fiscalizar, consultar e mobilizar a sociedade para a consecução do interesse público.
III- Aproximar as esferas governamentais e a sociedade civil para a deliberação sobre as políticas públicas.
IV- Garantir os direitos constitucionais dos agentes produtivos, a fim de garantir financeiramente a consecução das políticas sociais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	7.
	A inserção do profissional de Serviço Social nas escolas tem mostrado interesse de vários segmentos da Educação. As discussões vêm com o objetivo do assistente social na escola contribuir no processo ensino-aprendizagem. A respeito dos objetivos da atuação dos assistentes sociais na educação, analise as sentenças a seguir:
I- Incentivar a evasão dos estudantes.
II- Combater a repetência e a desmotivação.
III- Atuar sobre as dificuldades nos relacionamentos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	8.
	Com o Estado Novo aumentaram as verbas destinadas à educação e alguns órgãos foram criados com o intuito de capacitar mão de obra para o crescente mercado capitalista. A partir da criação destes órgãos, foi possível um crescimento econômico, pois capacitou-se a mão de obra para as indústrias. Considerando a importância da capacitação de obra qualificada para a economia do país, quais instituiçõesforam criadas para desenvolver este papel na sociedade?
	 a)
	UNE, SENAI e SENAC.
	 b)
	MEC, INEP e SENAC.
	 c)
	INEP, SENAI e SENAC.
	 d)
	SENAI, SENAC e IFC's.
	9.
	Como descreve a educadora Maria Isabel Moura Nascimento, o período de 1822-1889 é de importantes mudanças no Brasil. Dois anos após a proclamação da independência, a primeira  Constituição brasileira, de 1824, se compromete com a oferta de instrução gratuita, sobretudo em função das necessidades econômicas do país. Três anos depois, é aprovada a primeira lei sobre a educação. Menos de dez anos depois, é divulgado o primeiro relatório com os resultados da implantação da lei. Com base nesse relatório, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Denunciava o abandono governamental como uma das causas da ineficiência.
(    ) Observava que o bom salário dos professores foi causa da eficiência.
(    ) Acusava alunos e professores de baixo desempenho.
(    ) Mostrava que a experiência era exitosa até ali.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	10.
	As conferências são espaços deliberativos, em que é debatida e avaliada a Política de Assistência Social. Os conselhos são espaços de caráter permanente, deliberativo, que se integram ao sistema descentralizado e participativo de assistência social, tendo como objetivo discutir, organizar e fiscalizar a Política Social. Sobre a importância das conferências e conselhos de educação para a articulação da Política Social, analise as sentenças a seguir:
I- Constituem-se em espaços em que a articulação de forças entre os governos federal, estadual e municipal acontece para atender às necessidades da população.
II- Constituem-se em espaços em que a articulação de forças entre o poder público e a sociedade civil acontece no sentido de garantir a prestação de contas de ambos.
III- Constituem-se em espaços em que a articulação de forças entre o poder público e a sociedade civil acontece no sentido de melhor atender às necessidades da população.
IV- Constituem-se em espaços em que a articulação de forças entre os governos federal, estadual e municipal acontece visando a garantir recursos para atingir suas metas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2007) A análise do significado social do Serviço Social no processo de reprodução das relações sociais salienta o caráter contraditório da profissão. Ela reproduz, pela mesma atividade, interesses contrapostos que convivem em tensão - demandas do capital e do trabalho - e só pode fortalecer um ou outro pólo pela mediação de seu oposto. De que decorre esse caráter contraditório da atuação profissional?
	 a)
	Da condução da atuação profissional.
	 b)
	Da intencionalidade do Assistente Social.
	 c)
	Da relação de classes.
	 d)
	Da pressão dos empregadores.
	12.
	(ENADE, 2004) O Serviço Social institucionaliza-se na sociedade capitalista como ação interventiva de cunho socioeducativo, inscrita no campo político-ideológico, executando políticas sociais públicas e privadas, respondendo a interesses contraditórios das classes sociais, que estão em luta permanente. Nessa relação com as políticas sociais, os processos interventivos do Serviço Social configuram-se como:
	 a)
	Instrumentos de uma profissão responsável pela transformação da sociedade.
	 b)
	Serviços neutros, objetivando o bem comum.
	 c)
	Mecanismos auxiliares no repasse de bens e serviços direcionados à reprodução do trabalhador
	 d)
	Instrumentos a serviço da classe dominante.
Prova finalizada com 8 acertos e 4 questões erradas
Parte inferior do formulário
v

Continue navegando