Buscar

prova psicologia nas instituicoes

Prévia do material em texto

1.
		No que se refere à atuação do psicólogo na instituição, é correto afirmar que
 
	
	
	
	o psicólogo deve considerar que a queixa se dá como ponto de partida e representa um sintoma do problema.
 
	
	
	o psicólogo deverá aceitar as tarefas impostas pela instituição.
 
	
	
	o psicólogo, ao final de uma intervenção, pode expor à instituição todos os dados coletados, mesmo os sigilosos.
 
	
	
	o objetivo final do psicólogo é causar conflito para que se chegue a uma conclusão comum a todos da instituição.
 
	
	
	o psicólogo deve estar atento, pois seus objetivos devem ser sempre os mesmos da instituição.
	
Explicação:
o psicólogo, na instituição, deve considerar que a queixa se dá como ponto de partida e representa um sintoma do problema.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Para José Bleger, o psicologo deve ultrapassar a atividade psicoterápica, que visa o doente e a cura, e atuar com foco em uma populacao sadia e na promocao da saude. Esse tipo de atuaçao configura o que ele chama de 
	
	
	
	Psico-higiene
	
	
	Psicologia Institucional
 
	
	
	Psicologia Social
  
	
	
	Enquadramento
	
	
	Psicodinâmica
	
Explicação:
Para Bleger a psicologia deve atuar também na perspectiva da Psico-higiene, onde o psicólogo está focado na promoção da saúde para além da perspectiva clínica.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A intervenção do psicólogo nas instituições, segundo Guirado (2009), se caracteriza nas relações sociais e não no local material, pois se dá na interação dos membros do grupo. De acordo com Bleger, como se caracteriza a intervenção do psicólogo nas instituições?
	
	
	
	Pela neutralidade, organização e preocupação com o desempenho de cada membro da instituição.
	
	
	A atuação deve considerar o ambiente, os recursos, o conteúdo do trabalho e os profissionais envolvidos.
 
	
	
	Pelo desenvolvimento de habilidades e competências necessárias à organização e à sociedade
 
	
	
	A intervenção psicológica tem um significado social e o objetivo de promover a Pico-Higiene dos integrantes da instituição.
 
	
	
	No âmbito institucional, a intervenção deve estar atrelada à ordem social e aos grupos sociais.
 
	
Explicação:
A intervenção do psicólogo nas instituições, segundo Guirado (2009), se caracteriza nas relações sociais e não no local material, pois se dá na interação dos membros do grupo. De acordo com Bleger, a intervenção psicológica tem um significado social e o objetivo de promover a Pico-Higiene dos integrantes da instituição.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A Psicologia Institucional é considerada uma área de intervenção em Psicologia. Sobre a Psicologia Institucional avalie as afirmativas seguintes e marque a opção correta:
I- Na Psicologia Institucional o psicólogo interessa-se pela parcialidade institucional.
II- Na Psicologia Institucional o psicólogo tem como objetivo promover a saúde e o bem estar dos integrantes da instituição, a partir das relações intra e interpessoais e intra
e intergrupais.
III- Segundo Blegger, na Psicologia Institucional o objetivo do psicólogo é trabalhar a Psico-higiene.
São Verdadeiras:
	
	
	
	II e III
 
	
	
	I, II
 
	
	
	nenhuma está correta.
	
	
	 I, III
 
	
	
	I, II e III
 
	
Explicação:
A Psicologia Institucional é considerada uma área de intervenção em Psicologia. Na Psicologia Institucional o psicólogo tem como objetivo promover a saúde e o bem estar dos integrantes da instituição, a partir das relações intra e interpessoais e intra e intergrupais. Segundo Blegger, na Psicologia Institucional o objetivo do psicólogo é trabalhar a Psico-higiene.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Em psicologia, a ética precisa coincidir com a técnica. Analise as afirmativas abaixo quanto às técnicas de enquadramento do psicólogo nas instituições:
 
I. Cabe ao psicólogo institucional se identificação com os fatos e pessoas, mas garantir a manutenção de certo distanciamento para evitar implicação pessoal.
 II. Cabe ao psicólogo institucional o estabelecimento de relações claras e profissionais.
 III. Cabe ao psicólogo institucional aceitar a função de direção da instituição por ser mais vantajosa financeiramente.
 IV. Cabe ao psicólogo institucional fazer intervenções nos grupos, abrindo espaço para que os integrantes se manifestem.
Estão Corretas as afirmativas:
	
	
	
	somente I, III e IV
	
	
	somente II, III e IV
	
	
	I, II, III e IV
	
	
	somente I , II e IV
	
	
	somente I, II e III
	
Explicação:
É preciso ter clareza quanto ao seu papel de psicólogo institucional, ter consciência quanto a relevância de sua prática e criar um clima de  confiança entre os integrantes do grupo, evitando agir em benefício próprio.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		6. Em psicologia institucional, interessa a instituição em sua totalidade, o psicólogo institucional pode até se ocupar de parte dela, mas sempre em função da totalidade. Em relação ao regime de contratação e ao trabalho do psicólogo institucional, podemos afirmar de acordo com Bleger (1984): I. O trabalho do psicólogo institucional é definido após a realização do diagnóstico II. O psicólogo institucional é um consultor, para ter autonomia na realização do seu trabalho III. O psicólogo institucional deve ser contratado seguindo o regime de trabalho estabelecido pela CLT, ou seja, deve ser registrado como funcionário da empresa. IV. O psicólogo institucional deve realizar as atividades pré-estabelecidas pela empresa contratante. É correto o que se afirma em:
	
	
	
	I e III apenas
	
	
	I e II apenas
	
	
	II e III apenas
	
	
	II e IV apenas
	
	
	I e IV apenas
	
Explicação:
Papel do psicólogo institucional.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Para José Bleger, alguns requisitos são indispensáveis para que os conceitos da Psicanálise possam ser utilizados na atuação do psicólogo institucional. Entre eles temos como elemento relevante
	
	
	
	O enquadramento da atuação
	
	
	As regras institucionais
	
	
	O horário do profissional
	
	
	O salário do psicólogo
	
	
	As consultas institucionais
	
Explicação:
Para Bleger, o enquadramento reúne as condições específicas do trabalho do psicólogo institucional , da mesma maneira que é utilizado na clínica psicanalítica.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		José Bleger tornou-se um autor conhecido com seus trabalhos sobre Psicanálise, Psicologia, Grupos e Instituição na década de 60. O diferencial de seus estudos estava, sobretudo, na proposta de uma atuação profissional:
 
	
	
	
	voltada para a sala de aula nas escolas, destacando-se a importância da elaboração do projeto pedagógico.
 
	
	
	alinhada com a prática hospitalar, sobretudo, com crianças que se encontram em idade escolar para que não percam o ano letivo e deem prosseguimento nas séries escolares.
 
	
	
	no âmbito das organizações de serviço, visando a seleção de pessoal e a colocação da pessoa certa no lugar certo.
 
	
	
	comprometida com o ajustamento social do indivíduo no consultório particular mediante aliança terapêutica, tendo como objetivo o paciente alcançar a alta do tratamento.
 
	
	
	para além dos limites do consultório e também na importância que deu à saúde mental ou à psico-higiene nos grupos e nas atividades da vida diária.
	
Explicação:
A atuação de um psicólogo institucional se dá no âmbito das instituições com a finalidade da saúde mental e psico-higiene dos grupos em atividades diárias de trabalho.

Continue navegando