Buscar

filosofia - Juliane Lacerda Mendes

Prévia do material em texto

FACULDADE NOSSA SENHORA APARECIDA
COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO – 6º Periodo.
JULIANE LACERDA MENDES
PROFESSOR: ISRAEL SERIQUE DOS SANTOS 
FILOSOFIA: SUA ORIGEM E SUA RELALAÇÃO COM A ÉTICA
APARECIDA DE GOIANIA – GO
2020
JULIANE LACERDA MENDES
FILOSOFIA: SUA ORIGEM E SUA RELALAÇÃO COM A ÉTICA
Trabalho para obtenção de nota apresentado ao professor da disciplina: Filosofia, Política e Direitos Humanos (EAD).
APARECIDA DE GOIANIA – GO
2020
1 - FILOSOFIA: SUA ORIGEM E SUA RELALAÇÃO COM A ÉTICA
A filosofia se tornou imprescindível para a formação de um cidadão capaz de viver em sociedade com uma consciência crítica e aceitável. Os pensamentos filosóficos iniciaram-se na Grécia, fato que traz sempre a indagação do assunto sustentada em bibliografias que trazem conhecimentos sobre filósofos gregos. Quando argumentamos a filosofia, precisamos sempre ressaltar as atitudes filosóficas, que desperta em cada cidadão desejo de refletir e buscar saber mais sobre o assunto. Assim, analisamos bem detalhado a forma com que cada ser humano vive em sua sociedade, bem como, sua capacidade de dialogar, questionar e concluir. Ou seja, abordamos a postura ética deste cidadão perante ao mundo em sua volta.
A palavra filosofia vem do grego e significa: philo-amizade, amor e sophia – sabedoria, e quem trouxe este conhecimento foi o filosofo Pitágoras, que uniu as duas palavras, para que este termo fosse abordado e compreendido no início do século VI na Grécia. Tais estudos vieram para explicar os fenômenos da natureza naquela época, isso trouxe vários filósofos gregos a impor seus estudos e acreditações, como o Tales que pregava que a terra, as árvores, os animais dentre outros, eram originalmente da substância água. Já, Anaxímenes, acreditava que tudo se originava do ar, e assim sucessivamente. Mesmo sendo considerados, grandes pensantes estes filosóficos não eram cientistas, pois suas teorias não tinham embasamento intelectuais, mas com o passar do tempo e seus desenvolvimentos suas teorias se tornaram mais analíticas. Uns dos maiores e mais considerados filósofos da Grécia antiga, chama-se Sócrates. Existe várias evidências que ele não tinha nenhuma obra publicada, e suas teorias eram repassadas através dos diálogos de Platão (seu discípulo), Aristófanes e Xenofonte. Sócrates acreditava, que a importância de ir atrás de conhecimentos que buscamos saber era primordial, e não assinar e deixar escrito aquilo que se julgava saber. Seus pensamentos trouxeram significativas ideias, sendo uma delas o questionamento da consciência do Homem, correlacionando assim suas teorias com a ética do cidadão.
Sócrates acreditava que a melhor forma da pessoa viver, era concentrando no próprio desenvolvimento, e não buscar riqueza material. Sua mãe era parteira, e em um de seus serviços ele acompanhou a mãe, e subentendeu que através da sua mãe o bebê vinha ao mundo, e se ela não focasse o bebe morreria bem como a parturiente, assim ele relacionou este fato ao conhecimento, cada um tem o conhecimento dentro de si, e precisamos sempre motivar a tirar para fora, portanto ele se referenciava como um “parteiro do conhecimento”. Surgindo assim na filosofia a área que estudava o comportamento humano e sua consciência, que foi nomeado de ética (que vem do grego e significa “modo de ser”, “costumes”, dentre outros.
Então, podemos afirmar que a ética é a análise do que é bom e mau para os seres humanos, sendo assim a filosofia traz vários pensamentos onde podemos confirmar que este é o ingrediente essencial para uma relação interpessoal, para que todos vivam em harmonia. Sócrates afirmava que a ética residia no vislumbrar do conhecimento próprio, e de encontrar a felicidade no fim de toda ação, assim o conhecimento é a base do agir ético, que poderíamos tratar como conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta de todos.
Referências bibliográficas:
A Origem da Filosofia. Disponível em: <https://querobolsa.com.br/enem/filosofia/a-origem-da-filosofia>. Acesso em 27 de abril 2020.
MIGUEL, . Os grandes filósofos da grecia antiga. Disponivel em: <http://www.consciencia.org/os-grandes-filosofos-da-grecia-antiga>. Acesso em 27 de abril 2020.
SANTOS, Joelma Coelho e TEIXEIRA, Ranessa Lira. Filosofia, Ética e Sociedade. Disponivel em: <https://www.sabedoriapolitica.com.br/products/filosofia-etica-e-sociedade/>. Acesso em 27 de abril 2020.

Continue navegando