Buscar

CC1 - Ciência Política

Prévia do material em texto

CIÊNCIA POLÍTICA - CCJ0216
Título	
Caso Concreto 1
Descrição	
A Política pode ser entendida como tudo aquilo que diz respeito à relação entre os cidadãos (como membros
de um corpo social) com seus governantes, quando essa (relação) tem por fundamento um tema do interesse do corpo social (os negócios públicos). Vê-se, então, que Política é algo que se faz em conjunto, ou seja, um indivíduo sozinho em uma ilha não poderá estar envolvido em uma atividade Política, pois ele não teria com quem interagir e a Política pressupõe esta ?inter-ação?.( Livro do Proprietário: Ciência política / Marcelo Machado Lima ; Guilherme Sandoval Góes.
Rio de Janeiro : SESES, 2015, pag.12)
Diante do texto acima e, de acordo com o que você apreendeu da leitura referente à Aula 1- responda:
a) A Política pertence ao domínio do conhecimento prático? Justifique sua resposta.
R: Em sua acepção mais ampla, herdada da tradição clássica grega, a Política pertence ao domínio do conhecimento prático (aquele que o homem constrói a partir de sua existência concreta, e não a partir de elaborações exclusivamente teóricas), utilizando-se como critérios para sua definição aspectos como a justiça, o bom governo, bem como as condições pelas quais seja possível atingir o bem comum.
b) A Política para Aristóteles não visa apenas possibilitar um modo de vida qualquer (em uma perspectiva mais genérica), ou a troca econômica, ou a segurança, mas sim promover a vida em uma perspectiva específica, ou seja, a denominada ?vida boa?. O que seria para Aristóteles uma vida boa? Justifique sua resposta.
R: Sua finalidade precípua seria viabilizar a "vida boa", que seria uma vida harmoniosa, na qual o objetivos que justificam a existência de uma vida são: ser feliz e ser útil a comunidade, sendo que as instituições da vida social são os meios para este fim.
 De modo geral, podemos considerar que se algo favorece a felicidade humana e a harmonia geral é, numa perspectiva aristotélica, bom e condutivo para uma vida boa. Aristóteles entende que a lei detém um papel essencial e determinante na vida de uma pessoa. Podemos citar sua obra Ética a Nicômaco, onde ele propõe que a finalidade da vida humana é a felicidade, ou seja, é próprio da natureza humana buscar a vida boa e feliz.
c) O que significa ? exercício da autonomia coletiva? Justifique sua resposta.
R: A capacidade do corpo social de expressar uma vontade que não é a vontade de um só indivíduo, mas a vontade de uma específica coletividade em prol de um interesse de um dado grupo social.

Continue navegando