Buscar

INT.ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA GLÚTEN

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RAMAR ARRUDA GOMES
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA:
Em muitos jornais e revistas encontramos muito sobre o glúten, alguns o retratam como vilão, outros como mocinho. Quantas vezes não lemos a frase: “não contém glúten” em embalagens de alimentos como pães, biscoitos, bolos, bolachas e massas? Mas, o que é o glúten? Onde podemos encontrá-lo? Por que as embalagens dos produtos citados são obrigadas a terem esta frase? E o glúten é vilão ou mocinho?
Responda estes questionamentos em um texto que deve conter no máximo 30 linhas. Fundamente suas considerações.
O Glúten.
O glúten é um composto de proteína formada por dois componentes (gliadina e glutenina) que quando entra em contato com água, combinadas com o amido do alimento, promovem elasticidade, plasticidade a massa. Também é responsável por atribuir a massa maciez e boa textura aos produtos e tem a função de reter gases da fermentação, sendo por isso, ideal para preparação de bolos, pães, bolachas, ele está presente no trigo e seus derivados, na cevada, no centeio, na aveia, no triticale, malte e painço. 
Na atualidade o glúten tem ganhado a má fama de ser um vilão na dieta, pois alguns estudos mostram que o seu consumo está associado a risco de desenvolver alergias, problemas gastrointestinais, ganho de peso, inchaço abdominal, problemas de pele. O que tem levados muitas pessoas a praticarem dieta sem glúten, para afastarem os supostos malefícios que poderia ser adquiridos ao ingerir o glúten ou visando a perda de peso. 
Porém o CRN 3 orienta que a eliminação do glúten da dieta só deve ser feita se o paciente for diagnosticado clinicamente com doença celíaca, de dermatite herpetiforme, de alergia ao glúten, ou se houve algum tipo de intolerância a substância, é essa avaliação deve ser feitas comprovadas por um médico. A partir do posicionamento do CRN podemos afirmar que o glúten é um mocinho, pois não causa prejuízo a saúde de pessoas saudáveis que não possuem as condições da doença celíaca e intolerância ou sensibilidade a proteína. Na realidade a ausência desse componente na dieta pode causar danos a saúde, pois tal dieta tornaria-se pobre em fibras, o que traria efeitos negativos para intestino, que necessita de fibras para completar uma boa sugestão.
A doença celíaca é uma doença autoimune, que provoca inflamação grave no intestino delgado e atrofia das vilosidades da mucosa deste órgão, com isso causa prejuízo na absorção dos nutrientes, vitaminas e minerais, o que provoca crises de diarréia e cólicas intestinais. Devido a tantos malefícios que o glúten provoca aos celíacos e intolerantes foi criado uma lei que obriga as empresas de gêneros alimentícios, a colocarem nos rótulos dos produtos, se o alimento possui ou não o glúten. A Lei nº 8.543, de 23 de dezembro de 1992, é a que trata do assunto, para que pessoas que têm sensibilidade a essa proteína não ingira desavisadamente e prejudiquem sua saúde.

Continue navegando