Buscar

Atividade contextualizada

Prévia do material em texto

Curso de Nutrição
Aluna: Socorro Maria dos Santos Cabral
Professor: Ariele Milet do Amaral Merces
Tutor: Marilia Socorro Souza Silva
Resumo do Enunciado
Mas, o que é o glúten? Onde podemos encontrá-lo? Por que as embalagens dos produtos citados são obrigadas a terem esta frase? E o glúten é vilão ou mocinho?
Introdução
O glúten é um termo que tem origem no latim, significando cola, goma, é uma substância de consistência elástica, aderente, viscosa, composta de amido, insolúvel em água, responsável pela firmeza das massas alimentícias, e é encontrado no embrião dos grãos e sementes dos cereais, onde é utilizado na fabricação de vários alimentos, como pães, bolos, chocolates, e bebidas alcoólicas, como cervejas e uísques. Serve basicamente pra dá liga aos alimentos. 
Algumas pessoas possuem intolerância ao glúten ou doença Celiaca, por que não produzem a peptidase, enzima responsável pela “quebra” do glúten e o enfraquecimento das vilosidades no intestino delgado, provoca irritabilidade, barriga dilatada, diarréia, anemia crônica, além de o doente perder bastante peso, ainda pode provocar outros danos e ocasionar uma diminuição na produção de serotonina, o que pode causar quadros de depressão mesmo em quem não possui intolerância à substância, além de também propiciar psoríase (manchas vermelhas na pele) e artrite psoriática. Nas crianças, os sintomas se dão por atraso no desenvolvimento fisiológico, anemia e fadiga, como em tudo na vida devemos consumir com moderação, pra quem é celíaco não pode ter nem consumir alimentos que tenham tido contato com o glúten ou contaminação cruzada, que já passam mal demais. Por tanto em razão dessa situação, foi aprovada no Brasil, em 1992, uma lei que obriga as empresas fabricantes de produtos que contêm glúten, a especificar em suas embalagens a presença da proteína. A informação “contém glúten” é obrigatória em embalagens de produtos alimentícios e alerta a quem seja intolerante ao consumo ou que tenham reações alérgicas para evitarem sua ingestão. 
Um dos grandes problemas existentes nos dias de hoje é a obesidade, há várias dietas disponíveis excluindo totalmente o glúten dizendo ser um vilão e responsáveis pelo aumento do peso, essa afirmação porém é contestada por muitos especialistas, que dizem que sua eliminação só deve ser feita por intolerantes ao glúten, em contrapartida outros profissionais dizem o contrario e que sim! o glúten faz mais mal do que bem, não podemos afirmar categoricamente, já que existe tanta discordância, devemos aguardar as pesquisa comprovarem ou não as vertentes, podemos afirmar, que o consumo do glúten deve ser moderado e de preferência uma alimentação balanceada.
 
Referências
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc40_1/10-EEQ-13-17.pdf
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/133/1/Jamille%20Martinello%20Cesino.pdf
http://sban.cloudpainel.com.br/source/DeclaraAAo-de-Posicionamento-da-Sociedade-Brasileira-de-AlimentaAAo-e-NutriAAo-sobre-Dieta-sem-GlAten_1.pdf
http://www.asbran.org.br/noticias.php?dsid=1165

Continue navegando

Outros materiais